domingo, 20 de setembro de 2015

O pior FCP dos últimos muitos anos venceu o pior SLB dos últimos muitos anos.

Não só na qualidade individual, muito diminuta com o que se via por Portugal há dois anos. Mas tanto quanto isso, como na definição dos seus jogares.

Um FC Porto incapaz de jogar dentro do bloco adversário, que vai somando variações de corredor a corredor, sem qualquer benefício recorrente daí. Uma equipa sem qualquer ideia ofensiva ou defensiva, vai esperando os noventa minutos por uma qualquer jogada inventada apenas e exclusivamente na cabeça dos seus interpretes.

Um SL Benfica sem linhas de passe no momento ofensivo e sempre a deixar demasiada gente atrás da linha da bola, para poder ser uma equipa acutilante no último terço. Será preciso rezar muito aos cabeceamentos dos seus avançados ou defesas nas bolas paradas para se desbloquearem jogos.

Defensivamente, também a pior organização de um e outro em muitos anos. Distâncias no mesmo sector inacreditáveis, reajustes demoradíssimos. Defesas altas, ainda assim, quando tal era possível.

Um classico demasiado triste qualitativamente no dia em que noutro país periférico... Nani somou mais um belo golo após uma jogada fantástica tão ao estilo de... Markovic.


71 comentários:

Ricardo Perna disse...

O golo surge de um ressalto de bola no meio campo que por acaso vai parar aos pés dos jogador do Porto, e só aí é que sai algo de jeito...

Foi de facto mau demais... mas o Benfica foi muito elogiado pelo Freitas lobo, principalmente porque, e deixa-me ver se me recordo das palavras exatas, "estar muito melhor que o ano passado na forma da defesa jogar compacta, que sofre muito menos golos, e da forma acutilante como sai no ataque"... acutilante o cú. Eu só imagino o Samaris, o Jonas e o Gaitan perdidos naqueles treinos a olhar um para o outro...

Eu aposto que o Joanas, quando foi reclamar com o Jesus no final da supertaça, deve ter dito algo do género: "tem mais respeito por nós. Não vês o treinador que temos??????" :) :)

João Duarte disse...

Fica então o JJ obrigado a ganhar o campeonato perante miséria.

Fazem posts tão absolutos e depois admiram-se que vos ataquem.

Paolo Maldini disse...

a unica coisa que me admiro é que tu e outros com o mesmo elevado nível intelectual do teu perderem tempo aqui...

João disse...

Bate certo com uma primeira impressão que tive.

Ao lado, muitos diziam ter sido um bom jogo com o Benfica até bem, eu vi muitos espaços e poucos acertos. No final, disse "após este jogo, fico com a sensação que o Sporting vai ser campeão.

J. Saro

Nota: Benfica superior em lances de bola parada, certo?

Aza Delta disse...

Concordo. O espaço que o Porto dava na primeira parte chegava para ser goleado por um Benfica do Jesus...


Mas o Benfica do rui vitória era incapaz de aproveitar isso, os jogadores n acompanhavam a jogada, ou quando acompanhavam, moviam-se se sempre para o pior sitio possivel, e nunca de forma a darem linhas de passe ao portador da bola.

Que angústia chegar ao intervalo a 0-0 depois das abébias dadas pelo Porto.

Paolo Maldini disse...

João, sim. Muito também pela forma como Lopetegui prepara a sua equipa para esse momento..

R.B. NorTør disse...

Perna, na óptica de pérolas do Freitas Lobo «este Benfica de Rui Vitória joga com as linhas muito mais juntas do que as do Benfica de Jesus». Seria a frase da noite se não fosse o RV a dizer que trocou o Jonas pelo Talisca para melhorar a transição.

Penso que terá sido do piores clássicos dos últimos anos e qualquer equilíbrio foi mais falta de nível do que nível elevado.

slbenfica disse...

Vi um SLB na primeira parte sem medo do porto, o que aconteceu muitas vezes nos últimos anos...mesmo com as poucas vitorias que aconteceram no campeonato. Vi um SLB que não permitiu ao porto jogar e não ter uma oportunidade de golo em 45m e apenas um remate aos 40m. A 2 parte foi diferente e vi um SLB recuado e a não jogar.

Ricardo disse...

Nivel intelectual?! Depende do sucesso no Championship Manager? Há com cada um...

Ricardo Perna disse...

R.B. isso, é so escolher... :)

slbenfica, um Benfica sem medo do Porto, e a não deixar jogar.. certo. Mas não se deveriam eles ter lembrado de jogar para a frente também, sem ser nos cantos e livres?

DC disse...

Acho piada, estes Portos maus dão todos para ser esmagados e goleados pelo JJ. Depois vai-se a ver e joga sempre para não perder, quando não é mesmo goleado ou perde o título em casa.

Enfim, o Porto jogou mal sim, muito mal. E ainda assim foi muito melhor que o slb.
Mas o Lope que mete hoje 8 titulares diferentes em relação ao jogo do ano passado, pelos vistos não tem desculpas sobre tempos de implementação do modelo nem nada do género. O que anda a ganhar ao Tondela aos 97' esse já tem...
Venham daí os esmagamentos então, com o equilíbrio entre individualidades deste ano não deverá ser difícil.

Benoit disse...

Bem, por momentos pensei que só eu é que tinha visto esta miséria apresentada por dois candidatos ao título.
Curtas:
-Os adeptos do Benfica ainda não querem acreditar que o Benfica não joga futebol.Limita-se a fazer uns passes e a viver de bolas paradas e da magia de Gaitan.
-Ridículo, dizer que o Benfica está mais compacto!!Sem Gaitan e Jonas era o valha-me Deus.
- Não percebo o que se passa com este Porto. Muito inferior ao Porto da época passada. É verdade que perdeu jogadores influentes, mas isso não explica tudo...lateralizar, lateralizar...

Jveiga disse...

Sou leitor assíduo do vosso espaço, partilho a mesma opinião de vocês relativamente a competência de Jesus e a incompetência de Vitória! Mas desde que Jesus foi para o Sporting que vocês têm uma tendência enorme a defender tudo o que JJ faz ainda que não faça bem! r tudo o que vitória faz e mal feito ainda que haja qualquer coisa bem!

João Duarte disse...

Resposta idiota a um reparo. Acho q estão a ser demasiado absolutos naquilo que dizem. A conclusão óbvia do que dizem é q o SCP tem o dever de ser campeão, não? Oi o q dizem não permite conclusões?

Mas pronto, só há JJ e só vcs lhe reconhecem a gigantesca competência. Dá vontade de perguntar onde andou o génio na CL e na LEuropa. É tão bom, tão invencível, tão genial (mesmo qdo perde) que só o Sporting o quis contratar. Mas claro, só 3 ou 4 iluminados no LE é q têm competência para verem a verve da criatura.

Sabem o que parecem? Os obtusos que fabulam punhetas intelectuais com as bestilidades criativas da Joana Vasconcelos.

Unknown disse...

Pior Benfica dos últimos anos? Suponho que sejam os ultimos 6. Assim, gostaria de relembrar no Dragão a forma como o Benfica vence no ano passado. Faz 3 ou 4 remates, uma dezena de ataques e vence com golos de Lima na sequencia de lançamento de linha lateral (!!!) e frango de Fabiano ao largar remate de Talisca. Honestamente achei um Benfica mais atrevido hoje que no ano passado. Mas no ano passado ganhou...este ano perdeu! Depois, recordando os "ultimos anos" relembro a época 2009/2010 em que a precisar de um ponto e com o resultado em 1-1 Fucile é expulso...o Porto acaba por ganhar 3-1. Grande Benfica, portanto! E porque não falar na época seguinte em que o "melhor Benfica dos últimos anos" perde 5-0 com D. Luiz a defesa esquerdo, Roberto na baliza, Kardec na frente. Grande exibiçao do Benfica no Dragão, portanto... Para ser honesto só me lembro de um Porto-Benfica no Dragão (nos últimos anos) de grande qualidade num 2-2 (Kleber, Otamendi; Cardozo, Gaitan). Epá, sou honesto, gosto muito de aqui ler análises aos jogos mas o endeusamento (que vem algo encriptado neste artigo mas notório em muitos outros) a Jorge Jesus é algo que acaba por ser ridiculo. O que apetece dizer/pensar é que, como já foi dito, vai ser um passeio para JJ e o Sporting...talvez ainda maior que o passeio do Lokomotiv por Alvalade.

Horácio L. Azevedo disse...

Boa análise! Também gostei muito como explicou o Lokomotiv e Molde... Enfim.

Ricardo Nascimento disse...

faltou coragem... faltou coragem para na quinta-feira virem escrever sobre verdades absolutas.

Ricardo

Henrique disse...

Jogo fraco de ambas as partes. Não tem que ver com o resultado, mas sim com o processo, ridículo comparado com aquilo que vimos nos últimos anos.

Tanto o Lopetegui como o Vitória metem jogadores com meia dúzia de treinos pela mesma razão, porque têm pouco o que lhes dizer, um treininho chega. Cheira-me que vão andar à procura da "sua identidade" o campeonato todo.

Ruben Ribeiro disse...

Quem acha que o blog tem defendido o JJ por ter ido para o Sporting deve ter uma memória proporcional à pequena desilusão de LFVieira no final do jogo, que me lembre desde que existe Lateral Esquerdo que as equipas de JJ são defendidas, sejam elas Braga/Benfica/Sporting.

Mas foi uma bicada muito grande, entendo que ainda afecte.
Sofremos semelhante com o Moutinho.

Paolo Maldini disse...

henrique...nem mais! a forma como quer um quer outro lançam tipos assim à toa diz tudo sobre o que é preciso aprender nos seus jogares... RV entao tem sido demais... gajos da equipa b vao à ser titulares, depois voltam p a b... enfim é um rodizio que só ainda n deu para os marroquinos...

Henrique disse...

maldini, eu nem consigo perceber como os marroquinos ainda não calçaram, só se foram agora para mecca para o hajj...o caso do victor andrade é o que me assusta mais. O gajo obviamente não presta, eu nunca o vi fazer um jogo bom pela equipa B, incluindo hoje, mais uma vez ridículo. No entanto já conseguiu ser titular do benfica..

Só um pequena questão, o que achas do N. Semedo? gostava dele na B, e até nem tem estado mal. muitos dos cruzamentos parvos que tira parecem-me mais forçados pela falta de linhas de passe.

João Duarte disse...

Lançar gajos de repente...assim tipo...Eder Luís?

João Duarte disse...

Ou então que dizer dos Emersons e dos Cortez desta vida que tanto treinaram com o Mestre e tanto o ouviram e nada evoluíram? Já sei...eram surdos.

David Cardoso disse...

E o Sportind é melhor que este Fcp ou Slb? Devem estar a gozar ...

qal a diferença deste classico em relação ao qe o Slb fez com o Jj ano passado frente ao Fcp e Scp??

Foi a porcaria do costume ,ou seja jogar na espetativa , a unica coisa que mudou foi o treinador.

Quando ganhanos o ano passado o Fcp e empatanos com o Scp com uma sorte q nao lembra o diabo ninguem achou que fosse o pior Slb dos ultimos anos...

Martelo Pneumático disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Martelo Pneumático disse...

Herrível!
Estive com mais atenção ao Porto. O André não jogou assim tanto. Muita energia dissipada para fazer o que não interessa (como de costume). Muitas falhas posicionais, tanto nos momentos ofensivos como defensivos. Imbula idem, só que este não corre tanto... Sem médios de jeito não há jogo interior (duvido que houvesse de qualquer maneira), mas sobretudo não há a reacção à perda que havia o ano passado. O meio campo do Porto (dos que jogam) é só Rúben.
O Benfica não correu riscos, mais ainda assim defendeu muito mal (o Porto também). Muitas marcações individuais... aquilo abria por todo o lado (principalmente em largura). Ainda assim, 45min sem um remate! Porto nulo na primeira parte.
Semedo agarrado ao Brahimi desde o 1º lance do jogo. Brahimi a abrir o corredor para o lateral ou médio interior? Nã... Brahimi e Layún na mesma linha (e em cima da linha, literalmente). Aboubakar muito preso ao corredor central.
A linha defensiva do Porto tb é fraquinha, tanto em termos colectivos como individuais. O Maicon falha tanto posicionamento! Com bola, então, é sempre a apontar para Valbom.
Na 2ª parte o Lope mudou bem algumas coisas. André atrás do Aboubakar, do lado da bola, a procurar o espaço entre o central e lateral (estava sempre lá). Aboubakar mais solto, também. Jogo ligeiramente mais apoiado à frente.
Cadê o Corona? Ou me engano muito, ou hoje já deu para ver que é fuço! O Varelinha tropeça muito, mas sabe sempre o que fazer. Quando os pés não atrapalham, fá-lo bem!
Enfim... embora a jogar mal, já não ganhávamos um clássico faz tempo. Há que saborear, até porque no próximo jogo já temos de aguentar com os Herreras e Danilos desta vida.
Quanto ao Benfica, só o LFL para dizer que está mais consistente defensivamente. Ofensivamente não vi, a não ser 2 bolas paradas na primeira parte (que também contam, embora o Lope pense que não). Salvé Casillas!

Cumprimentos


Martelo Pneumático disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TheKuiou disse...

desculpem lá.. fiquem lá com o vosso Jesus... o Sporting do Jesus é que joga muito então.

Haja noção.

Dos melhores derbis dos últimos anos... achei um jogaço.

Não sei.. mas fiquei com a ideia que tanto Benfiquistas como Portistas acharam que foi um excelente jogo, de ambas as equipas.

Frantebol disse...

Não há um artigo sobre o 3-1 de quinta-feira?? :D

Radagast disse...

Eu acho que é um desperdício perderem tanto do vosso conhecimento (não estou a ser irónico) e do vosso tempo em endeusar o Jesus. Eu gosto de aprender, e convosco aprendo, mas se insistem em fazer spin do que todas as pessoas estão a ver perdem credibilidade. Eu também imagino que é para o lado que dormem melhor. Comparar o jogo que o Benfica fez no Dragão no ano passado com o que fez este ano de uma forma tão categoricamente positiva reduz as coisas ao resultado. Se há coisa que eu tenho lido por aqui (e bem) é que o resultado nem sempre é determinado pela qualidade do jogo, mas que diacho, o ano passado o jogo do Benfica resumiu-se a dois blocos baixos e pontapé para o Lima, e se não fosse a defesa do Porto permitir uma golo com a coxa já na pequena-área (se não me engano) o benfica tinha saído de outra forma. Eu sei que vocês é que percebem disto, eu admito que não percebo nada, mas para mim este foi dos jogos do Benfica no Dragão mais interessantes e positivos (falo apenas da primeira parte) dos últimos anos.

Nélio Marques disse...

Gostos dos vossos artigos, mas juro que não percebo a vossa extrema admiração pelo JJ. É um bom treinador, fez coisas boas pelo Benfica, mas tem falhas enormes.

Porque motivo não há uma única análise ao jogo do Lokomotive ? Porque motivo este clássico é tão diferente dos vários desaires o Benfica teve com o Porto nos últimos 6 anos ?

Honestamente, e pela lógica aqui defendida, o Sporting seria campeão sem grande dificuldade o que me parece muito difícil que aconteça. É preciso perceber o grande investimento que houve no Benfica e no Porto nos ultimo anos, O Benfica quando o Jesus entrou tinha Di Maria, Aimar, Saviola, Ramires..., o Porto perdeu este ano 4 ou 5 jogadores chave entre eles o Jackson.

Maldini, as pessoas vêm aqui ver o Blog para aprenderer, não quer dizer que consigam compreender tudo ou que concordem totalmente, ou mesmo que só haja uma verdade absoluta.

Abraço e Saudações Benfiquistas.

R.B. NorTør disse...

Quem não percebe que o blog se foca em JJ, ou em RV, ou em Lopetegui, quando o faz, por aquilo que eles tentam colocar nas suas equipas, independentemente ou por comparação com a qualidade que têm à sua disposição, devia abster-se de comentar...

Se é excessivo dizer que ontem o Benfica com JJ tinha goleado, porque marcar golos é da exclusividade de quem está lá dentro, falhar marcações ou passes é exclusividade de quem está lá dentro, etc. Se aqueles cantos na primeira parte ou o cabeceamento do Mitroglou entrassem, o RV seria melhor treinador por isso? Se o André tivesse falhado o remate, ou o JC o tivesse defendido, o que é que isso dizia da capacidade de JL?

O que diz da capacidade dos treinadores é como o JL ao intervalo corrige o posicionamento do André para aproveitar o que é uma fragilidade da forma de defender do Benfica e o RV não faz nada para mudar isso. O que diz da capacidade dos treinadores é como o RV lança jogadores como quem atira barro à parede, na esperança que num golpe de mágica o jogo se resolva.

O JJ até pode nem ser campeão, até pode nem ganhar nada, mas não o será porque ao chegar em Alvalade não teve à sua disposição Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão, Ramires, Javi Garcia, Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria. Ou não tem ao seu serviço um Brahimi ou um Imbula, por muito sub aproveitados que por vezes andem. Não, o campeonato está equilibrado porque onde há qualidade individual (Benfica e Porto) falta qualidade de treinador e onde há um treinador de qualidade falta qualidade individual (Sporting, para nos limitarmos aos ditos grandes).

Quem quer comparar treinadores apenas com base no número de vitórias e derrotas deveria abster-se de comentar aqui, porque ao fazê-lo está a prestar um mau serviço a todos os outros: os que querem aprender e os que tiram parte do seu tempo para escrever.

Teconfil Limitada disse...

Pelos vistos o fcp e o slb estão entregues aos bichos, estão uma miséria, estão fraquíssimos.
Quem está bem é o scp do Jesus. Aquilo é só qualidade, quer no banco, quer nos treinos, quer em termos individuais.
Só é pena vocês não terem tido tempo para fazer uma análise às derrotas contra os colossos russos, para tentarmos perceber como é que a ultra-mega-hiper-super equipa treinada pelo mestre foi escorraçada da fase de grupos da principal competição de clubes e como levou um verdadeiro "chocolate" no 1º jogo da liga europa.
Só é bom que não se esqueçam que as análises isentas são credíveis... as outras valem o que valem...

Pedro disse...

"Sem Gaitan e Jonas era o valha-me Deus"

Sem dúvida. Quer este ano quer o ano passado. A diferença é que não acredito que o fcp este ano dê tantas abébias.

Benoit disse...

A melhor frase que vi para definir Rui Vitória- "O que diz da capacidade dos treinadores é como o RV lança jogadores como quem atira barro à parede, na esperança que num golpe de mágica o jogo se resolva."

David Cardoso disse...

"porque onde há qualidade individual (Benfica e Porto) falta qualidade de treinador e onde há um treinador de qualidade falta qualidade individual"

Parabéns RB Nortor , numa simples frase resumiste tudo , e por incrível que pareça ,não ficaria supreendido se o meu SLB fosse campeão.

Em relação ao clássico apenas mudou o treinador pq a estratégia foi a mesma porcaria do costume , jogar na expectativa, esperando o milagre no ataque e na defesa aguentando o pontinho , o ano passado tivemos 2 milagres no Dragão e 1 em alvalade , mas creio que desde que o Jesus se converteu a Judas os milagres acabaram...

Unknown disse...

Podem exemplificar com imagens, os erros de posicionamento que são frequentes?

Paolo Maldini disse...

bem, algumas coisinhas rápidas...

não sei pq se tornou esta caixa de comentários um pro - contra JJ... o jogo foi SLB x FCP. Fui espreitar para trás e desde agosto q n há um post sobre o treinador do SCP. Parem de chorar, ultrapassem isso! Até o presidente Vieira se estava a rir no fim do jogo, porque continuam voces com essa guerra?!

sobre a ausencia de analise aos jogos das Comp Europeias. Isto é só um blog amador sem fins comerciais. Escrevemos quando nos apetece... e quando podemos! Se calhar ter sido a meio da semana impossibilita de ver o jogo... se calhar tentamos não escrever sem ver... ainda que com o grau de entendimento do jogo que tantos dos que por aqui andam têm, daria igual...

Sobre as parecenças entre este FCP x SLB com o do ano passado... basta ouvir o podcast que se fez no ano passado por altura desse clássico... onde foi dito praticamente o mm, com a atenuante de que estando a ganhar e à frente da classificação se poderia perceber um pouco melhor a atitude do SLB, ainda que tenha ficado claro que se discordou dela.

Em que jogo foi lançado o Eder Luis? Com o SCP na Luz, n foi? Foi portanto a 4 ou 5 jogos do final do campeonato, quando ele chegou em Janeiro. Dois ou três meses, para dois ou três dias, é um pouco diferente.


e termino com a frase do TheKuiu num comentário em cima para mostrar que todos temos direito às nossas opiniões, por mais "diferentes" que sejam

"Dos melhores derbis dos últimos anos... achei um jogaço. "

Rafael Antunes disse...

Resumo perfeito do jogo!

Passei o jogo num misto de tristeza pelo espectáculo, e o vómito que me dava ouvir o LFL a debitar alarvidades...

Depois a justificação para a substituição de Jonas e que é este o caminho, portanto, estão vivos... OK!!!! Fui directo à casa de banho...

Do céu ao inferno futebolístico em apenas 2 anos... What a sad story!!!!

Pedro disse...

"O que diz da capacidade dos treinadores é como o RV lança jogadores como quem atira barro à parede, na esperança que num golpe de mágica o jogo se resolva."

É uma crítica fundamentada.

Mas o que dizer do sofrer um golo e colocar um Gonçalo Guedes em campo aos 90 minutos? Estratégia? Plano treinado durante a semana? Genialidade?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não, Maldini, o Éder Luís chegou em Janeiro (com Kardec e Airton) e foi mesmo logo titular no campeonato passadas poucas semanas. Não foram meses. O primeiro golo dele pelo Benfica foi a 27 de Fevereiro, e já tinha sido primeira escolha antes, e nesse jogo o Airton também foi titular.

O Benfica não tem menos qualidade individual do que no ano passado. A única mudança é a saída do Maxi pelo Nélson e ainda a lesão do Salvio - se o uruguaio é mais experiente, o jovem tem mais coisas para dar nos próximos anos. O Maxi é mais consequente com bola e tem outro nível de conhecimento do jogo mas a diferença não tem saído muito grande.

A grande diferença individual deste plantel, na minha opinião, é para melhor e está na frente: eu tenho gostado mesmo muito do Mitroglou. Muito melhor jogador do que o Lima (jogador que sempre apreciei e aprecio), sobretudo a nível técnico e de tomada de decisão. Pergunto-me o que faria este rapaz com mais apoios para jogar? 20 e tal golos?

E depois ainda há Jimenez, que eu gostei sempre bastante de ver jogar quando estive no México. Era, de longe, o melhor jogador da liga mexicana. É um jogador que eu gosto e uma opção que, no ano passado, não havia no plantel do Benfica.

Dito isto, confesso que gostei mais do jogo do Benfica ontem do que no ano passado (que não desgostei). Acho que no ano passado a equipa atacou pouco - na época discordei de vocês porque achei que, mesmo assim, ainda fomos à frente algumas vezes - porque assim o quis o treinador. Foi uma opção deliberada.

Ontem, o que se viu foi que o Benfica queria mesmo jogar mais à frente mas os atletas não tinham forma de o fazer. Faltaram apoios para conseguir ter mais bola (35 por cento de posse de bola é muito mau) e faltaram melhores decisões, de todos os atletas - talvez retire apenas o Mitroglou deste cenário. Destaque especial para o jogo horrível do Jonas. Foi péssimo e algumas vezes por culpa própria mesmo.

Até porque foi relativamente fácil, mesmo com problemas na pressão e na defesa à zona, manter o FCP fora da área e recuperar inúmeras bolas no meio-campo deles. Na primeira parte então o FCP passou vários minutos completamente à nora, sem saber o que fazer para chegar ao último terço.

A favor do JJ fica o que eu acho do golo e da outra oportunidade 1x0 do muito interessante Aboubakar (com o Rúben foram os melhores do FCP): não tinham acontecido, simplesmente.

Já se perceberam as razões para a saída do JJ e parece claro que, até ao momento de se saber que ele iria para o Sporting, os dirigentes do Benfica não o queriam mais no clube. Olhando para a equipa de hoje, consigo perceber porquê e, mesmo não concordando a 100 por cento, aceito na boa a decisão de o dispensar.

Só que o problema deveria ter sido resolvido com a contratação de um treinador com ideias de equipa grande e minimamente competente a treiná-las. E havia várias opções, com o Marco Silva à cabeça e o Vítor Pereira em segundo lugar (entre outros). Até o Fernando Valente seria melhor opção do que o Rui Vitória.

Como diz o Blessing (com razão, de facto) o Benfica vai melhorar. Com as ideias erradas - digo eu.

Pedro disse...

Eu parei de ler aqui! Prémio pullitzer para este rapaz! "Obtusos que fabulam punhetas intelectuais com bestialidades criativas...".
Meu deixa o futebol é o ramo errado para ti!!

YayayaToure disse...

Concordo com a vossa análise. Muito fraquinho o classico de ontem a noite. Muitas debilidades na organizaçao ofensiva e defensiva de ambos os conjuntos. O Porto, por ter um melhor indice qualitativo individual acabou naturalmente por se supeiorizar.

Qual a vossa opiniao sobre o Gonçalo Guedes? Acham que tem os condimentos intelectuais e técnicos para vingar na equipa principal do Benfica?

E sobre o Imbula? Nao acham que é um jogador que acrescenta muito pouco a uma equipa que luta por objectivos maiores? A unica coisa de que é capaz é lateralizar o jogo. INcrivel a sua incapacidade criativa de fazer um unico passe que rompa uma linha dfensiva criada pelo adversario. Entao se tivermos em conta que é o jogador mais caro da historia do futebol portugues (acho eu) o caso torna se ainda mais grave..

DC disse...

Edson concordo contigo sobre os avançados do Benfica. Muito bons mesmo.

E quem é que disse que o Sporting não tem qualidade individual? Estão mesmo a falar a sério?

Pedro C. Azevedo disse...

Maldini: "Fui espreitar para trás e desde agosto q n há um post sobre o treinador do SCP. Parem de chorar, ultrapassem isso!"

Pois não. Desde que o Sporting de JJ perdeu com o CSKA que não houve nem mais um post. Até aí, tudo o que o Sporting fazia vinha directamente do Olimpo.
Desde esse jogo, acabou o tempo para análises de jogos à semana.

Tenho pena do enviesamento pró-Jesus e pró-Vítor Pereira, porque não tenho qualquer conhecimento teórico de futebol e gosto de vir ao vosso blogue tentar aprender umas coisas.

Mas, atendendo aos últimos tempos, confesso que vou deixar de vir com tanta frequência. Entendo que vos seja indiferente, obviamente.

Nota: Não sou benfiquista, nem tenho nenhum trauma com o JJ.

DF disse...

como deixou de ser do benfica o jesus já não presta...
gente patética esta...

Ace-XXI disse...

Mas onde é que neste post se defende JJ?!

João disse...

DF, generalizar é feio.

Maldini, se escrevem muito sobre o JJ são criticados. Se não escrevem sobre o JJ são criticados... Preso por ter cão e preso por não ter!

Continuem a partilhar o conhecimento que a malta agradece!

hra disse...

Continuem o vosso trabalho, não deixou de ser excelente só porque o JJ foi para o Sporting.
A unica coisa que mudou nesta caixa de comentários é que antes, alguns benfiquistas vinham aqui para aumentar o seu ego em vez de discutirem sobre futebol.

Blessing disse...

Vai lá essa gente perceber que nem todas têm as suas vidas, e possibilidades de ver jogos a meio da semana, à noite. Ninguém ainda pensou que, se calhar, esta malta que treina jogadores não profissionais tem treinos aos dias de semana no horário pós laboral. Vai lá essa gente perceber que se calhar, afinal, os tipos que aqui escrevem têm vida. Uma bem diferente da deles. Acham que o comentário enorme que o Maldini fez (nunca o vi fazer) q explicar tudo por a+b foi arranjar desculpas. Fdc mas alguém aqui tem que arranjar desculpas para merda alguma?
Eu já disse isto, e vou continuar a repetir, quando vocês começarem a pagar pelo acesso ao blogue podem exigir o conteúdo. Até lá, chupem e continuem a chupar. Ou soltem as notas.

Edson :) top!

Jorge Carolo disse...

É essencialmente na qualidade das ideias de jogo que a maioria não percebe que o jogo foi uma miséria.

A ocupação dos espaços, a organização defensiva e ofensiva, o jogo apoiado, o jogo entre linha, enfim, tanta coisa mal feita e no fim foi parecido com um jogo da liga inglesa daí tanta gente ter gostado, agressividade e oportunidades caídas do ceu (neste caso refiro me mais às do Benfica) e mediocridade no geral.

Depois a incapacidade destes ingratos (comentadores) de perceberem o que os autores escrevem... Quando se fala de JJ, VP, entre outros, não quer dizer que se goste de tudo o que é feito por estes, que façam tudo bem e que sejam os deuses... Quer dizer que se prefere isso ao que outros fazem, RV e companhia... Prefere se ideias e organização, a aleatoriedade e garra e sentir a camisola e fé no Gaitan (ou outro). Prefere se um jogo em que jogadores jogam com uma ideia de jogo, mas não a sua!! A de todos!! É isso que JJ, VP e outros mais fazem que outros não sabem nem percebem.

Têm sempre o Visao de mercado que adora o vosso tipo de comentários. Recomendo vivamente.

Benoit disse...

Avé Blessing, não percebo é porque ainda se responde a certo tipo de gente. Quem aqui escreve não tem de se justificar em nada e quem não gosta do que lê sempre tem o Visão de Mercado (ou picareta) para se entreter.

João disse...

«Eu já disse isto, e vou continuar a repetir, quando vocês começarem a pagar pelo acesso ao blogue podem exigir o conteúdo. Até lá, chupem e continuem a chupar. Ou soltem as notas.»

Blessing, eu já fiz uma sugestão para isso. :p
Não sei se teria pernas para andar, mas seria interessante e sem compromisso.

J. Saro

francisco disse...

Tenho vindo ao Vosso Blogue à espera das considerações q na época passada fizeram sobre o "corredor central", miserável, do Benfica... continuo a não ver referências aos "corredores centrais"...

Aza Delta disse...

Malta vejam todos os posts sobre o Jesus entre Agosto de 2010 e novembro de 2013

Paolo Maldini disse...

J.Saro

temos mm de falar nisso... sp vai ajudar a limpar um pouco o ambiente...

Paolo Maldini disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2013/05/dois-grandes-treinadores-mas-apenas-um.html

vejam se gostam

e o comentário na altura do tri campeonato do FCP

"Miguel Nunes disse...

Quem ficar c o treinador q tem estará mais perto de ser campeão na próxima época. Ficando os dois... ui... mais uma luta épica a 2!"


No fundo tudo se resume a aproximar ou distanciar do sucesso.

Henrique disse...

Edson,

"Olhando para a equipa de hoje, consigo perceber porquê e, mesmo não concordando a 100 por cento, aceito na boa a decisão de o dispensar."

Podias explanar mais um bocado? De que forma é que a equipa que o Benfica tem neste momento condiciona a decisão de manter ou não jesus?

André Pinto disse...

Está tudo doido.

1) A partida teve lugar na fase inicial da época, depois de uma jornada da Champions. Sobretudo o FCP, teve uma deslocação complicada. Acho que algum atabalhoamento e faltas de entrosamento nesta fase se podem aceitar.

2) O Maldini fala dos piores dos muitos últimos anos. Igualmente apontou inúmeras vezes em fases prematuras desta temporada, o que o SCP tinha evoluído, para estar em situação semelhante à que estava no ano passado. Talvez até um pouco pior, visto ter abdicado taxativamente das competições europeias.

3) O FCP só sabe lateralizar. Aqui até concordo em parte, mas é preciso dizer que o resultado peca por defeito, tendo em conta a produção atacante portista na 2ª parte. Se o FCP houvesse ganho por 2 ou 3-0, como seria natural, acho que este post nem teria existido.

4) Oiço e leio barbaridades sobre certos jogadores. Por exemplo, que Imbula só joga para o lado. É preciso reconhecer-se como ignorante e estar calado. Se Imbula só joga para o lado, é porque se encontra manietado pelas indicações de Lopetegui. No Marselha, não jogava para o lado. Mais, nota-se que a sua tendência é pegar na bola e galgar muito metro no corredor central.

5) Não sendo também credor do que se escreve neste blog sobre JJ ("ninguém na Europa faz isto", etc. , talvez referindo-se ao facto de que ninguém na Europa seja mais caseiro que ele), admito que o golo do FCP nasce de um lance que dificilmente teria lugar no Benfica do ano passado, tendo em conta a forma como se apresentou então com dois blocos defensivos muito próximos, sempre com ajuda e superioridade numérica nos flancos.

O meu balanço é simples: - o FCP está quase igual ao ano passado e o Benfica piorou um bocadinho. Bocadinho esse que lhe pode custar o campeonato. O SCP, na minha opinião, conta bem menos do que vocês e outros possam fazem crer.

Nuno disse...

Eu como benfiquiesta não gostei do q vi mas fico surpreendido por ouvir muitos benfiquistas a dizer q gostaram da 1a parte e q jogámos bem! Ninguem percebeu q colectivamente somos zero.
Eu percebo pouco disto e tenho essa consciência, mas este blogue mostrou-me q nao estou sozinho! A gde maioria dos adeptos e comentadores nao percebe nada disto (o freitas lobo é patético)!
R.B. NorTør comentário top. Revejo-me em tudo o q escreveste sobretudo nisto
"O que diz da capacidade dos treinadores é como o JL ao intervalo corrige o posicionamento do André para aproveitar o que é uma fragilidade da forma de defender do Benfica e o RV não faz nada para mudar isso. O que diz da capacidade dos treinadores é como o RV lança jogadores como quem atira barro à parede, na esperança que num golpe de mágica o jogo se resolva"
Quando me lembro q o treinador do meu clube é o RV deito as maos à cabeça. E sei q há mta gente no futebol do Benfica(sem poder de decisão) a pensar o mesmo!

João disse...

André Pinto, carrega ai nas tags do JJ e vai ler os posts, tens vários, e vais perceber o que é que ele faz e é único na Europa. Depois carrega na tag "Sporting", lê mais um bocado, e vais perceber que melhorias houve no Sporting. E assim, percebes também o "bocadinho" que o Benfica piorou.

http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/nacional/jurgen-klopp-esteve-em-alvalade - A estudar JJ? :)

YayayaToure disse...

"4) Oiço e leio barbaridades sobre certos jogadores. Por exemplo, que Imbula só joga para o lado. É preciso reconhecer-se como ignorante e estar calado. Se Imbula só joga para o lado, é porque se encontra manietado pelas indicações de Lopetegui. No Marselha, não jogava para o lado. Mais, nota-se que a sua tendência é pegar na bola e galgar muito metro no corredor central."

Pego só neste ponto, mas de qualquer modo deixe me salientar que toda a sua intervençao foi uma atrocidade sem limites. A sua incapacidade para constatar que o seu Porto é uma equipa débil nos vários momentos do jogo só prova que o seu cérebro é do tamanho de uma azeitona. De qualquer modo, vou perder um minuto do meu precioso tempo e dizer lhe, em primeiro lugar que voce é uma besta. Em 2o lugar, que vocÊ é uma autentica besta. Uma pessoa incapaz de ver as debilidades tecnicas do Imbula, que é incapaz de romper linhas uma vez que seja com uma passe vertical (ahh desculpa.. é culpa do Lopetegui.. O Oliver por exemplo tb so podia latelarizar), incapaz de procurar jogo interior, só pode ser um autentico acéfalo. Meu caro, limite se partilhe a sua ignorancia só consigo por favor. Faça esse favor a toda esta comunidade. Um bem haja

Pedro disse...

Acho que o jogo de ontem demonstrou que, actualmente, aos piores SLB e fcp dos últimos anos junta-se, igualmente, o pior scp dos últimos.
:)

Hélder disse...

Mas há dúvidas que é o pior Benfica dos últimos anos?

Quanto ao porto, vamos ver se é o pior. Há 2 anos atrás foi fraquinho tb.

André Pinto disse...

Caro YayaToure,
Não sei que carapuça enfiou, mas aconselho-o a tomar um comprimido, porque está muito nervoso. Depois, besta é o senhor, como se lê na diarreia que escreveu, que não contém mais do que insultos primários, dignos que um carroceiro pata-begra. Caso contrário, teria dobrado a língua sobre Oliver - jogador que tantas vezes jogou em sub-rendimento, por Lopetegui o amarrar à linha. Além disso, Óliver e Imbula nem têm o mesmo perfil físico, técnico e táctico. Se limpasse o azeite que lhe mancha os óculos, talvez houvesse notado esse detalhe.

E se pretende prolongar o festival de perdigotos comigo, poupe a saliva misturada com torresmo e guarde o seu vernáculo para os bêbados aí na tasca, ou os primatas da sua jaula, não sei. Um bem-haja, igualmente.

slbenfica disse...

Concordo, mas infelizmente raramente vi um Benfica a jogar olhos nos olhos no dragão ou nas antas! E isso é um problema neste e noutros jogos que o RV tem de resolver.

YayayaToure disse...

Ahhahah Já deu para perceber que você é mais um daqueles pseudo-intelectuais super frustrados com a vida que leva e que se acham donos da razao sobre toda a merda que debitam, mas para um observador mais atento, nao fazem a puta da minima ideia sobre o que falam. É o chamado discurso vazio, revestido de uma forma engraçada. É o seu caso caro André Pinto.

Você nao percebeu a comparaçao feita com o Oliver. Ponto. Sabe porquê? Porque voce nao percebe nada do jogo. Voce é mais um dos que continua erroneamente a catalogar e a fragmentar os jogadores segundo as suas várias caracteristicas. VocÊ ainda nao conseguiu perceber que um jogador é um todo - técnico/ táctico / físico / cognitivo. Para você só porque o Imbula é um monstro, acaba por livrá-lo de qualquer obrigaçao criativa. Lateralizar e correr imenso com a bola - quando normalmente esta ultima opçao raramente é a melhor decisao - é suficiente para um jogador que custou 20 milhoes de euros. Esqueci me do importante pormenor: trata-se de um médio centro! Eu nao tenho a certeza se ele é bom ou mal. Como prova disso, iniciei o meu primeiro comentário com uma pergunta especifica sobre o jogador francês. Confesso que, ao contrário de você, um conhecedor profundo da liga francesa, mais especificamente do Marselha, clube que acompanhou fervorosamente na época passada, conheço pouco do jogador. Mas até agora as impressoes sobre o ele nao foram as melhores. Estava à espera de outro tipo de jogador. Um jogador de outro calibre, mais completo, sobretudo no momento ofensivo. Mas, ao contrário de você, posso vir a estar enganado. Vamos ver como o Porto e mais especificamente o jogador evoluem. Nao irei responder a mais nenhum comentário seu. Um abr!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Henrique,

É apenas a minha opinião, atenção, porque eu não estou lá dentro.

Nelson Semedo, Victor Andrade, Gonçalo Guedes, Nuno Santos, entre outros, fazem parte do plantel (alguns são, neste momento, titulares). Com JJ, como sabemos, provavelmente estariam na equipa B ou noutros clubes.

Algumas decisões são incompreensíveis, na minha opinião. Tipo o Bernardo Silva e até mesmo o Nelson Semedo (seria uma boa alternativa ao Maxi, apesar de apreciar o A. Almeida a lateral, mas o miúdo tem muito potencial e tinha tudo para evoluir com o Jesus, um mestre nestas coisas), que jamais tiveram uma única oportunidade com o JJ - e, sobretudo em relação ao Bernardo, não há justificação.

O JJ não tem defesa no caso do Bernardo Silva. O Salvio passou um monte de tempo lesionado nos últimos dois anos, o Jonas só chegou em Setembro de 2014. O Bernardo Silva tem e tinha qualidade de sobra para ir entrando nestas posições.

Percebe-se hoje melhor que as decisões do antigo treinador do Benfica criaram divisões internas, começando no topo e acabando na relação com estruturas técnicas dentro do clube. Se calhar a direcção tem alguma razão, se calhar o JJ é demasiado teimoso (e com dificuldades em avaliar o potencial de atletas que não treinam com ele) para entender que o caminho é sempre composto por vários caminhos.

E o JJ ainda ajudou a complicar tudo com as declarações públicas que foi fazendo sobre a formação.

Sem entrar a fundo na qualidade, ou falta dela, da formação do Benfica (que aparenta ter alguns problemas, ainda que se façam coisas bem feitas), até porque eu sou daqueles que estou me cagando para a proveniência dos jogadores, mesmo assim tenho de reconhecer que não faz sentido investir bastante na formação se depois não se aproveita ninguém desportivamente e se não há qualquer ligação com o topo da pirâmide - nem mesmo para os que têm um potencial indiscutível.

A solução pensada para resolver a situação sem criar ondas - até porque o Benfica já está a gastar menos em contratações, a tentar reduzir o enorme passivo e essas coisas que não são para aqui chamadas, ao mesmo tempo que a banca apertou a torneira e o Benfica afastou-se dos fundos - foi um fracasso.

A direcção do Benfica pensou que o JJ, na melhor das hipóteses, poderia ir para o FCP (que não quis dispensar o Lopetegui, como sabemos). E tentou empurrá-lo para uma solução fora de Portugal. Esqueceram-se, de forma admirável pela tamanha ingenuidade, que no Sporting há fundos invisíveis e que fora de Portugal o JJ é desconsiderado - erradamente, muito erradamente - por uma série de razões.

Depois tentou-se, em desespero, quando se soube que o homem estava a chegar a um acordo com o Sporting, reverter a situação. E foi-lhe oferecido um novo contrato sem redução salarial (isto é público).

Esta é a minha interpretação do processo de divórcio - litigioso - Benfica-JJ. Repito: hoje compreendo melhor a decisão de não renovar com o JJ.

Mas a situação só poderia ser equilibrada com um técnico de igual ou até mesmo melhor valia em termos de ideia de jogo para um clube como o Benfica - que passa 90 por cento do tempo, no campo adversário, a tentar marcar golos.

O Sporting é agora um claro candidato ao título, apesar de eu achar que tem (de longe mas de longe mesmo) o pior plantel dos três.

Benfiquista Primário disse...

Caro consócio, excelente resumo este, relativo às diferenças de qualidade no plantel versus treinador, entre os dois grandes e até o Sporting ;)

Mas infelizmente, acho que a diferença de qualidade entre treinadores é muito maior que a diferença entre qualidade individual dos jogadores...pelo menos nos onzes, talvez nem tanto nos planteis...

GV disse...

Viva,
O Benfica piorou na organização e transição defensivas, quanto ao resto não sei ainda bem o que achar... tem alguns momentos interessantes de organização ofensiva, mas tendo a achar que o RV tem que pedalar...
Cumps,

Blog de Portugal disse...

Concordo com o artigo, muito bem.

O FCP até dá sono de ver jogar, é o Barça numa versão foleira.
André André fez um grande jogo, sem dúvida, mas é o novo R. Micael. Faltas irritantes, e sempre a cair para o chão.

O SLB até me deu impressão de estar a defender bem, mas em quase todo o jogo só tinha que andar a bascular, dando essa impressão.
Contudo, se o caminho for acreditar nas bolas paradas e cruzamentos, não haverá tantas vitórias como com Jesus, mas mesmo assim é uma equipa com bastante qualidade nesse aspeto: Mitroglou, Jiménez, Luisão, Jardel,...
Se é o caminho mais adequado, não sei, embora não me pareça, dado que Jonas tem que jogar.