sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Incapacidade gritante para criar e Jesus Corona.

Um FC Porto ao nível habitual de Lopetegui. 

Um vazio de ideias no momento ofensivo. Pouca procura pelos espaços entre linhas adversárias (seja entre meio campo - ataque ou meio campo - defesa) e uma dependência individual assombrosa e pouco comum no futebol moderno. Jogadores a jogarem o seu próprio jogo. Por exemplo, será a assimetria de comportamentos Maxi / Layun preparada pelo próprio treinador? É que Maxi comporta-se posicionalmente tal como o fazia no ano passado, assumindo muitas vezes a posição de interior, em ataque organizado, enquanto que do lado oposto tal não se verifica. Como é possível continuarmos a ver Maicon a dar inúmeros chutões de corredor lateral a lateral todos os jogos, sem que nunca nada se retire daí?!

Uma boa nova, contudo. Corona tem muita qualidade e no corredor central ofereceu soluções rápidas e boas ao FC Porto. Totalmente diferentes daquelas que oferecem os menos criativos. Muita facilidade para quebrar linhas, e jogar em espaços muito curtos. Criatividade e qualidade técnica, como se impõe aos melhores. Corona foi um dos jogadores que impressionou o "Lateral Esquerdo" aquando do Mundial de Juniores. Bom perceber que continuou a crescer e se tornou um jogador com qualidade. 

16 comentários:

Artur Semedo disse...

verdade. tirando a boa nova do corona... o lopes assusta-se de ver jogo no meio. o mais certo é, a partir de agora, metê-lo apenas na linha, ou no banco. para não haver cá invenções!

Tiago Botelho disse...

"Por fuera!!!"

Isto é absolutamente ridiculo!!!

Blessing disse...

Fdc Corona e Osvaldo!!!!

Tertuliano Máximo Afonso disse...

Má sorte a vieirice de ter mandado o Jesus embora, senão era um passeio até ao Tri.

PedroF disse...

Espero que ninguém do Porto venha ler o post anterior.

Diogo Marques disse...

Vocês crêem que exista algum jogador no plantel do Porto, à parte da possibilidade de Corona e Brahimi, a solicitar essa tão apregoada falta de ideias ?

Ace-XXI disse...

Achas pouco?! Sporting e Benfica nao tem nenhum...

Retirar marçano e deixar maicon também mostra que o espanhol está 1 pouco a deriva.

RodaBola disse...

O que acham do Andre Andre. Um dos treinadores que vocês adoram (Fernando Valente) deu um elogio enorme aqui atrasado dizendo qualquer coisa como :"Andre Andre é o sonho de qualquer treinador".

Blog de Portugal disse...

"Eh pah, por vezes é assim, não somos eficazes e eles são..."

Só mesmo a chapada, este flopetegui!

Dennis Bergkamp disse...

Por acaso ontem no treino surgiu uma situação interessante. Por questões de organização e de se querer mesmo trabalhar uma situação, um GR teve de fazer de central. Estava louco porque estava sempre a levar bolas nas costas e só passado algum tempo é que percebeu que se não há pressão no portador a linha defensiva deve baixar para controlar a profundidade.

"Como é que jogamos assim a tanto tempo e não sabes isto??"

- nunca precisei de saber...

Mesmo sendo da escola espanhola, JL não mostra gosto ne! Vontade de jogar por dentro, será por não ter sentido na pele as vantagens disso?

Ace Maxs Original disse...

hi i blogger Indonesia. , , delighted to be visiting your website this stunning because a lot of information I get. , .i get your blog on google
Obat Tradisional Kanker Otak

André Pinto disse...

Note-se que este modelo de jogo também expõe muito o FCP na 1ª fase de recuperação defensiva, por haver um excesso de jogadores concentrados na faixa do lado da bola. Vejam a parte final do GIF apresentado neste excelente post: - acaba-se com 4 jogadores num espaço de para aí 5m2, na faixa lateral. Uma perda de bola nas imediações desta zona, abre imediatamente a possibilidade de um contra-ataque sempre em superioridade numérica, se a bola for posta rapidamente no corredor central pelo adversário (no GIF, só moram jogadores do Benfica no meio campo). Assim marcou o Benfica o seu 2º golo no Dragão, na época passada. E como na manobra ofensiva portista a bola ou está nas faixas ou em basculação no sentido da largura de campo, o risco é sempre enorme e a produção ofensiva fraquinha. As equipas que souberam controlar a profundidade do FCP - coisa simples, neste modelo de jogo - roubaram sempre pontos, ou venceram.

Lopetegui já entendeu que o seu modelo de jogo não dá para mais. Vejam como acabou acantonado no seu meio-campo, defendendo uma vantagem de 1-2 frente ao último classificado, que possui o pior plantel do campeonato...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Defendendo? O 2 - 1 acontece porque ele arrisca...e o Moreirense perante o número de jogadores de ataque...aproveitou para pressionar...
Sem substituições o jogo partiu...e taticamente foi Danilo para central....
Continuo sem perceber porque pediu Bueno...se não pretende jogar dentro do bloco!

Tim disse...

Já se sente a influência do Otamendi no City?

francisco disse...

Ah ah, aí está o famoso "corredor central"... mas vamos lá ver - só o Corona? cadê os outros? já agora puxem o Brahimi e o Minimiliano para o "corredor central" a ver se se "avistam terras de espanha"...

Tiago Stuve Figueiredo disse...

que o Porto de Lopetegui joga muito pouco, isso é obvio.

Mas não deixa de ser curioso os posts que se fazem a cascar nisso e só se fazem posts do Sporting e do Mestre Jesus para elogiar.

Alguém a ver o Sporting? até aos 57minutos está a ser mais uma exibição de sonho em que o corredor central é sempre privilegiado e não se vê os laterais a bombearem bolas para a molhada