quarta-feira, 25 de novembro de 2015

SL Benfica em Astana

Era por demais evidente e foi neste espaço amplamente "avisado" que a partida de Jesus traria obrigatoriamente um Benfica bastante pior. Durante demasiado tempo, um colectivo soberbo elevou as individualidades. A equipa tinha uma dinâmica muito bem definida (goste-se ou não). Toda a gente sabia em cada momento do jogo tudo o que era esperado de si. Cada jogador sabia para cada momento, para cada zona da bola, e situação de jogo onde se deveria posicionar e onde estariam posicionados todos os outros dez jogadores. Concorde-se ou não com as ideias, era um Benfica de ideias muito claras e extremamente bem definidas. Em privado um bicampeão nacional havia referido que as combinações ofensivas eram um pouco repetitivas, mas que a envolvência na zona da bola (linhas de passe / linhas no campo) era de tal forma grande que ninguém conseguia parar aquela dinâmica ofensiva do Benfica.

O que nunca foi esperado nem mesmo por aqui era que em apenas alguns meses toda uma dinâmica desaparecesse. Em Astana o pior Benfica de toda uma época. Um Benfica cujo jogar se deteoriza de jogo para jogo. Cada vez mais o portador sem opções. Cada vez mais um jogo totalmente previsível, com gente demasiado longe da bola. Cada vez mais um jogo de impulsos individuais. Cada vez mais um Benfica no campo de jogo de forma totalmente aleatória. Jogadores a tentarem ligar-se, mas sem qualquer príncipio comum. Um Benfica que não sabe ao mesmo tempo ter um campo curto sem bola e manter o controlo da profundidade. Um Benfica que não controla espaços nem jogos. Apenas se apresenta em campo com onze jogadores.

Já não dá para fazer reset. Rui Vitória não é o mau treinador que a sua equipa demonstra no campo de jogo. Todavia, está sem soluções. Não estava ainda pronto para o desafio e demasiadas indefinições (novo jogar, o que aproveitar do passado?) traçaram-lhe o destino. Adiá-lo só por não haver, eventualmente, outra opção que no imediato esteja disponível.

Hoje, naturalmente que todos os jogadores do Benfica parecem muito piores que antes. E na época passada já havia sido alertado neste espaço que individualmente um Benfica era uma equipa cheia de lacunas e muito longe de poder competir com um FC Porto incrivelmente mais forte (apenas individualmente) não fosse um colectivo extraordinário (recorde que esta equipa com Lima e Maxi foi campeã nacional. Enquanto que no norte moravam Jackson, Oliver, Alex, Danilo e Casemiro!)

32 comentários:

EK disse...

Por favor, sugiram um nome. Por curiosidade principalmente, mas também porque resta nos sonhar. Eu escolheria, por esta ordem, Paulo Sousa, Vítor Pereira, Marco Silva ou Vitor Paneira. Falando em portugueses apenas ..

Rogério Alves disse...

O que vale é que muitos Benfiquistas continuam a ir na cantiga que são as arbitragens que os têm feito perder jogos, em vez de olharem para o futebol miserável que a equipa pratica em contraste com os anos anteriores. O que vale é que aquela vitória em Madrid, que caiu do céu, ainda lhes vai dar qualquer coisa, porque no campeonato, a continuar a jogar assim, rapidamente ficarão afastados da corrida. Vamos ver o que os responsáveis do Benfica irão usar como desculpa no próximo desaire´, porque 2016 são anos de eleições.

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Mas consegue o apuramento!
1000 x um Vitória a um Quique Basco !

Ricardo disse...

Primeiro que tudo: esqueçam, esqueçam, esqueçam Marco Silva. Enquanto Jorge Mendes for o efetivo manda-chuva do futebol do Benfica, não entra lá ninguém que não seja da carteira dele. Mais facilmente levarão com Nuno Espírito Santo, até mesmo Leonardo Jardim. E quanto aos rumores Mourinho... só se renegociar (e "renegociar" torna-se, neste contexto, um eufemismo) aquela pobreza franciscana que é o contrato com a Fly Emirates - não se fiem em mim, vão ver o R&C.
Quanto ao considerando que Rui Vitória terá chegado demasiado cedo ao Benfica, isso era se ele fosse uma espécie de Paulo Fonseca ou o próprio Marco Silva - i.e., treinadores ainda jovens, nem sequer na casa dos 40, que deram um passo maior que as suas pernas demasiado cedo. Cada vez mais me convenço é que Rui Vitória, como Paulo Sérgio ou mesmo Lopetegui, é o exemplo acabado do Princípio de Peter.

Octavarivm disse...

O melhor de JJ é o modelo ou é o facto de ele conseguir operacionalizá-lo a 100%?

Nélio Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quem disse...

2016 são ano de eleições e por isso avalia-se todo um trabalho de anos apenas pela má escolha de um treinador. Que imbecilidade.

joo disse...

Se a propalada aposta formativa é para levar a sério eu escolheria um nome a cabeça RUI JORGE... Que até foi falado (para a equipa b se não erro) anteriormente

joo disse...

A vitória de Madrid (e eu vi in loco junto de todos os nossos que puderam lá estar e no banco do lado do irmão do Raul Gimenes) deveu-se exclusivamente ao assomo de galhardia dos nossos jogadores ponto! Vitória deve ser um gajo espetacular como treinador (pelo menos para um clube como o BENFICA) é medíocre ... E quanto mais se insistir no erro maiores são as consequências ... Já aqui referi que se aposta da formação (que implica um projeto de longo prazo) é efectiva só um nome me parece capaz RUI JORGE... Mas se o BENFICA no entretanto quiser continuar a ganhar temos que galgar fronteiras e ir buscar um nome como Bielsa

Henrique disse...

Nesta altura parece-me que um nome que está disponível e era capaz de fazer uma transição no clube é o paulo bento. Nesta fase não há muitas opções.

Benfiquista Tripeiro disse...

Ricardo, o que leste no Relatório e Contas foi a verba que a Emirates pagou no ano passado quando só patrocinava a formação. Obviamente que não está incluído o valor deste ano, como patrocinador principal.

Pensava que isso era lógico. Mas, de qualquer forma, aqui fica o reparo.

Pedrooo317 disse...

"O melhor de JJ é o modelo ou é o facto de ele conseguir operacionalizá-lo a 100%?"

A segunda, como é óbvio.

Dennis Bergkamp disse...

Em varios momentos, foi visivel um dos porques da incapacidade do SLB controlar qualquer jogo.

Bola num dos medios centro, joga no lateral proximo e vai para cobertura ofensiva.

O Medio centro mais longe, esta na mesma linha do lateral que agora tem bola. Passe paralelo tem um risco enorme, pela possibilidade de perda de bola e menos 2 jogadores para defender (os 2 envolvidos no passe)

O Medio centro que fez o passe e baixou para cobertura, fica a fechar a linha de passe ao lateral mais proximo, comendo outro jogador, ou seja... Medio centro mais proximo e central do lado da bola sem serem opcoes.

Central contrario fechado pela pressao basica de um dos avancados contrarios, ou do ala contrario a fechar. Menos um jogador

Extremo do lado da bola a fazer desmarcacao em profundidade afastando-se da bola.

2 avancados na linha de profundidade maxima e medio ala mais longe demasiado longe para ser opcao.

Que raio pode fazer o lateral quando toda a equipa esta escondida ou a fugir da bola?? Ou tenta um passe longo cheio de fe.... ou joga na cobertura, e ela volta a rodar por fora ate chegar ao lateral contrario e o cenario ser o mesmo.

Ontem aconteceram coisas diferentes, porque jogou o Renato. E o Renato com bola, vai sempre procurar progredir, jogar dentro, o apoio frontal para tabelas. E foi por isto (e pelo pizzi que tem opcoes parecidas) que o jogo pareceu diferente, e algumas vezes parecia que se estava a jogar qq coisa.

Mas com o tempo, e o treino... isto vai deixar de acontecer, se nao for solicitado. Porque quem nao repete os estimulos, acaba por os perder.


Vou abster-me de malhar no Lisandro, para nao dizerem que "o gang" so rasga.

Teconfil Limitada disse...

"Em Astana o pior Benfica de toda uma época." - sim, e na Albânia, num jogo da anterior jornada da liga Europa não sei se acompanham), foi o melhor sporting que esteve lá? Já sei, não viram o jogo, fazem posts sobre aquilo que vos apetece e só vem cá quem quer... entretanto vi ali acima mais um comentário censurado, como tantas vezes fazem aos meus (apesar de nunca, mas mesmo nunca ter insultado ninguém). Tem nome esse mundo onde vivem?!?

Jorge Carolo disse...

Dennis,

Há uma coisa que não consigo perceber, o Lisandro é dos centrais mais burros que conheço, aliado a um desconhecimento atroz... Posto isto, como é que o Paulo Sousa pode querer um jogador como este, pagando bem segundo consta? E como é que emprestam o Cesar, não sendo um entendido no que diz respeito ao jogo, tem qualidade técnica superior ao citado e potencial para outros voos?


Henrique,

Acho que o próximo treinador do Benfica será Paulo Bento, porque como diz o Ricardo (mais acima) o Jorge Mendes é que escolhe da carteira dele, o treinador que vai colocar no Benfica. O problema é que, ao contrario do que tu julgas, o Paulo Bento é tão mau como o Vitória e perfeitamente capaz da tal transição que falas, que penso ser a transição de voltar a não lutar por títulos e arranjar culpados na arbitragem, na justiça, etc...

És capaz de me dizer quais as qualidades do modelo de Paulo Bento?

Assim vai ser muito difícil...

Mandem uma pedrada no charco e vão buscar o Fernando Valente... Já há muito pouco a perder esta época e assim ao menos já que não há a pressão de se ganhar ia-se implementando um modelo de jogo de ataque, um modelo atrativo e começava -se a preparar a próxima época...

Unknown disse...

Olá a todos! Há já algum tempo que acompanho este blog e a verdade é que o mesmo tem-me ensinado a ver o jogo de outra forma.
Em relação ao Benfica versão Rui vitória Partilho da opinião da maior parte de vocês, acho que não se trata de uma questão de jogadores, mas sim de direcção técnica. É claro que o Rui vitória não é treinador para o Benfica.
Já que se fala de nomes, queria saber o que pensam do Pedro Martins... Fez um bom trabalho no maritimo e agora está muito bem no Rio Ave.
Luís Figueira

Ricardo disse...

@Jorge Carolo,

Paulo Bento também muito dificilmente será.

http://www.noticiasaominuto.com/desporto/453489/paulo-bento-abandona-super-agente-jorge-mendes

Dennis Bergkamp disse...

Jorge Carolo,

Os jornais dizem que o PS o quer, mas nunca o ouvi dizer isso.

Pode muito bem ser coisa de empresarios a ver se lhe arranjam outro espaco.

Num modelo de marcacao individual, com um libero por perto, e onde se jogue direto... o Lisandro pode ser muito util e ter um elevado rendimento.

Tem capacidades fisicas impressionantes, e desde que nao lhe pecam para dar linhas de passe aos colegas e passar a bola, ele tem competencias. Muito forte a marcar o adversario e mostra ser um fantastico bombeiro.

Num grande em Portugal, a exigencia tem de ser superior a isso.


Teconfil,

O comentario foi apagado pelo proprio autor. Caso raras excepcoes, so apagamos comentarios repetidos, ou a pedido dos autores. Alguns comentarios nao chegam a aparecer porque... nao vao acrescentar nada a coisa.

Podemos fazer uma seccao de discos pedidos. Dizem que jogo querem que apareca no blog, mandam um cheque disco da valentim de carvalho e tratamos disso.

Enquanto nao for assim, fazemos o que nos apetecer, quando nos apetecer, porque nao temos obrigacao de mais.


(sim, sei que estou a escrever sem acentos)

R.B. NorTør disse...

@Unknown,

Não gostava de ter o Pedro Martins no Benfica, apesar de achar que seria uma melhoria em relação ao RV. As equipas deles são normalmente equipas que defendem bem, mas fazem-no necessariamente com muitos, não apresentam capacidade de controlar os jogos com bola, e o ataque é com muitas opções, mas normalmente opções tomadas na hora pelos jogadores. Claro que isto é tudo enviesado pelo facto de normalmente só ver as equipas dele quando joga com os grandes. Vou tentar seguir uns jogos em que o Rio Ave tenha «a obrigação de ganhar», para depois confirmar isso.

@Ricardo
Eh pá uma luzinha de esperança! Obrigado por isso, o meu dia estava a precisar.

João disse...

Ao fim de uns anos resolvi comentar outra vez neste espaço que venho (quase) regularmente, nao o faço mais porque acho que nao ha nada a acrescentar. Os meus parabens pela continuação de bom trabalho! Os meus 2 centimos sao apenas para dizer que nao me parece ser uma boa solução a dança de cadeiras antes do ano terminar. Os projectos avaliam-se assim. Quem sabe se RV consegue encontrar um modelo que sustente o resto da epoca do SLB, sem ilusoes claro mas pelo menos o suf. É possivel que os lesionados que voltarem e outras contrataçoes em janeiro deem mais qualidade individual para fazer mais diferença (repito, nao falo de modelo de jogo). Pensar em treinadores nesta altura é encher jornais e uma epoca tipo Paulo Fonseca no FCP é o resultado. Não ajuda ninguem. Em Maio deve-se ver o que falhou e resolver nesse momento. A nivel tactico acho que o diagnostico ja ta todo feito nao se pode acrescentar muito mais mas posso sugerir um SLB mais compacto a meio campo, porque nao abdicar dos extremos e jogar com dois medios interiores com gaitan atras dos ou do ponta de lança? poderia resolver a falta de soluções para o portador a ilusao de mais homens a quem dar a bola no meio campo.

Cumps para todos

Edson Arantes do Nascimento disse...

Eu acho que tudo o que não vai dar certo deve ser terminado quanto antes. É a vida.

E estou em completo desacordo de quem diz que não há alternativas. Há sempre alternativas. Até o próprio Maldini é uma alternativa.

O que falta é coragem e, sobretudo, pessoas que decidam pelos motivos certos.

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

a Questão é que tanto Vitória como Lopetegui são apostas pessoais de Presidente!

Nairo disse...

Deves estar a brincar...

disse...

Neste espaço defendi que devia ser dado tempo a Rui Vitória para mostrar o que vale (princípio de outubro creio) por considerar que o caminho era difícil e a própria "estrutura" tinha-lhe minado esse caminho. (até andei numa tricazinha com RB TOR. Dou-te razão).
Volto atrás ou concluo que já é tempo, e não me parece que RV seja treinador para o Benfica. Não há melhoria, não há processos colectivos (até o FCP jogando mal, mostra ter uma ideia de jogo), a única coisa que há é "meto um gajo no meio-campo, e o meio-campo fica com mais gajos". Impressiona ver como RV não reage quando os outros treinadores reagem (André André mais junto aos centrais na 2ª parte contra o FCP; João Mário do corredor direito para o centro para o campeonato; João Mário no corredor central na 2ª parte para a taça), e como a dupla de centrais com mais jogos juntos do campeonato (corrijam-me se estiver errado) parece não saberem como reagir.
Mudando de treinador, pior não ficamos. O problema é que a "estrutura" aparenta não saber escolher treinadores.

Paulo Silva disse...

O rui vitoria ja fracassou? conseguiu o apuramento e lancou este ano o nelson, o renato, o goncalo, soube lanca-los no momento certo e ainda tem o melhor ataque da liga. O treinador cerebro, lancou quem? O salvio? O julio cesar? O jonas?. Sinceramente o benfica consegue o apuramento e dizem que o rui vitoria nao esta prepatado, quantas derrotas teve o treinador cerebro, com o porto, o trauma kalvin demorou muito a ultrapassar. Sinceramente o benfica nao esta a jogar bem, mas passar de bestial a besta por um derrota num prolongamento, com um penalti por marcar, acho exagerado. O futuro do benfica decide-se na segunda feira, em braga, veremos qual sera a atitude da equipa e com o gaitan em campo. em resumo o rui vitoria por agora ainda nao atirou a toalha ao chao. Atencao que nao sou defensor do rui vitoria, mas reconheco, que ele nao teve os reforcos que devia, pelo menos um lateral esquerdo.

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

o Problema é o que a equipa não joga....
Reduzir o jogo para a taça...a um penalty! Tente em Blogs clubísticos!
O Scp foi superior em quase todo o jogo!

João Fernandes disse...

Tal como disseram num post após a vitória do Sporting por 3-0 na Luz, o desconhecimento em relação ao jogo em Portugal continua a ser tão grande, que a existência deste blog continua a fazer sentido.

disse...

Não é, ainda (alguma vez será?), uma questão de reforços.

É uma questão da equipa ter uma ideia de jogo e comportamentos colectivos que sustentem essa ideia.

Fazer um 11 qq um faz. Fazer com que 11 se comportem como 1...

R.B. NorTør disse...

Eh pá Zé, nem me lembro da trica, mas se soubesses o quanto queria ser eu a dar-te razão! ;)

Paulo Silva disse...

Pois, desculpa mas o benfica foi massacrado? Quem que estava a jogar em casa? O sporting demorou 112 minutos, para marcar ao benfica, que todos dizem que e fraco. Se me disseres que para o campeonato o sporting para o campeonato, no 3-0, jogou muito, concordo.Fazer do sporting uma super equipa ja, acho muito cedo.

Paulo Silva disse...

Se calhar e preciso um doutoramento em transicoes ofensivas e defensivas ou em jogo vertical. ? ou sera em jogo exterior ou interior? para mim basta ter sido jogador de

João Fernandes disse...

Paulo, nada do que tu dizes faz sentido. Ao menos, podia formular uma ideia mas nem isso se consegue depreender daquilo que tu escreves.