terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sporting vence russos pela primeira vez e os milhões estão a chegar ao outro lado da segunda circular.



A época vai demasiado curta, mas já hoje é impossível não imaginar onde vão chegar João Mário, Carrillo e Paulo Oliveira.

Nenhum treinador do mundo consegue fabricar um talento que não tenha potencial para lá chegar. Todavia, como sempre fomos afirmando ao longo dos últimos muitos
anos, os jogadores que beneficiavam de estar integrados no modelo de Jesus saíam extremamente valorizados enquanto individualidades. Aquele jogo apaixonante, de várias linhas de passe próximas, em apoio, em profundidade, à esquerda, à direita, no apoio frontal ou na cobertura potencia uma tomada de decisão mais fácil e consequentemente mais acertada. Naquele modelo de jogo todos se arriscam a crescer como nunca se previu. O segredo esteve sempre no modelo que Jesus trabalha. Por isso o vimos, sempre com razão, afirmar que era indiferente jogar X ou Y. O modelo faz crescer. O seu modelo é o segredo.

Nos últimos seis anos, ao contrário do seu rival Sporting, o Benfica somou transferências inacreditáveis. Hoje é fácil prever que também o Sporting num futuro não muito longínquo poderá entrar numa espiral muito positiva também nas verbas que somará com transferências.

João Mário. Enormíssima qualidade. Sempre a uma rotação elevadíssima, como se exige a quem ocupa o espaço central no 442 de Jesus. Qualidade técnica assinalável, sempre a decidir rápido. A mudar o centro de jogo, a progredir quando há espaço. Agressividade na ocupação e a sair para a contenção. Não há muitos médios na Liga com mais qualidades que o português.  Está no local certo há hora certa para crescer como nunca.

Carrillo. Finalmente todas aquelas capacidades individuais encontram um colectivo que potencie toda a sua criatividade. Recebendo no corredor central, entre linhas, conforme impõe o modelo de Jesus aos seus extremos, é um verdadeiro quebra cabeças. Define com qualidade. Sempre mostrou capacidades também na decisão. Faltava-lhe apenas um modelo ofensivo bem definido como o que encontra agora. Drible, remate, decisão. Candidato a uma das figuras do ano.
Paulo Oliveira. Cresceu muito com o contexto competitivo que encontrou no Sporting. Hoje prepara-se para crescer individualmente naquilo que é mais complicado para um defesa perceber. Distâncias para a bola em função do contexto em que o portador tem a posse. (de costas? Com pressão? Corredor lateral? Corredor central?) Grande qualidade a interpretar o que o rodeia, bem demonstrada na capacidade para se antecipar. Muito potencial tem o jovem português.

Ruiz. Qualidades que encaixam bastante bem no modelo ofensivo do Sporting. Qualidade técnica assinalável que lhe permite jogar por dentro, como é pedido aos extremos leoninos. Decisão rápida e fácil. Capaz de desequilibrar mas também de equilibrar pela forma como percebe o espaço a ocupar e os momentos em que o fazer. Sabe quando acelerar ou temporizar. Jogador de classe, Ruiz é um dos bons reforços da Liga portuguesa.

Aquilani. Alguns minutos em campo a fazerem perceber toda a sua qualidade. De frente para o jogo mexe com toda a equipa. Capaz de colocar a bola onde mete os olhos, o italiano vê tudo e tem qualidade técnica para impor no relvado o que a mente vislumbra. Será decisivo no início das transições, mas também em organização pela forma como o seu passe quebra linhas.

46 comentários:

Bernardo Ferrão disse...

JOÃO MÁRIO <3

Ando à tanto, tanto tempo a falar dele. Que elegância a jogar à bola. Que qualidade!! Adoro o gajo!

Ruiz e Aquilani também adoro!

Luis Santos disse...

Em 4-4-2 dificilmente estarão João Mário e Aquilani em campo, concordas? (principalmente se o William ficar) Qual achas que vai ser a solução do JJ? Abdica de Aquilani no onze inicial?

Rui Pinho disse...

O Aquiquem? lol Vocês às vezes... Entretanto o Montero morreu como jogador...

Rukka disse...

O "outro lado da segunda circular" é alvalade? Certo! Se são os sportinguistas que o dizem....

Tiago Stuve Figueiredo disse...

Confesso que estaa mt preocupado com o Sporting mas depois de os ver a defender fiquei mt mais confiante. O jogo podia perfeitamente ter ficado 4 3 ou 4 4. Que buraqueira naquela defesa

Pedro Simões disse...

Sim, é tudo isso mas hoje... O João Mário esteve bem, o Carrilo fez tanto de bom como perdeu bola e passes em barda... Hoje vi um Sporting sem ideias a partir do golo, com decisões e passes errados uns atrás dos outros... O Sporting hoje jogou 25 minutos de bom futebol... De resto, ligaram o complicómetro... Se jogarem assim na Russia prevejo enormes dificuldades porque eles lá não ir´~ao jogar tanto na expectativa e se hoje a defesa do Sporting em alguns momentos andou a cheirar o rabo aos avançados do CSKA nem quero ver o que será lá...

GC disse...

So não consigo compreender a insistência num tronco que para marcar um golo falha 3/4..slimani da golos? Mentira! Slimani TIRA golos à equipa! E Montero no banco.. Até quando?

João Silva disse...

Vocês deviam beber um copo de água e reflectir um pouco, continuando nesta linha de elogio frenético podem começar a parecer as miúdas quando ouvem uma música do Justin Bieber.

O Sporting, inegavelmente, apresenta qualidade de jogo e melhorou face às ultimas épocas, facto que em muito se deve ao treinador mas é preciso não esquecer que Marco Silva não tinha Ruiz, tinha Capel, que quando queria mexer no meio tinha de por o A.Martins e não o Aquilani, que por vezes tinha de colocar em jogo o Tanaka, que não tinha Naldo, tinha Nabi Sarr.

"Nenhum treinador do mundo consegue fabricar um talento que não tenha potencial para lá chegar."
E nenhum treinador do mundo consegue trabalhar sem talento.

Hoje o Sporting ganhou 2-1, consentiu um golo, um penalti, uma bola de 1x1 com o seu GR, várias bolas nas costas da sua defesa. Dominou o jogo? Claro que dominou, nem o CSKA quereria outra coisa! Quem ler este post, e não souber o resultado do jogo, pode julgar que se tratou de uma exibição arrasadora com um resultado dilatado, digamos que não é caso para tanto.
Ainda é cedo para se cantar operetas e se escreverem epopeias.

RRAleixo disse...

Para mim a grande admiração neste Sporting com o modelo de JJ é a titularidade de Teófilo em vez de Monteiro... Sempre achei que fosse um dos principais beneficiados com a vinda do JJ. E continuo a pensar que deveria ser titular em vez de Teo

m1950 disse...

"Paulo Oliveira. Cresceu muito com o contexto competitivo que encontrou no Sporting. Hoje prepara-se para crescer individualmente naquilo que é mais complicado para um defesa perceber. Distâncias para a bola em função do contexto em que o portador tem a posse. (de costas? Com pressão? Corredor lateral? Corredor central?) Grande qualidade a interpretar o que o rodeia, bem demonstrada na capacidade para se antecipar. Muito potencial tem o jovem português."

Sem tirar nem pôr , contudo o JJ hoje já falava em William e Ewerton dando a entender que esses são titulares do SCP. E temo pelo Paulo.

Depois , nota para o perfume de Ruiz e Aquilani , acho que o público português merece vê-los jogar juntos , e o problema é que também há João Mário , a delícia é tanta , que eu acho que colocava William a central (não sei quem tirava) , só para eles poderem jogar todos.


João Pereira , mostra que temos de ir buscar um lateral direito , se é para fazer equipa não podemos parar a meio do caminho e ficar com um jogador que está a uma considerável distância dos outros.

Slimani tem que melhorar a finalização , não chega o que defende porque é um avançado.

Patricio , Oliveira/Naldo - William - Ewerton , João Mário , Aquilani , BryanRuiz , Jefferson , Carrilo , Montero e Gutiérrez ( o melhor finalizador do SCP).

1-3-5-2 - É só uma fantasia...mas o Sporting tem qualidade , e 2 troublemakers que vieram do banco agitaram o jogo , juntamente com o Aquilani que tem um critério no passe , e acima de tudo a capacidade de rasgar incríveis.

hra disse...

Resta falar sobre o que JJ pretende com João Pereira, Slimani e Teo.

J.Pereira tem dois pulmões completamente funcionais, mas não tem cérebro, Slimani seria um grande jogador se tivesse dois pés e Teo é um especialista em dar sessões de hipnoterapia aos seus treinadores de futebol, pois só assim percebo o porquê de jogar a titular com JJ e Pekerman.

Demasiada qualidade no setor central do meio campo com William, JM, Aquilani, Adrien.
Falta de qualidade gritante nos corredores laterais mais recuados.
E para finalizar JJ parece querer utilizar a pior dupla possivel de avançados.


Há coisas que nunca irei perceber, a menos que tenha uma conversa com Jorge Jesus.

BlessedCarrot disse...

Gostei muito do Aquilani, deu para ver que trás características que o João Mário ainda não tem. (E vice-versa?)
Colocar o João Mário no lugar de médio esquerdo ... Não me convenceu.
Agora resta saber se consegue jogar daquela forma de início (com os adversários frescos) e se as pernas aguentam até ao fim do jogo.
Pergunto me qual será o meio campo
- Adrian e Aquilani ? (Wiliam lesionado)
- Aquilani e João Mário ? (Wiliam lesionado)
- Wiliam e Aquilani ?
- Wiliam e João Mário ?

Complicado ...

Pedro disse...

Tão bom!!!
:)

RS disse...

Ponto prévio, só vi a primeira parte do jogo.

"Com JJ vão acabar os 1x1 na cara de Patrício". Viu-se. Mal apanham uma equipa com velocistas, ai jesus. Aqueles últimos 15 minutos da primeira parte foram cá uma tremideira para parar o Musa, o Tosic e o Doumbia...

De resto, Carrillo na primeira parte foi menos 1. Mau a receber, mau a decidir. Parecia preso com os nervos!

Sam disse...

E a enormíssima quantidade de passes falhados por Carrilho?

João Duarte disse...

Não falta muito para em vez de se chamar Lateral Esquerdo, este blog se chame Jefferson.

Sam disse...

Concordo totalmente quando o artigo fala da excelencia do modelo de JJ, e de como este potencia as individualidades quando estas têm valor.
Quanto às avaliações individuais, não consigo concordar. O jogo do sporting foi longe de ser brilhante, e quem lê estas avaliações apenas focadas nas acções positivas fica com uma ideia contraria. Gostaria de ter lido uma avaliação menos tendenciosa.

DM disse...

Este meio campo com William, João Mário, Aquilani... meu deus. O italiano mostrou ontem que ainda pode dar cartas e ser uma grande mais valia, tal como o Ruiz, apesar da idade. A forma como o passe sai sempre certo, nem mais para a frente nem mais para trás, por mais dificil que seja a execução é fantástico. É incrível como em mês e meio de Jesus já todos os jogadores parecem melhores em relação ao ano passado. E ainda dizem que 4 milhões de euros por época é muito para um homem que em tão pouco tempo meteu o plantel do Sporting a valer, pelo menos, o dobro!

gsus disse...

Penso que com a qualidade dos 3 médios que o Sporting tem (william/aquilani/joão Mário) o Jesus teria aqui a oportunidade de mudar um pouco o modelo de jogo, aproximando talvez Carrillo ao Teo/Slimani e Bryan Ruiz. Não acho que JJ ponha sequer a hipotese graças à sua falta de "auto-julgamento" e temo que aí, um dos 3 médios que falei tenha que ser alternativa ao 11.

Seria um desafio interessante ver JJ trabalhar outro sistema, mas numa 1ª época é estar a pedir demais. Concordo com um comentário em cima que fala da qualidade de João Pereira, não entendo como um treinador com critérios tão definidos do que é o futebol tenha coragem de contratar um jogador que 90% dos passes que faz são paralelos à linha lateral e nunca procura espaço interior.

M. disse...

"é preciso não esquecer que Marco Silva não tinha Ruiz, tinha Capel" --- errado, tinha Nani!!

Para além da fraca memória, o que acho mais notável é que nos últimos anos toda a gente gostava dos textos deste blog, agora há uma quantidade enorme de indignados com os elogios a JJ.

DM disse...

João Silva, Marco Silva teve Nani, teve Cedric, tinha Gelson, só não tinha uma coisa que era qualidade para treinar o Sporting Clube de Portugal.
E por favor, a exibição ontem do Sporting contra o CSKA (não é o Estoril, o Tondela ou o Guimarães, atenção) para uma equipa que está há mês e meio em assimilação de processos foi bastante boa para não dizer excelente. Quando jogamos contra o Chelsea só bolas na cara do Patrício foram 6 (e mesmo contra os Penafieis desta vida nunca menos de 2), agora tivemos apenas 1 sendo que os jogadores do CSKA são jogadores talhados para essas situações portanto tenho a dizer que só aqui já foi uma evolução tremenda. Tirando os últimos 15 minutos da 1ª parte, o Sporting "dominou" o jogo, através da posse de bola e conseguiu encontrar vários caminhos para a baliza como demonstram as várias oportunidades de golo e os penaltys não assinalados. A verdade é que para dar justiça ao resultado o Sporting havia de ter ganho com 2 golos de diferença. Ontem o Sporting foi uma equipa grande, e o CSKA uma equipa pequena. A qualidade de jogo do Sporting Clube de Portugal sobe todos os jogos.
Portanto, apesar de não ser caso para epopeias, todos os elogios ao Mister Jorge Jesus nesta altura são poucos, pois provou mais uma vez que além de ter um modelo de jogo de equipa grande e de topo mundial consegue operacionalizá-lo como neste momento arrisco a dizer nenhum treinador do mundo o faz (e incluo aqui até o Guardiola).

Alessandro Del Piero disse...

É cada comentário mais anormal nesta caixa. Há aqui gajos que estão para o comentário como o Quaresma pro futebol.

Schmeichel disse...

Eu não concordo no que diz respeito ao Paulo Oliveira. Concordo que tem todas as condições para evoluir e se tornar um central interessante (é impressionante na capacidade de antecipação), mas tem demasiados erros graves na saída de bola e pareceu-me por vezes estar demasiado longe do João Pereira em situações em que este estava de um para um com o Musa.

hra disse...

Esta é para o João Silva:


"O Sporting, inegavelmente, apresenta qualidade de jogo e melhorou face às ultimas épocas, facto que em muito se deve ao treinador mas é preciso não esquecer que Marco Silva não tinha Ruiz, tinha Capel, que quando queria mexer no meio tinha de por o A.Martins e não o Aquilani, que por vezes tinha de colocar em jogo o Tanaka, que não tinha Naldo, tinha Nabi Sarr."

O MS não tinha Ruiz mas tinha Nani, O MS não tinha JP mas tinha Cedric.
O MS preferiu jogar no 1/3 do campeonato com A.Martins em vez de J.Mario.
O MS preferiu jogar com Mauricio e Nabica em vez de P.Oliveira
O MS não jogava em 442 mas sim em 433, por isso se precisava de mais um médio de qualidade tinha wallyson, ou se queria um jogador com caracter mais ofensivo, podia adaptar Nani ou até mesmo Carrillo para o meio.
MS teve William desde o inicio ao que se adicionou Ewerton em Janeiro

Até ver os jogadores disponiveis para MS não eram inferiores aqueles que o JJ tem disponivel agora.

Blessing disse...

é com cada mono lol.
william e nani, se estivesem hoje disponíveis para o scp eram "só" os melhores jogadores da equipa, de muito longe. e o outro é que os tinha. j.pereira é só o pior jogador do scp, e por isso, bem pior que cedric. mas quem o tem é este. ewerthon anda lesionado, mas quem o tinha era o outro. tanaka entrou muitas vezes quando havia montero. bem me lembro. dizer que o outro não tinha condições que este tem é verdade. bem verdade. não tinha ideias, e tendo-as não as operacionaliza com a qualidade deste. por outras palavras, um é bom, mas o outro é melhor.

Paolo Maldini disse...

meus meninos, o Sporting, aquela equipa que alguns dos que estão aqui a comentar diziam que era para varrer, que não valia nada, que era zero, e que empatar com em Alvalade era uma vergonha, nos últimos 5 jogos venceu o Palace, Roma, SL Benfica, e CSKA.

Agora parem de fazer figuras tristes porque toda a gente está a gozar com alguns artistas que comentam aqui.

DM disse...

Isto nos últimos tempos mais parece a caixa de comentários do Visão do Mercado. Só falta os autores do blog começarem a censurar comentários que saiam da "linha editorial"

João Silva disse...

Hra,
Wallyson? O mesmo que o JJ despachou para o Nice? Adaptava o Nani ao meio e ponha o Capel na lateral? Adaptava o Carillo ao meio, um jogador com as características do Carrilllo para o meio?
“Até ver os jogadores disponíveis para MS não eram inferiores aqueles que o JJ tem disponível agora.”
Não, não eram, por não serem inferiores é que o Sporting teve a necessidade de contratar 8 jogadores. Estamos em estado de graça mas convém não cair em exageros.

DM,
Poderia contra-argumentar mas não seria eficaz, opto apenas por citar a sua última frase, “Portanto, apesar de não ser caso para epopeias, todos os elogios ao Mister Jorge Jesus nesta altura são poucos, pois provou mais uma vez que além de ter um modelo de jogo de equipa grande e de topo mundial consegue operacionalizá-lo como neste momento arrisco a dizer nenhum treinador do mundo o faz (e incluo aqui até o Guardiola).”
Como disse, operetas.

Blessing,
Perceba, o que perceber de futebol, eventualmente, chamar mono a quem discordar da opinião que tem não é um grande argumento.
“j.pereira é só o pior jogador do scp, e por isso, bem pior que cedric.”
Não percebo qual é a premissa que serve de base ao raciocínio e como se chega à conclusão. Na minha opinião pessoal são dois jogadores com um nível semelhante, fraco.
O Marco Silva só teve o Ewerthon a partir de Março, chegou lesionado tal como está agora. O Montero não tem jogado muito pois não?
“Com a chegada de melhores treinadores o Sporting reorganizou-se, e na época transacta voltou a juntar-se ao lote da frente.
Marco Silva traz ideias. Com pouco tempo de trabalho já se percebe a sua identidade (curiosidade tantas semelhanças com as ideias do actual treinador campeão em Portugal). “

Este é um extracto de um post aqui do blog.

“por outras palavras, um é bom, mas o outro é melhor.”
Aqui estamos 100% de acordo, não disse o contrário no meu primeiro comentário.

Gheorge Hagi disse...

Na vossa opinião alterarariam a forma de defender as investidas do Musa? Se sim, de que maneira? Jorge Jesus disse na conferência de imprensa que poderia ter optado por colocar Carrillo numa posição de mais ajuda defensiva a J.Pereira mas que isso lhe ia tirar a criatividade! Concordam?

Bernardo Ferrão disse...

Adoro quando dizem que o MS tinha menos qualidade individual. Do 11 do SCP e do 11 mais utilizado por MS: Rui Patricio. Cedric>JP, Jefferson, Paulo Oliveira (q hoje já vale o triplo), Ewerton>Naldo. William>Adrien, João Mário, Carrillo (que já é o trplo do jogador que era o ano passado), Nani>Ruiz. Slimani.

Entrava o Tanaka mas o Montero ficava no banco. Tinha o Capel, mas tb tinha o Gelson, o Mané, o Iúri. Tinha o Naby Saar, mas este ainda n pode utilizar o Ewerton. Não metia o Aquilani, metia o Martins. Certo. Mas o Martins é 5x melhor que Adrien e Rossel. O Patrício é o mesmo. Mas. Qm se queixa de 1/2 bolas nas costas, o ano passado levava com 5 ou 6.

O pessoal pensa que o treinador faz milagres, o JJ tem UM MÊS E MEIO de trabalho, esta equipa do CSKA vai em pleno campeonato. E mesmo com um mês e meio já se joga o quíntuplo do ano passado.

Fábio Quinta disse...

O Sporting conta por vitórias os jogos que fez. Factos. Independentemente do que digam. Ganha-se! Ponto. Upgrade tremendo para o ano passado. O CSKA tem 5 jornadas de avanço e processos assimilados desde o ano passado. O Sporting tem semanas. Venceu equipas de nível e sempre com mérito. Quase sempre prejudicado.
Acho incrivel a capacidade de improviso de muita gente ao fazer um esforço descomunal para encontrar razoes para branquear os bons resultados do Sporting. Leiam bem: resultados! Se jogou bem 25min ou 60. Ganhou. Isso é que interessa. E nao estamos em histerismo. Falta a 2mao. Ja uns e outros festejam o 1lugar à 1ªjornada(!?!?).

SL

hra disse...

João Silva:

És tu que administras a página de facebook Se Eu Fosse O ROC?

Blessing disse...

"O Marco Silva só teve o Ewerthon a partir de Março, chegou lesionado tal como está agora."

falso.

"Não percebo qual é a premissa que serve de base ao raciocínio e como se chega à conclusão. Na minha opinião pessoal são dois jogadores com um nível semelhante, fraco."

falso. cédric nunca foi pior que slimani. mas este j.pereira é bem, bem, bem, bem pior. cedric é mto superior ao j.pereira, e até te deixo decidir os parametros em que os queres comparar.

"“Com a chegada de melhores treinadores o Sporting reorganizou-se, e na época transacta voltou a juntar-se ao lote da frente.
Marco Silva traz ideias. Com pouco tempo de trabalho já se percebe a sua identidade (curiosidade tantas semelhanças com as ideias do actual treinador campeão em Portugal). “"

Há outros referentes a leonardo jardim. o que se pasou com o marco entretanto? e olha que o jardim, esse sim não tinha os recursos de marco nem de jj. jj disse que n podia dizer que o sporting ia jogar o dobro como disse no slb qd chegou pq nos dois anos anteriores ja houve trabalho tactico. com lj e com ms.

a equipa do sporting, hje, n é superior a de marco. em nenhuma posição.

"“por outras palavras, um é bom, mas o outro é melhor.”
Aqui estamos 100% de acordo, não disse o contrário no meu primeiro comentário."

aqui e no facto de o sporting n ter jogado com os dois melhores jogadores que tinha. e que com um deles nem vai mais jogar. portanto, parece-me estranho o conceito - quem conseguir explique - do sporting não ter feito nenhum jogo com aqueles que seriam de mto longe os melhores jogadores da equipa e estar mais forte ao nível individual.

João Silva disse...

Hra,
Não, nem estou familiarizado com tal página mas fico desde já esmagado com a profundidade da tua ideia. Defender a opinião vigente é simples, nem é preciso ser-se muito inteligente. Lê-se, decora-se e temos um especialista formado. Os argumentos que tu apresentas estão nos posts das últimas semanas do Lateral Esquerdo e do Posse de bola. Ler e ter o mínimo sentido crítico isso já é mais complicado.


Blessing,

"O Marco Silva só teve o Ewerton a partir de Março, chegou lesionado tal como está agora."
Verdade, Ewerton chegou lesionado no final do mês de Janeiro e estreou-se no ínicio de Março. Em relação à equipa de ontem a dupla de centrais é melhor que as duplas que MS teve em 70/80% dos jogos do ano passado.


“a equipa do sporting, hje, n é superior a de marco. em nenhuma posição.”
Na minha opinião o plantel é superior e foi a isso que me referi no meu comentário inicial. A multiplicidade de opções que jj tem à sua disposição é maior que MS tinha.

Nuno Rodrigues disse...

Em primeiro lugar parabéns mais uma vez pelo blog. Enquanto leitor à anos, mas comentador raras vezes, hoje sinto mesmo necessidade de intervir.

A mudança de JJ para o Sporting afectou mesmo muita gente, é com alguma tristeza que vejo que alguns dos caros co-comentadores do blog, que até à poucos meses enchiam as caixas de comentários de posts com a tag 'jorgejesus' de elogios ao seu futebol, ao seu trabalho, à dedicação e mais uma posta de bacalhau, hoje denigrem tudo o que por ele é feito.

A titulo de curiosidade passei pelas caixas de comentários dos últimos 6 anos, e tem graça que são raras as criticas a jesus que agora vemos às dezenas nestas caixas de comentários.

Penso que os donos do blog até devem ter uma certa vergonha, por andarem 6 anos a escrever algo quer era elogiado e de repente tudo se transforma e afinal só escreveram asneiras....

Meus caros, o clubismo é bonito, mas para isso há blogs dedicados, pás-me-se para cada clube!! Aposto que por lá terão ainda mais pessoas a concordar convosco.

Por fim o que Jesus faz de bem, não é nada de novo nem de novidade, e aqui continuam a aparecer as melhores análises. Com esta mudança está a perceber-se também duas coisas que se calhar faz alguma confusão:
1 - Parece que afinal os jogadores do Sporting não eram assim tão inferiores aos do Benfica;
2 - Parece que afinal ter um treinador que sabe o que está a fazer faz mesmo a diferença.

Um abraço, e bebam um cházinho que isso passa.

Nuno Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bio disse...

Epa é blessing (Baggio?) tens mesmo que moderar isto. Epa vir para aqui com tiradas de clubismo... Enfim...

Mike Portugal disse...

Caro João Silva,

"O Sporting, inegavelmente, apresenta qualidade de jogo e melhorou face às ultimas épocas, facto que em muito se deve ao treinador mas é preciso não esquecer que Marco Silva não tinha Ruiz, tinha Capel, que quando queria mexer no meio tinha de por o A.Martins e não o Aquilani, que por vezes tinha de colocar em jogo o Tanaka, que não tinha Naldo, tinha Nabi Sarr."

Não tinha Ruiz, tinha Nani, perdão.
Insistiu no A.Martins em vez do J.Mário.
Insistiu no Nabi Saar em vez do Oliveira.

O modelo defensivo do Marco Silva deixou a equipa várias vezes com situações de 1x0.


Todos,

Não consigo gostar do Teo.
Acho-o demasiado inconsequente. Montero merecia uma oportunidade a titular neste modelo, afinal estarmos a falar dum jogador que marcou tantou golos como Slimani na época passada.

João Duarte disse...

Tanto mestre da táctica e fazem um erro de palmatória, assumir q o João Mário que JJ recebeu é EXATAMENTE igual ao João Mário que o MS recebeu. E quem diz JM, diz Slimani, Carrillo, WC e tantos outros. Comparar a base de talento com a do ano passado é ridículo.

Ace-XXI disse...

Estás a cometer uma enorme injustiça. Marco silva não tinha Ruiz tinha nani, não tinha Joao pereira tinha cedric, não tinha naldo tinha ewerton e JJ ainda nos pode contar com wikliam que foi dos melhores jogadores de MS.

Ace-XXI disse...

Montero terá as suas oportunidades com toda a naturalidade, o mesmo scontecera com mane,william, evertow, aquilani e Jonatan. Todos os outros terão mais dificuldades porque a diferença de qualidade para os que jogam é demasiada.

gsus disse...

Eu como leitor atento do blog, acho que o clubismo está realmente a afectar a qualidade do mesmo, e quando falo clubismo, falo em imparcialidade também com as pessoas/jogadores/treinadores.

Interessa alguma coisa que MS tenha tido menos ou mais qualidade que o JJ? importa se Nani é superior a Ruiz? Ou se J. Mário com menos 1 ano tinha menos rotatividade?

Na minha perspectiva, o que realmente importa é observar o trabalho de cada um dos treinadores e tirar partido disso, aprender com isso. Houve um tempo que havia espaço para a análise do trabalho de MS,neste momento quem está a trabalhar no Sporting, é o JJ por isso podemos ver a evolução da equipa, o trabalho feito, o crescimento dos jogadores sem haver necessidade de comparações, porque há tantas variáveis inerentes à própria competição que roça o ridículo algumas comparações.

Caveirão disse...

Mais uma noite sem 1x0 em frente ao Patrício...

Ricardo Nascimento

Tiago Stuve Figueiredo disse...

Conforme tinha comentado depois da primeira mão, fico muito menos preocupado com o Sporting ao ver a quantidade gigante de vezes que os adversários ficam cara a cara com o Rui patricio

Caveirão disse...

Hoje tivemos direito a : Este ano não vamos ver situações de 1x Patrício parte III

Ricardo Nascimento

Unknown disse...

A pergunta que se impõe... será que este ano ainda vamos ter mais vezes 1xPatricio do que nos anos anteriores?

Ricardo