terça-feira, 23 de junho de 2015

o menino Bernardo

Cara de menino, corpo franzino e futebol de homem.

"Bernardo é tremendo com a bola nos pés" Deco.

As palavras são de um dos maiores magos que pisou os relvados em Portugal. O grau de conhecimento que tinha do jogo tornam as suas palavras ainda mais elogiosas. É que Deco sabe que ser tremendo com bola vai muito para além de um ou outro drible, uma ou outra recepção tecnicamente mais artística. 

Bernardo cumpriu tudo o que prometia. E ainda promete mais. Qualidade técnica quase inigualável. Cérebro sempre em movimento, a analisar cada situação de jogo ofertando sempre a decisão mais correcta, e tantas vezes a mais criativa! E o miúdo desequilibra o jogo todo pela forma fácil como quebra a contenção e atrai coberturas para jogar com a equipa. Tem os timings. A pausa dos melhores, a aceleração dos mais astutos. O passe para dentro ou o drible conduzindo na direcção da meta. A decisão depois do drible. Bernardo tem tudo.

Mas não é só com a bola que é tremendo. Rápido a (re)agir na transição. Agressivo quando a bola está no seu espaço, ou agressivo na ocupação do espaço, Bernardo é um génio responsável (e eficaz!) defensivamente. Tudo isto aos vinte anos. 

Impossível imaginar Bernardo fora do "top ten" mundial em  três épocas. 

O menino virou um homem e agora Fernando Santos não pode mais ignorar tamanho talento. 

44 comentários:

JON disse...

Eu que não sou benfiquista, logo insuspeito quanto a aferir a qualidade do miúdo, só tenho a dizer que sempre que o vejo jogar, e não foram infelizmente ainda muitas vezes, só tenho a dizer que me apetece meter um poster do gajo no quarto como fazia com os craques quando tinha 10 anos!

Que potencial e que qualidade JÁ hoje!

Ricardo Cunha disse...

Tem tanto de Aimar este menino!!!

Cantinho do Morais disse...

Engraçado, porque se há jogador que ele me faz lembrar é o Deco (para mim, dos que vi jogar, o melhor "10" português).

A forma como "carrega" (ou carregava) a bola é brutal.

Bernardo tem tudo para ser dos Grandes. Que o Barcelona esteja de olho nele.

Ricardo Fernandes disse...

E é por este texto, que pouca importa se Rui Vitória mantém ou não o trabalho de Jesus. Se o trabalho de Jesus é cilindrar os pequenos, tremer com os iguais ou maiores e não aproveitar estes talentos.... Que fique com o trabalho dele.

Gonçalo Matos disse...

O Bernardo é o maior talento em Portugal desde o Cristiano Ronaldo, não tenho duvidas nenhumas!
O Leonardo Jardim já disse que ele é um dos poucos jogadores que o Mónaco quer manter no plantel e é perceptível porquê. Máquina!

Bobe disse...

Pena ter sido tão ignorado por JJ.

Há 10 anos, o Sporting vendeu um puto por 16M e todos acharam mal vendido. Agora com inflação e outro mercado, por 15M um puto que aparentava ser excelente foi teoricamente bem vendido. Como é possível não ter jogado na equipa principal...

Bruno Pereira disse...

Maldini, ainda nos vamos chatear!! Há assuntos que não podes falar e Bernardo Silva é um deles! Estou a tentar criar um shortcut no cérebro q cada vez q ouça "Bernardo Silva" dispare o raciocínio: foi JJ q o mandou embora e por isso ainda bem q prescindimos de um treinador tão burro! E se fique por aqui...não vale a pena pensar na entrevista q o gajo deu pro Reporttv e em todas as boas ações q tem cada vez q toca na bola! Contra a Itália houve lá um ou dois lances de transição defensiva q ele devia ter-se esforçado pra fazer contenção e não o fez.
JJ é burro porque mandou BS embora, ainda bem q bazou.
Bernardo não fez contenção quando devia por isso não presta.
JJ é burro porque mandou BS embora, ainda bem q bazou.
Bernardo não fez contenção quando devia por isso não presta...
...
Cala-te Maldini!!
Fds 15Milhões...

Filipe Henriques disse...

É o jogador mais completo dos últimos 10 anos a "nascer" em Portugal?

Bruno Prazeres disse...

"Fernando Santos não pode mais ignorar tamanho talento"... Tal como fez o JJ.
Vocês que percebem da poda, digam-me e expliquem-me o porquê do "visionário" Jesus, o tal que transforma jogadores banais em estrelas, nunca ter visto no miúdo ponta de qualidade para entrar no plantel...

Aza Delta disse...

Só vi os últimos 30 minutos e fiquei com outra impressão dele sem bola, se calhar sugestionado pelo que o Jesus disse dele (que sem a bola ainda n estava à altura de jogar no Benfica), e por estar encostado à ala.

Mas sim, é um daqueles que me ficam atravessados na garganta. E um meio campo da selecção em losango com W.carvalho, joao moutinho e j. mario como interiores e B. Silva a 10, no curto prazo?

masterzen disse...

A esta hora esta o almoço entre o corpo técnico do Mónaco e a direcção em grande ritmo. Abrem-se garrafas de champanhe pelo negócio feito enquanto se vai cantando em uníssono " Jesus és o nosso Matador Matador Matadooooorrr..."

Só para ser do contra vou afirmar também algo arriscado " Impossível imaginar o Talisca fora do Top 100 do Brasil em três épocas".

Paolo Maldini disse...

parem lá de parecer pitas histéricas. têm noção do que dizem? é o mesmo de agora o SCP vender o William e no final da época ser campeão e aparecerem aqui malucos, ah somos campeões mas não temos o william...

Fodasse, mas voces querem comer os jogadores ou ganhar troféus? é q se for ganhar, e se ganhou, o que interessa se foi c o bernardo ou com o talisca...? agora vamos é ver se o sucessor faz igual...

Roberto Baggio disse...

Lol Maldini. Bernardo foi mal vendido, e mal aproveitado por Jesus. Com pitas ou sem elas, Jesus não tem espaço no seu modelo para este tipo de jogador. E por isso foi ridiculamente vendido ao mesmo preço do André Gomes. A par da segunda época ao serviço do Benfica, este é o pior que deixa, ou melhor, não deixa no seu Benfica. Espaço para um tipo com potencial tremendo destes.

João disse...

Esta é talvez a discussão mais interessante sobre JJ e o porquê de não encaixar no seu modelo. Suponho que no modelo do 1º ano de JJ encaixaria no lugar do Aimar... ou não?

Percebo que possa ter sido por não obedecer a alguns critérios (suponho defensivos), mas é pena que por um ano ele tenha bazado do SLB sem poder singrar na equipa A.

Maldini, para nós benfiquistas, agora, faz diferença... é que agora nem JJ nem Bernado Silva. eheh

J. Saro

DC disse...

Subscrevo Baggio.
Como portista só posso agradecer ao JJ. Este jogador é daqueles que ganha campeonatos sozinho tal como ganhava o Deco ou ganha o Messi. Em Portugal a titular 4 ou 5 anos ia atingir provavelmente um nível parecido ao que o Deco cá teve.
Obrigado JJ!

Já agora Maldini, na minha opinião há coisas que são muito mas mesmo muito superiores a qualquer troféu para um adepto. E ver um benfiquista como este a titular no slb a partir tudo seria certamente uma delas, tal como antes aconteceu com o Rui Costa. Há uma enorme diferença entre ser com Talisca ou ser com Bernardo.

Unknown disse...

Também acho que o JJ fez muito mal em não ter aproveitado o Bernardo, mas o pessoal passasse na crítica ao tratar o JJ por burro e incompetente. Se tivesse integrado o Bernas no 11 e perdido os campeonatos era bom?

Pedro disse...

Craque.

José Moreira disse...

Não tenho grandes duvidas que o que minou a avaliação que se faz de JJ no Benfica, ficou "minada" pelo facto de se ter desfeito de um jogador desta qualidade, que para além disso é amado pelos adeptos por se ter sempre mostrado um dos nossos.

Maldini, a questão é mesmo o que disse Bernardo ao Reporttv, ou seja, o Benfica não ficou com ele porque JJ considerou haver muito melhor que ele no plantel. E isso é ridículo. Ou JJ nunca tinha visto o miúdo jogar/treinar (coisa que é impossível, porque fez a pré-época passada) ou cometeu, talvez, o maior erro da sua vida. Sem bola não está preparado? BS tem melhor reacção à perda que Talisca e Pizzi (no seu inicio de posição 8) juntos. Tem mais inteligência de jogo que Bebe, Jara vezes 10.

Seja pelo que for, não querer BS no plantel será uma decisão que os Benfiquistas em particular não lhe vão "perdoar" e a imprensa a irá valorizar sempre que não ganhar.

Mário Almeida disse...


mas o vieira não manda nada no benfica ?

o jj comprava e vendia a seu belo prazer ?

RG disse...

Mas onde é que se baseiam para dizer que foi JJ que se desfez dele?

Será que não foi o dono do passe do rapaz, que o quis despachar em nome de compromissos antigos assumidos pelo presidente?

Provavelmente JJ também é o responsável pela saída do Di Maria, do Coentrão, etc....

Roberto Baggio disse...

RG o responsável por essas saídas foi o jesus. Valorizou os jogadores, sairam por um preço justo. 15M foi dado, não houve valorização, porque não havia espaço para ele na equipa.

DC, concordo em absoluto contigo. Ganhar com Bernardo é completamente diferente de ganhar com Talisca. Não ganhar com Bernardo é totalmente diferente de não ganhar com Talisca. Rui Costa encarna esse sentimento muito bem. Ninguém se lembrou que na segunda passagem pelo SLB ele não ganhou nada. Mas toda gente se lembra que ele veio e acabou na Luz.

Baresi disse...

E quem saía da equipa para ele jogar?
Sabendo que não havia um Ramires como teve Aimar, saía Gaitan para entrar o Bernardo?

É que já tinha ouvido uns zumzuns que Jesus não ficou nada satisfeito com a venda de Bernardo, mas a situação financeira do Benfica, tal como todos os clubes portugueses é extremamente delicada...

Roberto Baggio disse...

Baresi hahahahah essa é de rir. E rir mesmo muito. Queres nomes é isso?
Talisca, Pizzi, Ola John, Bebe, Jara. Tudo isto foi antes de chegar Jonas.
Agora vamos ao Jesus, quantos minutos lhe deu na pré época?! Pois. Pá é muito fácil defender Jesus de tudo. Para mim, facílimo. Menos na segunda época no Benfica, e no caso Bernardo. Ficou insatisfeito quando houve jogos de pré temporada em que nem o colocou em campo? Não vale a pena chegar a tanto.

joao santos disse...

E ja agora a vossa opinião sobre a exibiçao de William Carvalho contra a Italia? Se há jogador com o qual sempre discordei de voces, esse é William. Pode pensar rapido, decidir bem, etc, etc, mas ser tão mas tão mas tão lento a reagir e tão pouco agressivo(e não me interessa se ele saiba sempre para onde se deve dirigir, porque raramente tem tempo para chegar à posição correcta num jogo menos compacto), impedirão que seja um jogador top. E não há ninguem como ele, não há Pirlos, Xavis, Vieiras, etc que se possam dar como exemplos de sucesso de jogadores lentos. Incomparaveis. Falamos de um jogador com velocidade de execução ao nivel de Michael Thomas.

Ele não é tão lento como se pensa em corrida, porque tem perna longa. Mas a velocidade de reacção e execução pelo amor do Pai. Inacreditavel observar a sua passividade neste jogo, com todos os italianos a passarem ali a um metro dele de qualquer maneira e repetidas vezes, e William com aquela atitude de "nem me ralo". No fundo rala-se, mas tem os reflexos de um idoso inchado de artroses e acido urico.

Tomcat disse...

Eh pá, o que para aqui vai. Parece-me bastante linear, mesmo sendo um profundo apreciador do Jesus há vários anos, que o homem cometeu um erro crasso. E não foi o único enquanto foi treinador do Benfica. Basta recordar Nolito.

Desconheço o motivo que levou a ambos as saídas. Sei que o Benfica, sobretudo no caso do Bernardo, tinha obrigação de não o emprestar com uma cláusula como fez. Era um activo para manter e toda a gente o via. Mas o próprio Benfica, ao longo de todo o período de formação do Bernardo, não esteve propriamente bem. É daqueles casos que chegou a sénior por um feliz acaso, sinceramente. Este miúdo até aos juniores jogou quantos jogos? Quem é que tinha ouvido falar nele? Parece-me, e digo isto sem o conhecimento devido, que foi passando entre os pingos da chuva, jogando uns torneios primavera, e calhou a chegar a sénior num período do Benfica em que já havia equipa B novamente. Se não temo que se tivesse tornado em mais um daqueles fantasistas franzinos que na formação dão lugar aos matulões e que andasse a correr atrás de balões numa equipa qualquer.

Quanto ao facto do Jesus ter sido campeão novamente este ano e isso ser uma "atenuante", chamemos-lhe assim, não vejo as coisas dessa forma. Até porque com jogadores melhores estás sempre mais perto do sucesso. E o Bernardo, sobretudo se olharmos para o plantel desta época, é dos melhores de longe.

Por último, e mais importante para o futebol: o puto é um regalo!

Pedro disse...

O ego de JJ, mais uma vez, falou mais alto.

hra disse...

Penso que B.Silva foi vendido no mesmo pacote que A.gomes e Cancelo. É possivel pensar que JJ não pensou em usar B.Silva porque já sabia que estava vendido? Emprestou ou não JM cerca de 45M a Vieira em troca de jogadores da formação? Não é dificil acreditar nisto visto que o preço foi o mesmo e os clubes (valênca e Monaco) são da esfera do Mendes.

NSC disse...

O Ola John é substancialmente melhor do que os outros mencionados. Neste Benfica não rouba minutos a ninguém e merecia muitos mais.

Antonio disse...

Bernardo Silva é apenas um exemplo da faceta menos positiva de JJ: a teimosia e a fanfarronice. Na época passada não tivessem sido as lesões de Artur, Salvio e Cardoso e jamais jogadores com a qualidade de Oblak, Markovic e Rodrigo teriam jogado o tempo que jogaram. Isto já para não falar o impacto que estas alterações forçadas obrigaram na maneira do Benfica jogar em termos de ataque e que foram responsáveis pelo elevar da qualidade de jogo da equipa.

masterzen disse...


Baggio,

Acho que na tua lista podes acrescentar o André Gomes que andou meses a fio a jogar um minuto de descontos por jogo.
Jesus tem muito de positivo mas não é perfeito.
O Maldini perguntou a malta se queremos comer os jogadores ou títulos. Acho um bom ponto de vista porque serve na perfeição para ilustrar que o alto nível não acaba na competência táctica, basta olhar para o Atlético de Madrid.
O Simeone pode perguntar ao Maldini que tendo em conta que no campeonato doméstico tem os dois monstros mundiais Madrid e Barça se querem os títulos ou querem comer os jogadores.

Edson Arantes do Nascimento disse...

É mesmo um dos casos mais interessantes.

Para mim é óbvio que o JJ não contava com ele. Na última pré-época jogou 30 minutos em todos os jogos de preparação. Os outros fizeram muitos mais. Não se percebeu bem porquê.

Não percebo as dúvidas quanto ao posicionamento. No modelo do JJ o Bernardo pode jogar nas alas ou a 9,5 - é certo que Gaitán, Salvio e Jonas são quase indiscutíveis. Mas podia ter ficado no plantel e teria feito muitos minutos. Só que já vimos que o treinador não considerava esta hipótese.

Sendo assim, a direcção assumiu (se calhar correctamente) que nestes termos os 15.75 milhões chegavam para levar o jogador. Com o histórico que ele tinha (poucos jogos de topo) é um valor que, no mínimo, merece alguma consideração. Duvido que algum clube português recuse 15.75 milhões por qualquer jogador da formação. Outro exemplo: o Cédric acabou de ir para Inglaterra por 6.5 milhões...

Acho que foi uma péssima análise do treinador e uma decisão racional (sem emoções) da direcção. Para o clube foi um movimento razoável: ganhou dinheiro mas perdeu valor. Para o Bernardo foi óptimo.

Roberto Baggio disse...

Okay NSC, mete o Derley então.

Edson à direcção uma só questão, quando é que decidiram apostar na formação? Antes ou depois de perderem o melhor que tinham lá?

MasterZen, concordo com a questão do Maldini. O homem tem aquele modelo, que dá aquilo. E tem com as ideias o tipo de jogador que prefere... E ganha. Mas tal não me impede de o criticar quando desperdiça talentos destes.

Joao Rodrigues disse...

É engraçado ver algumas piruetas que adeptos do Benfica têm feito em um ano acerca do Bernardo Silva, então depois da saída do JJ...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não faço ideia.

Olhando de fora parece-me que alguns jogadores, como o Bernardo ou o André Gomes (epá temos de ser honestos e lembrar que, não, isso é mentira, ele não jogou apenas um minuto em tempo de descontos; assim de cabeça e sem google lembro-me que foi titular em Barcelona (0-0), em Alvalade (1-3) ou na final da Liga Europa contra o Sevilha, por exemplo) tinham claramente o "apoio" dos dirigentes e restantes treinadores.

LM disse...

Ena... tanta coisa :)

Gonçalo Dinis disse...

E para quem acha que ele é mau sem bola, observem o que ele fez aos 45 m e 40s da primeira parte. Abraço

DM disse...

João Santos, o William não precisa de ser um cavalo de corrida para ser um jogador de topo, à lá Ramires. No jogo com a Itália, precisamente, sem se mexer muito conseguia inumeras vezes cortas as linhas de passe dos jogadores italianos e estancar muitos contra-ataques permitindo a reposição da nossa defesa. E isto praticamente sem sair do seu "quadrado". E acho que assim que "pular" para uma liga com mais "vertigem" também vai aumentar a sua velocidade de jogo.

Quanto à velocidade de execução... quantos jogadores é que conseguem fazer passes de primeira com a precisão que o William os faz? Ou os passes longos? Ele não precisa de ser tão rápido como o Bernardo a executar. Tem mais tempo para pensar e menos pressão adversária. Por isso é que é trinco e não 10.

Tiago C disse...

Este craque não jogava no Benfica porque JJ entendia que não encaixava no modelo e ainda não era jogador suficiente para o modelo se adaptar a ele. Até aqui tudo bem, uma decisão do treinador. Dizer que foi JJ que o vendeu já não me parece tão certo. Acham mesmo que um treinador como JJ ia simplesmente negligenciar o suposto maior talento que alguma vez saiu do Seixal? Tenho muitas reservas quanto a isso!

Podemos comparar com Óliver Torres, enorme talento que também não encaixa no modelo de Simeone: emprestado sem opção de compra. Porque não se fazia o mesmo a Bernardo Silva? Parece-me que ultrapassa largamente a competência do treinador, não era JJ que negociava os moldes de nenhum negócio.

Um abraço

Telmo Marques disse...

Ora boas!

E as grandes contratações do River Plate? Lucho, Aimar e Saviola!
3 jogadores top que muita qualidade técnico-táctica irão acrescentar naquela equipa. Os jovens jogadores vão ter uma oportunidade única de aprender e evoluir ao lado de jogadores de enorme qualidade!

Saudações.

Roberto Baggio disse...

Senhor Gil, o seu comentário foi lido e não aprovado. A minha sugestão para si, tente outras páginas, que há muitas. E mais, ninguém o obrigado a cá vir!

Pedro Gonçalves disse...

Viva,

Esta venda é sintomática das alterações na estrutura do futebol mundial, e particularmente do Português.

Não há dúvida que um talento como o Bernardo Silva devia ter sido potenciado pelo JJ. Se nos abstrairmos desta vontade de ver um miúdo maravilha a jogar pelo Benfica, a venda acabou por ser um excelente negócio.

Este processo que a formação do Benfica está a viver chama-se a financialização do futebol. Já fizeram o mesmo com o crédito hipotecário. No exemplo em causa, pegam-se em 5 jogadores (Cancelo, Gomes, Bernardo Silva, Cavaleiro, Hélder Costa) vende-se o pacote ao Jorge Mendes por 15*5= 75M€, se por uma lado o Jorge Mendes acaba por minimizar o risco de um ou dois destes jogadores não darem em nada. Ao mesmo tempo que procura potenciar os que lhe vão gerar maior retorno. Por outro lado, o Benfica recebe 75M€ por 5 jogadores que, apesar do potencial não provaram nada.

No final, o Jorge Mendes, fica com 5 jogadores para colocar. Sabendo que agenciados por ele (pormenor importante) , dois ou três destes jogadores num prazo de 2/3 anos podem ser vendidos acima dos €30M.

Em relação à culpa do Jesus, neste processo todo. Acho que ele faz parte de uma engrenagem numa maquina financeira que é o futebol. Se a venda do Bernardo tivesse sido um caso isolado, poderíamos apontar o dedo a este ou aquele. A verdade, é que toda a gente deste blog sabe que o Cancelo não vale €15M (espero estar enganado, parece que tem a mesma capacidade cognitiva de um Nelson Oliveira).

DC disse...

Depois do que se anda a ver a questão não era se o Bernardo podia jogar no lugar do Talisca ou do Pizzi. Era quantos mais pontos em cada competição teria feito o Benfica com ele nesses lugares.

Carlos Martins disse...

https://www.youtube.com/watch?v=LDzxh6fnoys&feature=youtu.be
"melhor qualidade?talvez o poder de decisão, tentar sempre decidir bem(...)"

LM disse...

A verdade é que o"menino" Bernardo não teve tomates para marcar um penalty... e isso diz muito do que será o futuro do menino Bernardo...