sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Alguém consegue imaginar o que seria do jogo se fosse jogado por onze jogadores que pensam e executam como um Dez?

Quando recupera, nove jogadores atrás da linha da bola. Quando entrega, quatro jogadores atrás da linha da bola. É incrível o quanto cresce o potencial de cada ataque se desde as posições mais recuadas o jogo é logo jogado com qualidade. O foco está todo no fantástico golo de Mkhitaryan. Com justiça. Mas é a acção de Hummels a diminuir de forma drástica a complexidade do lance que me espanta de verdade.




19 comentários:

Tim disse...

Ao não comentarem o jogo estão a ver se nos esquecemos do CSKA-SCP?

Blessing disse...

Tim, cria um blogue e fala lá sobre isso. Depois mete cá o link e nós faremos questão de partilhar. Para ti e para todos os outros que vão adorar ler o que tu queres falar. Assim, vais ter a atenção que desejas de gente (muita) que vai adorar ler-te.

R.B. NorTør disse...

São doidos estes tipos do Borussia, que ficam no clube por casmurrice quando têm um camião de dinheiro à espera deles noutras paragens. Até o Aubameyang está mais perigoso este ano.

Dennis Bergkamp disse...

Só é possivel quando este tipo de lances são valorizados e elogiados e trabalhados, mesmo que saiam muitas vezes mal até sair bem.

É preciso ter uma visão a muito longo prazo, e acreditar muito no que se está a fazer para chegar a este ponto. Houve de certeza muitos e muitos erros que podem ter custado derrotas até que se tenha perfeita noção de quando e como fazer, e não é nada fácil manter o rumo, quando os resultados e todos a volta dizem o contrário.

Vialli disse...

Baggio, já seguia o que escrevias, e depois de ler a entrevista no expresso e perceber quem eras, e a forma bonita como colocas uma equipa a jogar fiquei teu fã.

Adoro ver futebol, mas vejo apenas na perspectiva de um adepto. Gostaria que me pudesses recomendar o que ler, e o que poderia aprender que me permitesse ver os jogos de outra forma. O que procurar em cada jogo? Como me posso aperceber do dedo do treinador? Os automatismos da equipa? O que é espontâneo ou indicado pelo treinador? Basicamente o que queria era aprender a ver futebol, ou pelo menos saber o que procurar em cada jogo..

Talvez conheças um livro, ou possas dar me umas dicas.

Obrigado pela ajuda e continuação de bom trabalho.
Abraço

Vialli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R.B. NorTør disse...

Vialli, tenta ler mais para trás no blog, há uma série de posts antigos, com imagens e fotos e alguns vídeos anotados, que são uma excelente introdução ao futebol a sério.

RodaBola disse...

E agora pergunto: Boa decisão do Mkhitaryan?

R.B. NorTør disse...

@RodaBOLA:
Antes dos estudiosos da coisa darem a sua opinião vou dar a minha. =P

Fiquei a pensar isso mesmo! No segundo em que ele remata (segundo 4 no vídeo), fica a impressão que o tipo que se desmarcou por trás dele estaria em melhor posição para receber e devolver no meio, onde um avançado se isola na cara do redes e teria mais hipóteses de sucesso. Desse ponto de vista, má decisão.

Por outro lado, ao segundo 19 consegue-se percebe que a bola não passa por cima de nenhum adversário ele consegue é rematar fora do alcance do GR através do espaço criado pela deslocação de dois adversários e em antecipação ao jogador que o cobre. Não é um remate sem oposição, mas também não é um charuto sem critério.

E agora venham as correcções...

Vialli disse...

@Blessing, peço desculpa por engnao postei 2 vezes.

@R.B NorTor lembraste que posts são? o que queria memso era tentar procurar algo dentro do jogo, que com o tempo me fosse permitindo perceber melhor o jogo ao invés de tar apenas a ver a finta, e quem marca mais golos. Percebes?

R.B. NorTør disse...

@Vialli,

Podes sempre começar pelo mundial. Aquele ali das mensagens populares sobre "Criatividade Posicional" é um bom ponto de partida, mas debaixo da tag Mundial2014 há outros igualmente bons, uns com imagens, outros com texto.

A Tag Mourinho é boa para seguires a evolução do Special Happy One. As frases ditas pelo menos ajudam a perceber. Se te amarrares por outro lado à "Guardiola", precebes melhor a inspiração do blog. Há também muitos esquemas de treino, alguns a roçar o "só para profissionais", mas vale a pena olhar para aquilo e tentar perceber como aquela pequena peça se junta num Lego maior. Isto é um bocado ter tempo para ver 7 anos de histórico, onde até houve espaço para elogiar Quique Flores.

Honoris disse...

Há quem ache que uma equipa com 10 Messis era má :D

Rúben Conceição disse...

Façam uma proposta de modelo de jogo para Lopetegui e JJ por favor.

Fraguito disse...

@Honoris
devem ser da mesma estirpe dos que acham que lírico é um adjectivo depreciativo...

JON disse...

Adoro o vosso blog, mas sendo o blog que é, não acham ridículo terem links para blogs com posts execráveis como o que ponho abaixo?

É que não bate a bota com a perdigota!

http://benfiliado.blogspot.pt/2015/08/que-nao-seja-por-falta-de-mapa.html

Gonçalo Matos disse...

Vialli,
Mourinho, o porquê de tantas vitórias foi um livro que me marcou e que na altura foi lido com muita atenção pela malta do blog.
Procura blogs, são melhores que livros, na minha opinião.

Guilherme disse...

Ha o livro do Amieiro sobre a defesa zonal que é top e que li dps de o ver recomendado por aqui; o livro sobre o Pep do marti perarnau; e recomendo também a autobiografia do Bergkamp, que é absolutamente brilhante (ao contrario da maioria das autobiografias de futebolistas).

Depois ha muita porcaria escrita em inglês (os livros do Jonathan Wilson por exemplo) a evitar ou a ler com cuidado.

Blogues tens o LE, o Posse de Bola, o Entre Dez, o Dominio Tactico e o Futebol Tactico: mais que suficientes: nao vais encontrar NADA melhor em qualquer outra lingua.

Para variar em espanhol tens o Paradigma Guardiola, o ADN Futbol, o blog do martiperarnau por vezes tem coisas giras. Em italiano tens o metodocalcio. Em ingles o mais conhecido é o zonalmarking, mas o autor é daqueles que acha que o futebol se resume a escolher 4-4-2 ou 4-3-3 e ir correr para os montes durante a semana. Em latim tens..... :D

David Cardoso disse...

Vialli alem claro deste magnifico blog pelo qual todos que aqui publicam são excelentes, aconcelho que leias o doniniotatico c as publicações do Honoris, que ao meu ver a transmitir conhecimento tatico è o melhor Bloger que já li , pela forma simples que ele conssegue escrever essas ideias.

Gonçalo Matos disse...

Tens ainda o blog do Carlos Carvalhal e um que gosto muito, o saber sobre o saber treinar