quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Transição e Organização defensiva. Pequenos recortes do campeão nacional na Liga dos Campeões feminina.

Transição Defensiva.

A reacção posicional à perda. Agressividade a recuperar posições. Conhecer o posicionamento mais do que a posição. Primeira preocupação voltar para trás da linha da bola. Segunda preocupação ajustar posicionamento em função do número de jogadores na situação de jogo. 





Organização Defensiva.

Procurar a todo o instante manter a concentração e o equilíbrio. Reagir na profundidade e na largura à mudança do contexto (espaço e pressão) em que o portador tem a bola. Ajustes de coberturas em função do corredor que a bola pisa. Preparar a transição ofensiva.




10 comentários:

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Garden disse...

Boas,

Motivando-me muito pelos autores deste blog, que têm imensa qualidade nas análises que fazem todas as semanas, e como também sou treinador de futebol formação comecei a escrever num blog criado por mim e por um amigo. Falo de alguns assuntos interessantes ligados ao futebol, mais especificamente, sendo que alguns se podem associar a outras modalidades.

Passem por lá e comentem se quiserem. http://centro-de-jogo.blogspot.pt/

São apenas opiniões, não são dados científicos, até porque o futebol não é uma ciência.

Cumprimentos,

Leo Garden

Rui Pintado disse...

Parabéns pelo post... Queria que comentassem as declarações de alguém da estrutura de scout do Benfica no facebook do Blessing... ele critica o blog pq voces falam destas fases do jogo por serem defensivas... diz que voces ja nao defendem o futebol ofensivo, etc... Enquanto profissional de um clube profissional, nao deveriam saber observar os jogadores e os jogos em todas as suas fases, como voces costumam apregoar por aqui? É que eu também gosto mais de quando o Benfica tem a bola, mas preocupa-me saber que poderemos estar entregues às opiniões de profissionais que não sabem ou não percebem as qualidades dos jogadores em todas as fases! Será por isso que esta época nenhum reforço consegue sequer ser util??? alguns dos quais (Tarabt!!!) precisamente porque segundo se diz nao gosta de defender! Peço desculpa o testamento, mas já tenho alguma idade, lembro-me bem do Benfica ser uma feira de vaidades... e depois de sair o vaidoso mor, espero não estar agora o clube a tornar-se no que era antes...

Paolo Maldini disse...

Rui, uma coisa posso eu garantir-te. Nesse campo, de certeza que o Benfica tem tanta ou mais qualidade que qualquer outro clube europeu. No worries there.

Blessing disse...

Rui, o Boto, o Mauro, e os restantes colegas do Scout são do melhor que há no mundo! Nessa área, o slb está melhor servido que noutras. Tem mesmo dos melhores. Aquilo ali é discussão estética pura.

Ben Fiquista disse...

E parabéns ao Fofo pela prestação. Para o ano há mais e com mais "rodagem". Aquele primeiro golo é para emoldurar!

Rui Pintado disse...

obrigado pelas respostas... gostava de acreditar no que vocês dizem, mas sinceramente não consigo... basta ver a merda de reforços que chegaram... basta ver que não sabem defender, segundo o que se lê nos jornais... puseram na cabeça que foi esta estrutura que ganhou as taças nacionais todas e o que eu vejo é feiras de vaidades e poucos e enviesados conhecimentos... gente a brincar com muito dinheiro sem ninguém saber que competências têm!

R.B. NorTør disse...

Rui, acho que estás a confundir a qualidade dos ovos com a qualidade do cozinheiro. ;)

B Cool disse...

zuculini

Berna disse...

não vem.