domingo, 13 de setembro de 2015

A forma mais eficiente de ultrapassar a oposição. Os melhores da Liga demonstram.

Num texto muito antigo que faz recordar os anos que o blog já leva, havia referido que a melhor forma de ultrapassar um adversário directo é uma tabela. Quem faz o primeiro passe e desmarca na frente, receberá sempre primeiro e nas costas do seu marcador directo, isto porque quem está com o jogador que faz o primeiro passe, encontra-se de costas para o local para onde a bola será endossada. 

Sem recorrer ao drible cujo sucesso é sempre relativo, uma combinação tão simples que permite quebrar linhas. 

Atente também na movimentação de Jonas. Nunca parado para ver o que dá. Desmarca para receber nas costas, não recebe, baixa para tabelar. O brasileiro é uma verdadeira enciclopédia de como jogar futebol. Quando aqui nos pedem bibliografia para entender melhor o jogo, esta é a resposta: Sigam Jonas e descobrirão mais que em duas mil páginas.

14 comentários:

Ricardo disse...

Arrisco dizer: foi o único golo realmente de jeito marcado nessa noite. O tipo de movimentação que, em linguagem de ténis, força o erro.
Já o do Talisca é o típico remate de longe que resulta para aí de trinta em trinta tentativas - e estarei a ser bastante conservador nesta estimativa, creio. Todos os outros golos (o primeiro e o segundo, em particular) são mais ofertas resultantes de erros defensivos (e o que poderíamos estar aqui a discutir sobre a pobreza de processos defensivos que o Belenenses de Sá Pinto tem vindo a evidenciar) do que genuínas jogadas de ataque desenhadas.
Mas honra seja feita: já se viu, muito a espaços, um Benfica não só mais pressionante no processo defensivo, como também uma ideia de processos atacantes mais substantivas do que o futebol de fletir-para-o-flanco-e-centrar-para-a-área-a-ver-se-alguém-a-apanha que se estava a ver anteriormente.

Célio Almeida disse...

Obrigado, Maldini.
Confesso que andava preocupado com o facto de so verem falhas nesse novo Benfica de Rui Vitoria.
Uma lufada de ar fresco.

PedroF disse...

Rui, abre os olhos. É só seguir o caminho que os artistas indicaram.

Luis Santos disse...

E ainda tiveram mais uma jogada
http://videos.sapo.pt/KaZVspOeMUHKz8Z0GZVJ

DM disse...

Com Jonas e Gaitan, tudo é possivel mesmo dentro de um processo coletivo mediocre. Da mesma forma que o Sporting o ano passado andou muitas vezes arrastado pela qualidade individual de alguns jogadores com destaque para o Nani que era capaz de inventar as jogadas mais espetaculares, também esta época adivinho muitos jogos ganhos pelo Benfica graças ao "génio" de Jonas e Gaitan, acompanhados por um gajo alto e tosco mas que finaliza exemplarmente (Mitroglu à imagem de Slimani).

Diogo Santos disse...

Maldini, achas que esta jogada foi trabalho do Rui Vitória, ou foi uma jogada dos jogadores? Porque no jogo contra o belenenses os cruzamentos continuaram a ser uma constante, embora me tenha parecido que se tentou jogar algumas vezes pelo corredor central, isto com gaitan e Jonas.
Outra pergunta que tenho é o que achas do mitroglu e do jimenez, isto se já tiveres visto o suficiente para teres uma opinião. A mim parece-me que o Jimenez é mais trabalhador e melhor a tabelar que o mitroglu, que por seu lado me parece ser melhor a finalizar que o jimenez. Na tua opinião quem jogaria ao lado do Jonas?

Pedro disse...

Tenho um pergunta que vos queria deixar. Concordando que o melhor treino é aquele que simule o melhor possível o jogo, como fazem, por exemplo, para treinar movimentaçõe de ataque, sejam elas em superioridade ou não: instruem também os jogadores que participam no movimento defensivo? (como instrução entendo intrução especifica face ao movimento que se vai treinar em ataque). Ou optam por uma instrução mais geral sobre o exercício?

Abraço,

Pedro

Ace-XXI disse...

Mitroglu nao me parece nada tosco, é bem mais evoluído tecnicamente que Slimani o que nao quer dizer que seja melhor jogador.

Paulo Dias disse...

Alto e tosco o Mitroglou?

isso é falta de conhecimento e neste jogo já se viu que isso é tudo menos verdade.

Tiago disse...

O Benfica contra o belenenses apresentou grandes melhorias em termos defensivos também. Já era possível ver uma linha organizada, e melhor controlo da profundidade. Foi o que retive de mais positivo. Em termos ofensivos também já vi algumas melhorias. Continua a incessante procura de cruzamentos, mas desta vez com mais critério, depois de terem sido criados alguns desequilíbrios.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bem, se o Mitro é alto e tosco então amanhã a terra vai começar a rodar ao contrário.

Paulo Afonso disse...

Pequena Reflexão:

Ser "Ponta de Lança" sem ser Alto, Forte ou Rápido:

Vivi como Profissional numa Época em que para se ter Mercado, entre os melhores avançados em Portugal por diversos factores era "obrigatório" ter mais de 1,90 cm chamar-se "Carlão" ou ser loiro e o nome a acabar em "Ivic" (O Tal Pinheiro).

Tive a Felicidade "Ou Não" de Jogar em diversos Clubes por todas as Regiões do Pais, e em Praticamente todas as Divisões,
existentes na altura...(Marquei golos em todas elas....curiosidade engraçade...lol ;)...).Porque será que temos "crise" de "Ponta-de-lança"..Tema para grande discussão..(estou pronto)!!

Tudo isto a propósito do Jogador que foi considerado..justamente...o melhor da Liga na Época anterior...JONAS!..
Não estou a fazer qualquer tipo de comparação, estúpida ...Mas Jonas é o tipo de avançado que não encaixa no perfil anteriormente falado..
dispensado do Valência...poucos "experts" acreditariam na sua mais valia....(Hoje por hoje, provavelmente não teria vindo para o Benfica ...estaria a jogar no campeonato Brasileiro ...ou no Chipre..ou noutro lado qualquer com pouca expressão....e não faria a hoje o seu 1º jogo na Champions pelo Benfica).
Sim "Experts"do tipo Paineleiro, que são bem pagos para falar de Futebol...mas nunca deram um chuto.nem sabem quantos lados tem uma BOLA.....Falam de "Intensidade" e de "Entre-linhas"
mas se calhar não sabem interpretar o "Critério"ou a "Tomada de Decisão"....factores para mim, mais importantes no "JOGAR FUTEBOL"...!
Logicamente que é fundamental jogar com intensidade, e tomar decisões o mais rápido possível...desde que se tenha capacidade de decidir Rápido e Executar Bem e Depressa....o que convenhamos não e fácil....nem para todos!
Colocar JONAS a jogar numa Divisão Secundaria...onde se joga sem duvida nenhuma com grande "intensidade" mas com pouco "critério" e em que o confronto físico se sobrepõe a todo o resto...passaria por muitas dificuldades..(Falo com experiência própria!)Se juntarmos a tudo isto Campos Pelados, Sintéticos ou Ervados de Má qualidade e de pequenas dimensões....Acredito que não fosse nada fácil.....Jonas não tem essas características...não tem essa tal "intensidade nem esse "poder".
De qualquer maneira velo jogar enquadrado numa equipa com uma ideia muito própria de jogo, que o compreende e que conhece os seus movimentos, e que juntamente com Gaitan,(Lima Pizzi, Salvio na época passada) faz uma sociedade que ainda não tínhamos visto este ano...acredito que tem condições para repetir o que fez no ano anterior.... Jonas precisa de uma equipa que jogue em função das suas características e que tenha sempre jogadores perto para tabelar e combinar, quer seja atrás, como a frente da linha da bola...Em que não seja obrigado a disputar bolas no confronto directo com os centrais e obrigado a correr demasiado com a bola...actuando demasiado isolado na frente..como já vimos este ano...!Decide e executa como poucos!
Para isso o Benfica tem de ser capaz de repetir a qualidade de decisão e critério que teve na sexta feira no jogo com o Belenenses...Sem a ânsia de resolver rápido as coisas correndo demasiado com a bola, indo depressa demais ao "pote" e perdendo a bola rapidamente! ....Resta saber se o factor de ter marcado dois golos nos minutos iniciais, não foi o factor determinante que permitiu ter mais tranquilidade e jogar de uma maneira que nos fez recordar um passado recente!....Realizando um excelente jogo....
Espero que seja para repetir já hoje! ....Mesmo não marcando cedo ou estando até em desvantagem...e saiba que o caminho certo, está próximo daquilo que fez nesse jogo!...potenciando um jogador que na minha opinião pode ser a chave de toda a qualidade do futebol do Benfica!

O Tal 9,5 Perfeito!!

Apenas uma OPINIÂO

Rui Dias disse...

Basta ver o início da jogada do golo do gaitan! O passe do mitroglu é o início da mesma! Isto de um jogador que tinha acabado de fazer um golo "á Pinheiro"!

Parece-me sim um caso sério ! Hoje se se verificar as fragilidades defensivas do Astana como tem sido escrito ao longa da semana na Cs vai ser o homem do jogo ....pelo número de golos obviamente!

GV disse...

Boas!
Alguém ouviu os comentários do Paulo Bento ontem na RTP1 depois do jogo?
É impressão minha ou o homem esteve a ver outro jogo?
Cumps,