quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Miúdos atrevidos roubam a cena. Gelson.

Demasiado tempo depois de Ronaldo, Nani e Quaresma, aparece mais um miúdo atrevido. 
Estes são os que valem os milhões e o preço do bilhete. Os meninos que crescem na rua, que driblam toda a vizinhança. Que anseiam por quem lhes dê um porto seguro a todo o seu talento. Que integrem a sua capacidade para desequilibrar num modelo que potencie as suas decisões.

Um craque, o menino que o Sporting descobriu na freguesia de Benfica.

26 comentários:

Rui Pinho disse...

Só é pena chegar a sénior com 32 anos...

Aza Delta disse...

"Estes são os que valem os milhões e o preço do bilhete. Os meninos que crescem na rua, que driblam toda a vizinhança. Que anseiam por quem lhes dê um porto seguro a todo o seu talento. Que integrem a sua capacidade para desequilibrar num modelo que potencie as suas decisões."

Mesmo à medida do Jesus.

Teconfil Limitada disse...

De facto dali só saem craques. Ou devo dizer super craques?!? Só não compreendo como não ganham um campeonato desde o tempo em que se usava o escudo como moeda em vez do euro. Assim como não compreendo que com tantos craques e com o super mega ultra mestre dos treinadores não conseguiram chegar à fase de grupos da liga dos campeões. Mas pronto, os craques nascem como cogumelos e agora com o mestre como treinador aquilo vai ser varrer tudo por aí fora...

Jorge Carolo disse...

Tenho pena que estes coitados se estejam constantemente a enganar no site em que escrevem, este não é o visão de merdaco...

Este miúdo vai longe se continuar a evoluir a esta velocidade. Tem já uma boa capacidade de decisão, aliado às capacidades de drible e velocidade que podem fazer dele um caso muito sério!

Com Jesus pode ser aquele jogador que valerá muitos milhões ao Sporting.

Quem sabe a saída de Carrillo do Sporting, a acontecer, não será um mal que venha por bem...

Ruben Ribeiro disse...

Curioso que ele durante a formação no Sporting nem sempre foi extremo, lembro de o ver a jogar a interior e também no 1º ano de júnior com o Abel era opção a lateral direito. Acho q este percurso por várias posições fê-lo entender melhor o jogo e as dinâmicas coletivas.

Rui Sousa o Gelson tem cara de catanado sequer ? Então e o Estrela, o Abdul, o Sancidino, Gilson e José Gomes ? Já serão reformados ?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Do pouco que vi e do pouco que jogou, adorei.

JON disse...

Picareta level: over 9000!

Aahah

Paulo Viveiros disse...

Este blog era fantástico antes de ser inundado por comentários de pessoas que só vêm o seu clube à frente.
Agora só passo por aqui para ler os artigos dado que os comentários já não acrescentem nada...
Cumprimentos
PEPE66

m1950 disse...

Não concordo que seja o mais talentoso com quem Jesus já trabalhou , esse é o Matheus Pereira que Jesus viu esta semana. Acredito sim , que Gelson seja o jogador que mais encaixa no que Jesus pretende.

De referir que Gelson foi mesmo limado... quem o viu nos juniores e depois no Sporting B entende , era um dribblador tonto que fintava até a própria sombra e depois definia mal. Eu achava que não ia dar nada de especial , afinal o problema do miúdo é que acabava os dribbles com a cabeça no chão , no ano passado começou a habituar-se a jogar de cabeça levantada , foi dos melhores do Sporting B. A nível da decisão também melhorou imenso , este tipo de jogadores gostam de fazer tudo sozinho e só lá no fim entregar , deixou de ser Gelson contra o mundo , começou a tabelar , passar para o lado e para trás , é uma evolução a 200% , porque muita gente achou que Gelson não iria passar daquilo porque os seus maus vícios eram gritantes.

Este tipo de jogadores entusiasmantes fazem falta ao futebol , sendo que Gelson foi humilde o suficiente para perceber que tinha de melhorar.

Comentário desnecessário e racista senhor Rui Pinho , Gelson é de Praia , o caso dos catanados é mais comum na Guiné , e basta olhar para a cara dele para perceber que é um menino.

Jorge Frias disse...

Eis que vejo um post do lateralesquerdo em que misturam Ronaldo, Nani e... Quaresma.

Pedro Gama disse...

http://tuesanossafe-sporting.blogspot.pt/2015/09/a-analise-ao-plantel-do-sporting-1516.html
Este Gelson joga mesmo muito

DM disse...

Gostei da resposta! ;)

Adoro o estilo do Gelson. Adoro, não tenho outra palavra. Estes repentistas com uma capacidade de drible soberba são efetivamente aqueles que fazem levantar estádios. Depois há os repentistas que usam o talento para jogar contra eles próprios e há os que usam esse talento para o colocar ao serviço da equipa. Creio que o Gelson cai no segundo grupo e também por isso JJ define categoricamente como o jovem com mais potencial que já treinou. Porque alia a capacidade de desiquilibrios individuais e uma capacidade fisica fantástica a uma disponibilidade enorme a jogar para a equipa e não para si próprio. Pode jogar em qualquer posição que o fará sempre com o mesmo empenho e comprometimento. Tanta faz sprints para ir buscar uma bola no momento ofensivo como vai ter a preocupação em estar bem posicionado no momento defensivo. É o mais próximo (na minha opinião) do protótipo de jogador de JJ: Di Maria. Adivinham-se altos voos a este menino :)

Só tenho pena do Podence, que com a chegada de JJ viu a sua probabilidade de singrar na equipa inicial do Sporting substancialmente reduzida.

Honoris disse...

O melhor com quem o Jesus trabalhou, foi, de longe, o Bernardo Silva. Ele pode não o reconhecer mas o Bernardo era, na altura em que foi treinador pelo JJ, muito superior ao actual Matheus ou Gelson

Blessing disse...

Grande Honoris :)

Ace-XXI disse...

Tenho algumas duvidas disso, que JJ teve 1 erro de avaliação parece me evidente no entanto eu segui a época do Bernardo na equipa B e ele nao fez mais que gelson na época passada ou joao Mario há 2 anos apenas para comparar com jogadores do SCP.

Bernardo teve a sorte (tal como os miúdos do SCP) de assinar por 1 clube que lhe dava boas hipóteses de jogar e assim poder evoluir e mostrar o seu talento. Se virmos o ataque do Benfica de há 2 época (ignorando o sistema de Jogo e as caractreristicas de Bernardo) quem saia para entrar o miúdo?

Alguém tem duvidas que se o SCP pudesse ter contratado Nani em defenitivo que gelson teria totalmente tapado o espaço no plantel?

PicaretaLeonina disse...

Falando apenas dos jogadores jovens do Sporting, o mais talentoso, a meu ver, não é de modo algum o Gelson. Nem o Matheus- também referido- nem sequer o craque Iuri! Aliás, nem formado no Sporting foi, segundo critérios razoáveis(ou seja, que não considerem o Nélson Semedo, o André Almeida e o André Gomes formados no Benfica :D ). Pode não ser o mais rápido, nem o mais forte, nem aquele com melhor remate e habilidade no 1x1, mas é por ser o mais forte a resolver problemas complicados em campo, através de uma enorme qualidade técnica, e, acima de tudo, criatividade, que considero o Gauld o mais talentoso.

Ah, e aproveito para desmontar a falácia de o JJ "não apostar na formação". O problema dele, evidentemente, não é com a formação. O problema são os preconceitos que ele tem a respeito de determinados aspetos, nomeadamente físicos, que o levam a ignorar jogadores extremamente talentosos, por vezes. Por exemplo, o JJ ficou muito mais impressionado com o Rúben Semedo- central horrível e médio defensivo ainda pior, sendo que foi mesmo nessa segunda posição que teve minutos- do que com o acima mencionado por mim Ryan Gauld. Se o estigma de JJ fosse com a formação dos clubes portugueses em particular, não faria mais sentido que Ryan Gauld o impressionasse mais que Gelson ou Rúben Semedo? É pena que poucos compreendam isto, incluindo obviamente toda a comunicação social, que assim acaba por, em entrevistas ao próprio, não formular as perguntas corretamente quando se quer debruçar sobre a não aposta de JJ em certos jogadores muitíssimo talentosos.

Jorge Carolo disse...

Honoris estou contigo!! Bernardo Silva <3

Sam disse...

Eu não pagaria para ver Nani jogar. Mas do que vi até gosto de Gelson.
Creio que não são apenas os comentarios que estão a sofrer de clubite neste blog. O que é uma pena. Era de topo quando aqui se falava do futebol puro. Hoje em dia não é claramente assim.

Dennis Bergkamp disse...

Numa versão Tarantino deste "filme", havia de aparecer alguém de asics amarelos e com uma hattori hanzo para obrigar todos os que comentam sobre as preferências clubisticas dos autores a engolir sapos do tamanho do pé do Shaq.

Ninguém aqui veste a camisola antes de escrever, as vezes até nos rimos da pança do Maldini, ou do bronze a camionista aqui do je.

Era muito mais fácil dar exactamente os mesmos exemplos que damos e falar das mesmas situações de jogo com equipas do CNS, ou da liga do Bangladesh, ou de putos de 12 anos, mas depois ninguém se identificava e o blog era só para 2 ou 3.



m1950 disse...

PicaretaLeonina , bom dia , eu estou a escrever sobre isso.

Há uma questão física obviamente , mas parece-me que em relação aos jovens ele discrimina a bagagem competitiva que eles teem que considera escassa para os lançar ou moldar. Prefere 1 que já tenha 1 ou 2 anos no campeonato Argentino.

Mas não é apenas JJ , o Jardim lançou apenas o Mané , o Marco Silva , o Tobias Figueiredo... isto sobre o aproveitamento das equipas B.

E claro lamento por Gauld , que tem um talento especial de facto para meter os passes no buraco da agulha... O Sporting não está a gerir bem a sua carreira , mas digo-lhe vamos imaginar que ele tinha sido lançado por Marco Silva e havia confirmado o seu potencial , Jesus não o iria desprezar , não tenho a menor dúvida disso.

Pedro disse...

"O problema são os preconceitos que ele tem a respeito de determinados aspetos, nomeadamente físicos, que o levam a ignorar jogadores extremamente talentosos, por vezes. Por exemplo, o JJ ficou muito mais impressionado com o Rúben Semedo- central horrível e médio defensivo ainda pior, sendo que foi mesmo nessa segunda posição que teve minutos- do que com o acima mencionado por mim Ryan Gauld."

"A PREDOMINÂNCIA DO CÉREBRO SOBRE O FÍSICO. MESMO NO FUTEBOL."

:)

DM disse...

É uma questão de preferências. Jesus prefere Gelson pelas suas ideias de jogo, outros preferirão o Bernardo. Farão os dois excelentes carreiras, mas não sou categórico a afirmar qual terá mais sucesso. Isso já é futurologia :)

Paolo Maldini disse...

Rui, a mãe do Gelson manda dizer que são 33 e não 32...

PicaretaLeonina disse...

m1950, acredito que a bagagem competitiva poderá ter algum peso, mas está longe de ser o fator preponderante. Aliás, se formos por aí, o Gauld tinha um ano e meio a ser um dos melhores jogadores de uma liga que, apesar de globalmente medíocre, era bastante física e onde até terá ganho, em teoria, essa "bagagem competitiva". Os preconceitos de JJ são mais para jogadores baixos e que, ao mesmo tempo, não tenham outro tipo de atributos físicos relevantes áparte da agilidade em espaços curtos(falo aqui de aceleração, resistência, força a aguentar o choque, etc).

Quanto a Marco Silva, tem ainda mais culpa que o JJ no caso do Gauld. E tem-no porque, ao contrário do modelo do JJ, o seu acautelava a utilização de um médio-ofensivo. Se consigo entender minimamente o argumento de que Gauld não encaixa no 442 clássico de JJ, embora ache que ele pode muito bem encaixar a 8, num dos lados ou até a 2º avançado; para o modelo do Marco não havia melhor para aquela posição. No entanto, por qualquer motivo, ignorou-o ostensivamente dando primazia a jogadores que, embora muito interessantes, não têm metade da criatividade do jovem escocês(André Martins e João Mário).

Pedro, sim, JJ dá primazia ao físico(e á técnica) em relação ao cérebro. Mas não é por isso que deixa de ser o melhor treinador que passou no Sporting nos últimos 15 anos, no mínimo :) O modelo de jogo dele é top mundial em termos defensivos, e bastante bom em termos ofensivos. Tenho a certeza que vai ter muito sucesso neste clube, que já há tantos anos o merece!

Ricardinho disse...

Sinceramente já nem leio os comentários,

Estes símios que vêm para aqui com o clube à frente do pensamento ainda não perceberam que este blog e o posse de bola servem apenas para mostrar quem compreende o futebol e quem o sabe jogar e treinat, não serve para dizer se o jogador A é bom ou mau por estar no sporting no benfica no porto ou no rio ave, serve para dizer que o jogador A é bom neste e naquele aspecto neste e naquele modelo de jogo, nesta ou naquela posição, sem ter a ver com clubes.

continuem o bom trabalho que eu à ''pála'' das vossas analises já ganhei algum dinheiro em apostas ;)

David Cardoso disse...

O que vcs acham do Renato Sanches? Då ideia que vai ser um medio bem acima da media