domingo, 16 de agosto de 2015

Estás escondido!! Tens de te mostrar!

É ir a farmácia e pedir estes comprimidinhos



Portador da bola avança em direcção ao defesa. O colega está "escondido" atrás dele. Quando o portador da bola se apróxima e levanta a cabeça, o colega sai de trás dele criando uma linha de passe. Quem tem bola decide se passa ou tenta driblar o defesa. Se houver passe, tem de haver devolução.

Evoluir isto para uma situação semelhante, em que quando sai o passe, sai também um defesa de perto do GR, para o "tabela" ter de olhar para trás e decidir se o melhor é devolver, ou virar para a balizar e 2v1+GR.


Estes comprimidos mágicos resolvem quase metade dos problemas atacantes da nossa liga, desde que tomados com alguma regularidade.

É inacreditável como há imensos jogadores (em todos os jogos da liga) que tomam opções que levam a perda de bola, porque os colegas que estão perto... estão completamente escondidos.

6 comentários:

Pedrooo317 disse...

O 2x1+GR significa 2 atacantes contra 1 defesa mais o GR?

Tiago disse...

Bom dia, o que acham dos empréstimos de Iuri, Wallyson, Palhinha e Semedo?
Acham que estão melhor a jogar com regularidade ou estariam melhor a jogar pouco mas a treinar com a equipa principal?

Honoris disse...

Nessas idades o fundamental e mais importante é jogar. Errar para aprender e evoluir :)

Aprendiz disse...

Dennis, muito interessante a forma simples como apresentas uma solução para um enorme problema evidenciado pela maioria das equipas mundiais.
Tenho duas questões para ti. Achas possível fazer este exercício (ou algo do género) com seniores ? Não achariam eles desinteressante (pelo que acham que conhecem do jogo) ? A segunda questão não tem muito a ver com este tópico mas e' algo que me incomoda como amante da modalidade. Quase tudo o que aprendi foi aqui, nos poucos meses que leio o blog, e já identifiquei que para o controlo da profundidade existem parâmetros (como para tudo) que facilitam, como por exemplo, não ter o corpo de costas para a baliza que se defende ou dominar conceito como bola descoberta - baixar, bola coberta - subir, mas como passar isso para o treino ? Através de feedback só ? Todos os exercícios pensados por mim são irrisórios, a meu ver. Por exemplo, já pensei em fazer um quadrado onde se joga x contra y e cada equipa ter um apoio, numa zona delimitada, na linha final a cerca de 10 metros do quadrado de jogo e para haver pontuação atravessa-se a linha final com a bola controlada ou através de um passe longo para o apoio. Isto não me parece grande coisa e em treino não vi grandes coisas, admito. Treino Juvenis de 1º ano. Obrigado e Abraço.

Dennis Bergkamp disse...

Aprendiz,

Pode ser que está coisa dos comprimidos aconteça com regularidade e quase que aposto que o controlo da profundidade vai ser algo importante a abordar.

Quanto ao ser pensado para seniores ou não.. Toda a vivência que já tivemos ao longo de muitos anos de treino diz-nos que os problemas são do jogo, não da idade.

O mesmo exercício que usamos em seniores, podemos e devemos usar em crianças, se o problema no jogo for o mesmo. É para isso que vivemos.

No exercício exposto, a finalização é um bónus, existe para dar alguma pica ao jogador. Se lhe disseres que é um exercício de criação de linhas de passe ele acha pouco complexo para a idade, mas se disseres que é um exercício de finalização.. Se calhar está óptimo pq toda a vida ele passou para o gordo, que a entrada da área tabelou para ele mandar um biscoito na baliza.

Depende sempre da maneira como abordas as coisas.

Aprendiz disse...

Obrigado pela resposta 'as duas questões. Fico 'a espera de mais comprimidos a ver se passa esta doença de querer saber mais e mais de futebol.
E' algo muito interessante, isso de diferentes expressões/explicações levam a diferentes estados de espírito. Obrigado.