sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A exigência e um episódio... recente.

"Mister desde que saiu isto é um descanso" Citação sobre uma alegada SMS de um atleta do SL Benfica para o seu ex treinador.

Sobre a exigência, o partilhar de um episódio que chegou hoje, por um interveniente directo.

Jorge Jesus tem preparado determinado central para ser o primeiro a subir, porque é o mais lento da equipa. As conversas e correcções têm sido constantes e mais que duras.

Há frente do grupo, um episódio... característico.

"Quantos jogos tens na Champions?"
"Um"
"Será o último se não fizeres o que te digo. Ficas já a saber que vais jogar em Moscovo mas tens de ser o primeiro a subir da linha defensiva!"

34 comentários:

Bernardo Ferrão disse...

O JJ é fudido! Não concordo com algumas ideias dele, mas operacionaliza-as como poucos, tem um conhecimento do jogo enorme. Cada vez mais triste mais acho que a cor das camisolas andam trocadas hahah

B Cool disse...

Por isso mamou o 2.º e o 3.º golos... Nem sempre essa reacção é a melhor, qualquer que seja o contexto... A Liga Europa será menos exigente até Janeiro... Só espero que outros tenham metade da exigência

Miguel Amador disse...

Levou uns 4 anos a acertar essas movimentações no Benfica. É o risco que tem uma abordagem táctica desta natureza. Por isso é um erro infantil o Rui Vitória querer manter a mesma táctica quando não a domina.
Não sei porquê, mas sempre que vai jogar a medo, a coisa corre-lhe mal. Se tivesse mantido o 4-4-2 será que a equipa teria quebrado para o início da segunda parte? Lembro-me que contra o Porto no Benfica, até ter a defesa muito bem oleada nos últimos anos, mudava o chip e a equipa não se aguentava contra o Villas Boas e o Vitor Pereira.
É porém o único treinador em Portugal que por si eleva visivelmente a qualidade de um plantel.

Jorge Frias disse...

Quem é que vai jogar com o Paulo Oliveira agora então?

Henrique disse...

Verdade é que já o mourinho disse o mesmo do JJ, num treino ao fábio coentrão. Esse é talvez um dos problemas que o JJ pode ter, daí em alguns momentos no benfica a equipa ter, eventualmente, acusado alguma fadiga mental. Mas nada que não fosse de adivinhar, não me lembro de ver o plantel com tantas folgas num início de época.

B Cool disse...

O Jesus não jogou em 4x4x2?

Miguel Amador disse...

Até meter o Montero não jogou. Penso que nessa altura já as circunstância do jogo estavam descaracterizadas e a vantagem perdida.

hra disse...

Sempre perdido este naldo. Com Ewerton e Cedric a história seria outra

Mindfuck disse...

Nao foi o Paulo Oliveira...

Blessing disse...

Kkkkkk naldo

cobra2 disse...

Se calhar o Tobias Figueiredo teria sido melhor aposta. Mas na cabeça do JJ um jogador mais velho (pelo menos para a defesa) tem sempre prioridade sobre um mais novo. O que até acaba por ser contra as suas próprias ideias, porque o que ele pode ensinar é como jogar e pensar o jogo, e para isso uma mente jovem absorve mais rápido o conhecimento.

Miguel Militão disse...

Duvido que tenha sido o naldo ;)
Mais à esquerda...

Arsène Lupin disse...

Gosto de algumas coisas que são ditas neste blog, mas ultimamente começa a ser ridículo.

"JJ até a arrotar é lindo. E cheira bem dos pés!"

Pouco faltará...

Tiago disse...

Ou seja, o Naldo não volta a jogar na Champions.

Estou para ver. :)

Pedro disse...

Deixo aqui uma pergunta no Blog;

Sem dúvida que o Jorge Jesus em termos de operacionalizar a equipa para o jogo, é topo, mas começa a ser algo estranho a maneira como é ultrapassado na Champions.
Agora a tal pergunta, porque será que JJ contra equipas de valor idêntico ou superior não consegue ter a equipa nem 90% focada no jogo?

Não é de agora que noto isto, se formos ver mesmo na sua carreira como treinador do Benfica, na Champions havia sempre algo que travava a progressão da equipa, parecia que entrava todos os jogos a medo, e mesmo que no fim saisse vitoriosa, notava-se uma equipa menos confiante, sendoq ue caia na Liga Europa, e a equipa voltava a mostrar qualidade a rodos....acaba por ser estranho, parece que JJ enquanto treinador não lida bem com o "HINO" da Champions, porque passando para a Liga Europa se for preciso ganha as equipas com quem perdeu na Champions.....é um caso estranho....

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Sporting jogou em 4-4-2. A defender, pelo menos, foi evidente. Mal comecou o jogo Teo e J. Mario na frente. O JJ raramente nao joga em 4-4-2.

Paolo Maldini disse...

lupin, fico tao contente por gostares de algumas coisas do blog... qs emocionado...

Paolo Maldini disse...

Edson, n vi a 2a mao, mas n me admiro nada q tenhas razao. ja no slb, qd ele metia o Amorim noutra posição do seu 442, a malta dizia q ele tinha mudado a tactica...

Dennis Bergkamp disse...

Já pensaram que "se não fores o 1º a subir não fazes mais jogo nenhum na champions" não era uma ameaça do JJ?

Do estilo "se não fazes o que eu quero, vais para o banco". Mas uma cena completamente diferente como "é isto que faz a diferença nesta competição, basta esta que haja um erro aqui, e podemos ser eliminados"

É uma coisa completamente diferente. É o mostrar claramente que se sabe o quanto o pormenor é importante, porque só há espaço para os melhores. E os melhores são os que falham menos vezes.

Ainda esta semana vi jogadores, a corrigirem comportamentos em treino, a conseguirem fazer, após não sei quantas repetições, exactamente aquilo que era pedido para uma situação daquelas. Sabado, no jogo, com 90 minutos (mais o que os arbitros quiserem) para jogar, cumprir ou não cumprir com o que foi treinado vai poder fazer a diferença entre ter mais um titulo, ou não.

E não tenho dúvidas que quem vai jogar sabe o que tem de fazer (e quem lá pode jogar em qq eventualidade também), mas entre o saber e o fazer em jogo, sempre que é necessário... vai uma grande distância. Comportamentos, hábitos, são "cenas" que demoram muito muito tempo até fazer parte dos jogadores, dos sectores, da equipa.

E é isto que faz toda a diferença. O tempo de resposta do Naldo aquele estimulo, daqui a 8 meses, vai ser muito menor. Vai conseguir cumprir com o que é preciso mais rapidamente e cada vez a ter de pensar menos naquilo.

Mas agora, que era fundamental.. não conseguiu. E não foi por falta de aviso, nem por falta de treino. Foi porque estas coisas demoram tempo.

E isto, tanto pode perceber o gajo que tava doido que o cota do bigode postasse mais um video brilhante, como o gajo que escreve no facebook a dizer que os arbitros deviam ser presos.

Aprendizagem de comportamentos novos, mudar a maneira de pensar e a velocidade com que isso se faz, demora muito muito tempo. (e desaprendemos muito rápidamente se esse estimulo desaparecer).

chefe disse...

Nem joga o jogador nem o mestre da tactica que na LC é comido por toda a gente.

0Loading0 disse...

Éh páh... o gajo é mesmo um génio! Até já previa que se aquele movimento não fosse feito como ele diz íam ser eliminados... Aliás, qdo o CSKA empatou e até fazer o 2-1 o JJ já sabia que eles íam fazer o 2-1 e que o jogo ía a prolongamento, por isso não mexeu na equipa, coisa que a equipa necessitava praticamente desde que sofreu o empate... mas como não vamos cair no exagero e achar que ele é Deus, cometeu um erro muito pequenino, não conseguiu prever que íam sofrer o 3-1, e isso foi o que estragou... toda a estratégia que ele já tinha planeado desde que sofreu o 1-1, prevendo até que ía sofrer o 2-1 e consequente prolongamento, foi por água a baixo!

Resumindo, ele esteve sempre bem, aliás ele foi um génio neste jogo, coisa que um erro muito pequenino (de não prever o 3-1) não lhe vai tirar o mérito de ter encarado sobretudo a 2ª parte bem como o possível prolongamento de forma genial.

DC disse...

O JJ estará a sentir saudades da estrutura? E não estou a gozar, estou a falar do scouting. Ciani e Naldo. Não se arranjava nada melhor? A poupança no preço dos centrais saiu cara.

Arsène Lupin disse...

Maldini, não é para ficares emocionado.

Gosto de muitas das análises que aqui são feitas.

Ultimamente, no entanto, batem muito na mesma tecla, só isso.

Ou se calhar sou eu que estou a ser implicativo?

De qualquer modo, não interessa.

Continuem lá com o hero worship, mas vão também fazendo outras coisas, que eu por mim gosto de ir lendo.

E vá, não te emociones com tão pouco que isso faz-te mal.

Francisco oliveira disse...

Parabéns pelo blog tenho aprendido bastante e também tenho pensado bastante por vossa causa e já levo mais de 35 anos de modalidade, nunca é tarde para irmos reflectindo e mudando alguns pontos de vista. No que diz respeito a endeusar o Jorge Jesus acho que exageram. JJ é um treinador banalíssimo que teve a sorte de ter chegado ao Benfica e permanecido tantos anos, quiçá, por a tradição do Benfica ser de origem popular (clube com mais adeptos portugueses) e JJ ser o expoente popular, bem português que muitas das vezes, nem sabe explicar, como as coisas aconteceram. Concordo que lá no subconsciente JJ tem futebol no sangue, mas o facto de ser esperto quanto baste, faz com que nunca seja um treinador de topo mundial, apesar do mesmo achar que, tem estaleca para isso (quando esteve no Belenenses considerou-se o melhor da Europa por ter chegado a uma fase adiantada da Taça Intertoto que nem final foi). Enfim vejamos os factos. 3 campeonatos conquistados em 6 possíveis(nem vou falar no que toda gente sabe, aqueles 2 campeonatos perdidos para o Porto, um dos quais fez me lembrar os últimos 45 minutos do CSKA-Sporting, já estava no papo), com plantéis de luxo, pelo menos para parâmetros portugueses (tirando a última época), 3 finais da UEFA perdidas (a meia-final com o Braga é outro fracasso poderia ter sido outra final), 5 Taças da Liga e uma Taça de Portugal (a de que eu me lembro foi da inacreditável derrota com o Guimarães, por causa do JJ). Acresce o facto que o Benfica tem tido com Luís Filipe Vieira uma das suas melhores fases em matéria de estabilidade e administração desportiva e financeira. Resumindo no plano nacional JJ é sem dúvida um bom treinador, mas nunca será uma referência por não ter conseguido alcançar algum feito internacional de monta.

firenze disse...

Recorrem a uma "citação sobre uma alegada SMS" de um jogador do Benfica ao RV para utilizar como argumento face a uma superioridade do JJ em termos de exigência.....
Hoje desceram muito baixo. Gosto muito do vosso blogue e todos nós temos direito a ter dias menos bons... hoje foi o vosso.

Outra ponto, como é óbvio o critério de selecionar temas da atualidade para elaborar posts é da vossa responsabilidade, não tendo este (critério) de surgir coerente para os vossos leitores. Contudo, o facto de tenderem a desvalorizara (direi, ignorar) os insucessos do JJ (que eu também admiro) é algo inusitado.

Blessing disse...

Lupin, agora queres ser tu a escolher o que os autores do blogue publicam? Fdc. Esta merda é com cada um. Tas a pagar para exigir conteúdo? Não. Então enfia lá a tua viola no saco e vai trabalhar.

Edson jogou 442 sim. Como é lógico. Não mudou posicionamento nenhum, mudou sim as características do jogador que ocupava uma das posições da linha avançada.

António Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DM disse...

Bergkamp, ia comentar exatamente aquilo que tu disseste. Também acho que o intuito foi esse mesmo. Creio que com o Ewerton este defesa vai-se tornar muito mais forte. É um jogador com muito mais qualidade a todos niveis (tecnicamente, fisicamente e cognitivamente) que o Naldo. Também ajudava se o Ricardo Esgaio se assumi-se de uma vez enquanto senior e agarra-se o lado direito da defesa. Creio que é muito mais inteligente que o João Pereira e pode dar muito mais a nível defensivo e principalmente ofensivo. Parece que o pessoal está à espera que o Sporting neste momento já esteja a 100% quando ainda está, para aí, a 30. Assim que os estimulos forem sendo assimilados vamos tornar-nos cada vez melhores e não tenho duvidas que em Janeiro vamos ver um Sporting muito mais forte em todos os momentos do jogo do que agora. Já é louvável aquilo que JJ fez em tão pouco tempo. Foi uma pena nos terem "roubado" a passagem à Liga dos Campeões, onde iamos ter um estimulo competitivo excelente para esta equipa evoluir.
E claro, não se pode esquecer do William. Mas isso é uma conversa à parte :)

Dennis Bergkamp disse...

DM,

O estimulo competitivo da liga europa vai ser muito bom na mesma. É, a partir da fase a eliminar, bem superior a liga portuguesa.

Se o William voltar numa altura em que as ideias já estão a funcionar, é MT mais rápida a adaptação.


Firenze,

Olhando para os resultados nos jogos, sim concordo que houve um fracasso do JJ. Olhando para a evolução da equipa nas ideias do treinador, no tempo que teve para o fazer... Não posso concordar que seja mau.

Sendo que o "bom", seria o Dortmund e a fiorentina. Pelas ideias que apresentam e por transformações importantes na maneira de jogar.

GV disse...

Não vão publicar o meu comentário?

GV disse...

Quero acreditar que o meu comentário desapareceu por obra do acaso, é que de outra forma seria intelectualmente desonesto.

Afirmar grandes certezas absolutas qto aos sistemas táticos em tom jucoso, qdo dois dos bloggers já entraram em contradição relativamente ao tema que é afinal de interpretação bastante mais subjetiva do querem agora fazer crer...

Blessing disse...

Lolololololol. Eu gostava era de ver essas contradições.

GV disse...

Aqui as tens:


"Era engraçado ver que tanta euforia e afinal tinha sido td igual tacticamente apenas com jogadores em posições diferentes.... como fez nos 5-0!"

Maldini, 18 de novembro de 2014 às 13:22



"Maldini, uns criticam por ser.sempre o.mesmo. como o Pedro e o GV. Depois quando ele muda, num jogo onde o Pedro e p GV acham que ele tem.de.mudar, ppr exemplo colocando mais um médio e tirando um avançado, como ele fez, por demonstrar preocupacoes inindividuais com aquela que era a melhor transição ofensiva (directa ) da Europa, do lado do Hulk, acham que esteve mal. Ou seja, não se sabe o que se anda a criticar nem o porquê... "

Baggio, 18 de novembro de 2014 às 15:02


in, http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/11/o-jesus-mudou-tactica-nos-5-0.html

O Regedor disse...

Seria interessante ouvir, dos autores do blog, qual a sua explicação para as equipas de Jesus serem tão fracas na Champions.