domingo, 20 de setembro de 2015

Tomada de decisão. Entender o jogo. O que separa os futebolistas dos jogadores da bola. E porque com jogadores da bola ganhas às vezes mas nunca ganharás com regularidade.

Da série, "O Cérebro é um orgão maravilhoso. Toda a gente devia ter um".




Não importa quão vistoso o futebolista é. Tão pouco os habituais chavões com que os jogadores rápidos e de drible fácil são brindados por quem segue os jogos. Numa equipa que vença regularmente, ou que o pretenda fazer, não cabem jogadores incapazes de ver e interpretar o jogo. 

Vitor Andrade é um não jogador de futebol, com potencial para ser adorado por quem não entende o que realmente aproxima a equipa do sucesso. A tomada de decisão. Com potencial para ter minutos em equipas que não o são verdadeiramente. Que apenas juntam onze jogadores sem ligações entre si.

Vitor Andrade já entrou de início na primeira liga num jogo do SL Benfica. Agora pense.


14 comentários:

Islander disse...

Tantos jogadores "maduros" na 1a liga sem cérebro, inclusivamente titulares de grandes, um miúdo de 19 anos num jogo da segunda liga é que tem o destaque. ... eu até pensava que este seria um aspecto em que houvesse mais margem de progressão num jogador jovem, sempre a aprender!

Paolo Maldini disse...

na verdade duvido que tenhas capacidade para aprender o que quer que seja, Islander

B Cool disse...

Um ano em Portugal e a única componente que evoluíu foi a física, muito fraquinho...

Adriano Fernandes disse...

Se calhar é mesmo o último paragrafo que define tudo. Confesso que nao vi os jogos de V. Andrade na 1ªLiga mas será que, estando já noutro nível, não seja "demasiado fácil" a 2ª liga e por isso o leve a fazer estas coisas? Veja-se por exemplo William Carvalho no Europeu Sub-21. Houve imensos momentos em que ele simplesmente pegava na bola e quebrava linhas sem dificuldade nenhuma quando, em jogos do Sporting nunca (?) se vê a fazer isso.

João disse...

Adriano, não. Ele joga sempre assim, sempre em drible, sozinho, até perder a bola. Nos jogos que fez pelo Benfica esta época teve o mesmo comportamento. Duvido que resulte num clube grande.

Pedro Pereira disse...

Quem vê as imagens até parece que a coisa não foi tão má como quem viu realmente a jogada. No entanto de más decisões está o jogo cheio, e se todos fizerem/executarem o correcto a coisa também não tinha piada. Só para lançar mais alguns dados, existem pelo menos 2 jogadores que normalmente tomam as decisões sempre diferente do que deveriam fazer no entanto são os 2 maiores génios do futebol actual. Não será por pensarem fora da bolha que são o que são?

Paolo Maldini disse...

O Messi toma as decisões diferentes do q o que deveria fazer? Para mim é o completo oposto. Acerta 10 em cada 10 decisões. Por isso é o melhor de sp. para mim...

Pedro Pereira disse...

Eu acho é q a capacidade tecnica, que leva a que as acções tenham sucesso faz parecer que são as decisões corretas. As vezes ve-se o messi limpar 3 ou 4 com uma facilidade que parece que aquilo parece a melhor opção, e secalhar para ele é! Mas não para outro qualquer. O Ronaldo neste momento já nem entra no campeonato das "decisões" tomadas, a sua única decisão é como finalizar.

Blessing disse...

Pedro Pereira. Isso explica 5% das acções do Messi. E os restantes 95%?

NSC disse...

E foi o Ola John emprestado para ficar com este cepo.

Nuno Silva disse...

ainda ontem, felizmente para mim/FCP há um ataque do Benf. prometedor com igualdade numérica e deu nada... na primeira parte, na pior fase do Porto.

foi um lance posicionalmente muito parecido com esse.

Nuno Silva disse...

quando se trata de capacidade e acerto na decisão... Messi tem uma capacidade de recursos e uma tamanha percentagem de acerto nos duelos individuais que esse recurso é seguro e vantajoso para a equipa... mas há muito poucos jogadores do mundo assim e da história do desporto.

mas quando eles tira um adversário da frente é uma carrossel... porque tem que sair outro alguém à marcação e deixar zonas livres... e assim sucessivamente

YayayaToure disse...

Muito fraquinho este miudo brasileiro. Ao nível do treinador que o lançou na equipa principal do SLB.

Qual a vossa opiniao sobre o Gonçalo Guedes? Acham que tem os condimentos intelectuais e técnicos para vingar na equipa principal do Benfica?

R.B. NorTør disse...

Yaya, como o Benfica está todos podem triunfar/falhar, depende do vento, se é que me percebes. O Gonçalo parece-me estar ao nível do que vi o Sálvio fazer o ano passado, talvez até mais ponderado. O que acontece é que depois de eu dizer coisas destas é vê-lo alegremente a cavalgar a linha até à marca de canto, é ver remates com uma floresta à frente... Enfim. Acho que Ola John, no momento do empréstimo, estava uns furos acima e dava mais à equipa, mas que o GG não é de se descartar.