sábado, 21 de novembro de 2015

Superioridade avassaladora


Benfica passa de 10 vitórias e 4 empates em 15 derbys para 3 derrotas em 3. Em quatro meses o Sporting vence o Benfica três vezes mais do que o que havia feito em seis anos. 

E não são os resultados. É a superioridade sempre incrível quando se fala de forças que se deviam equivaler, da equipa que vence os últimos derbys, bem esplanada no campo de jogo.

Em organização ofensiva ou em transição nos poucos momentos em que se proporcionou um Sporting de método. De modelo de jogo. De conhecimento entre jogadores de posiconamentos e movimentos. Uma equipa a jogar de olhos fechados. Outra à espera da sorte que não surgiu.

Dois a um, um resultado escasso para tanto domínio. Para tanta bola na zona de criação. Para tanta chegada à area e oportunidades, contrastando com um Benfica, que foi o que tem sido sempre nos jogos contra melhor oposição. Um zero a construir e a criar.

57 comentários:

Aza Delta disse...

Que tristeza de jogo. Não vejo a hora de ver o Bitoques fora dali.

Paolo Maldini disse...

Aza, um dia já fora do FCP disse o VPereira "Sempre quero ver qts campeonatos ganha o FCP com o JJ a treinador do SLB..."

Depois do RV virá outro, e depois quem sabe outro. Mas... esquece... o que lá vai lá vai. Told you so...

hertz disse...

E se a seguir ao Rui Vitoria viesse o Vitor Pereira?

Talvez fosse competência a mais...

Tp disse...

Mas há escolhas e "ESCOLHAS" para TREINADOR

Carlos Eduardo Pinto disse...

Maldini, cuidado se o Porto contrata o Paulo Sousa... Ou mesmo o Benfica!

João Duarte disse...

Ja chega de bater no ceguinho. Alternativas? O VP nao tem espaco no Benfica depois doq disse quando treinador do FCP, e o Paulo Sousa está a fazer carreira em Italia, era andar para tras vir para Portugal...e os sócios com mais de 30 anos nao se esquecem da sua saida. ALTERNATIVAS?

Paolo Maldini disse...

João, essa pergunta tem de ser feita ao presidente do SLB... ne?

daniel duarte disse...

Essa pergunta deveria ser a qualquer um menos a ele...

Hélder Fernandes disse...

Maldini, agora quero ouvir aqueles que falavam nos "ses". Hoje, JJ fez 2 substituições forçadas num jogo com 120 min e começou a perder no primeiro remate que o Benfica faz à baliza (único até aos 60/70 min), e não a ganhar, como sempre fizeram crer que fora sempre uma grande vantagem para JJ.

R.B. NorTør disse...

A pergunta tem de ser feita ao president do Benfica, mas no Orgulhosamente Lampião há dois ou três comentários fez-se uma lista. Desde um mais realista VP (Vitor Paneira) ou de um estrangeirado Laudrup, se excluirmos o Bielsa (que acho que se foi de França há uns tempos), há alternativas ao Chouriço.

Quanto ao jogo, Maldini isto hoje foi um grande jogo ou um grande bocejo? É que ver este dérbi depois do atropelo do Barça, para não falar do que o Hamburgo fez ao meu Borussia ontem, fez-me mais bocejar do que achar que foi um grande jogo.

João Duarte disse...

Não Paolo, esse é o homem q foi buscar o Rui "Vitória".

Vasco disse...

Paulo Fonseca(=JJ2) ou Bielsa. É assim tão difícil?

Luis Canhoto disse...

Pela primeira vez comento no vosso blog.
Tenho acompanhado à distância o blog, pois sou amigo de um dos habituais argumentistas.
Desta vez, e porque a injustiça deve ser também ela mencionada, seja de que clube sejamos adeptos.
Não nos devemos esquecer que no jogo da Taça de Portugal, sentiu-se claramente um campo a descer, no que diz respeito à amostragem de cartões, quer amarelos, quer vermelhos. Várias foram as situações em que se viram dualidades de critérios, adrien, slimani, william, e estes terminam o jogo sem um amarelo, quando o aldré almeida, o samaris, o silvio, o talisca, levam amarelo em faltas muito semelhantes...Assiste se a uma agressão do Slimani ao Samaris, e fica impune.
Nada disto desculpa a forma como o Benfica se tem apresentado na época, mas que limita o jogo, podem ter a certeza que limita...
Boa continuação para o vosso Blog, e muitos parabéns pelos diversos artigos.

José Moreira disse...

Escrevi antes do jogo que não esperava ver o Sporting assumir o jogo de forma declarada. Os números dão-me uma bofetada das grandes, ainda que ache que muito desse "assumir de jogo" tenha sido por consentimento estratégico do Benfica que quis defender em menos metros e que por isso abdicou de pressionar alto, pelo que me pareceu.

O facto, é que o Sporting foi superior em toda a linha e é, no mínimo, confrangedor ver esta (des)organização do Benfica. Nem a defender em menos metros foi capaz de ser eficaz, nem assim se pode dizer que o Sporting teve dificuldades em desmontar o Benfica, nem assim deixei de ver várias situações de possível exploração do espaço interior e entre o meio campo e defesa do Benfica, não o fazendo por manifesta falta de criatividade dos seus médios. Ficou 2-1 no placard, mas 10-0 no futebol.

martin vazquez disse...

José Peseiro?

Fernando De Carvalho disse...

Cabe na cabeça de alguém sair da Fiorentina para um grande da Liga Portuguesa?

O comboio Paulo Sousa já passou para o Porto... Infelizmente.

bio disse...

Epa, quanto ao Derby, achei mais do mesmo.

Sporting colectivamente muito mais forte, em todos os momentos do jogo.

Benfica marca golo e passa o jogo a chutar na menina para lado nenhum...

Vitória justa duma equipa mais fraca individualmente, mas cuja soma das partes anula boa parte das suas fraquezas...

PS: já disse que o Iniesta faz-me duvidar da minha sexualidade de cada vez que toca na bola?

Gonçalo Mano

m1950 disse...

Boa noite.

Concordo plenamente com a sua análise.

Não posso deixar de referir , que do meio campo para trás , à exceção de Júlio César , nenhum jogador do Benfica tem qualidade para jogar no Sporting.

Ou seja por aqui dá para ver o que é qualidade de Jesus que foi campeão com esse plantel , a forma como o Benfica de JJ defendia com estes jogadores ( meio e campo e defesa , jogadores absolutamente banais) é caso de estudo , é um mérito de nível mundial.

RedAtheist disse...

O judas nem ele que pagasse.

RedAtheist disse...

Nao sei como e que ha benfiquistas a querer o judas como nosso treinador.

David Cardoso disse...

Eu sempre achei o JJ um treinador top mundial,mas o problema do SLB nao foi a saida do JJ mas sim a escolha do substituto , è so vermos que quando o JJ foi confrontado pelo VP eo AVB a misèria que foi , infelizmente meu SLB continua a escolher mal os treinadores e este è o verdadeiro problema , basta vermos o registo que o SLB tinha com o SCP de P Bento para percebermos q o problema è estrutural e nao a saida de JJ, o que ao meu ver è ainda mais preocupante.

André Pinto disse...

Um contra o outro é como o Maldini diz. Domínio avassalador do SCP nesta temporada. No campeonato, apesar de exibições tremidas, a melhoria deste Sporting é inegável. O SCP de JJ é melhor. Ponto.

Mas até que ponto ainda estamos para ver, porque este Benfica é fraca bitola, dada a sua enorme degradação às mãos de um incapaz Rui Vitória. Na Europa, por outro lado, o SCP tem sido uma desgraça.

Vamos ver contra o FCP. Esse será o verdadeiro desafio.

Aza Delta disse...

O que dizes é verdade. ( o Porto que o diga, que anda há anos a procurar sucessor). Mas n te parece que mesmo n havendo a opção Jesus não poderia ser feito melhor no Benfica? Os problemas do Benfica são os mesmos desde o início do ano e o RV não percebe isso. Para ele foi sempre "a sorte do jogo" ou a arbitragem como ontem.


Paolo Maldini disse...

Canhoto, um grande abraço amigo!

é um grande prazer ter-te a comentar por cá, por muitas razões, das quais destaco duas!

És um gande amigo e é sempre importante para o blog ter contributos de gente que andou lá dentro! Sobretudo de quem como tu andou pela primeira liga!!!

RG disse...

Acho que está tudo dito,

Mas essa do campo inclinado é linda!!!

Miguel Pinto disse...

Os jogadores do slb defenderam como uns leoes! Quase que conseguiam levar o jogo para os penaltis e aí, caso perdessem, a moral para o jogo de braga seria outra (bem como as justificaçoes para tao paupérrima, mais uma, exibiçao). Em braga será a confirmaçao do que temos visto embora a desculpa passe a ser as ausencias de luisao, gaitan e samaris.

R.B. NorTør disse...

Canhoto, limita e de que maneira e não é de agora. Como eu me lembro de dizer aquando do "golo do Maicon" na Luz, o mais escandaloso do jogo não foi o golo do Maicon, mas como a jogada do segundo golo do James começa com uma entrada ao joelho (acho que pelo Otamendi) que não é punida e como os amarelos para o Emerson são no mínimo questionáveis, face ao critério para as entradas do Porto.

A diferença é que apesar das Proençadas todas desse jogo o Benfica não foi a coisa apática (para ser simpático) que se tem visto esta época. Nesse jogo Proença e a sua equipa foram quem no fim fez a diferença, ontem não. O RV não tem direito a queixar-se de ter sido limitado pelo árbitro. Os jogadores que estavam a levar porrada podem; o Samaris, que leva aquele primeiro amarelo por fazer uma treta que o Adrien passou 120 minutos a fazer, pode; o RV não.

Veja-se o primeiro golo: desde um Luisão desconcentrado, um JC que tenta fazer de lateral não se percebe bem porquê e depois cinco alminhas que não conseguem tapar o único caminho para o golo, aquilo não foi um acidente, aquilo é a rotina do Benfica nos últimos meses. Pode um tipo que apresenta um futebol ao nível de um solteiro e casados realizado no final do copo de água do agora GR dos casados queixar-se que o árbitro condicionou?

R.B. NorTør disse...

Não vou começar a perguntar porque não o Paulo Sousa, percebo que o PS no Benfica nem que ganhasse o campeonato só com vitórias 5-0 seria apreciado no final da época. E como já disseram, aquilo tresanda a comboio do Norte...

Da lista de candidatos do "Orgulhosamente" que estão no desemprego, esqueci-me do Lucien Favre.

Antonio disse...

Ele é Judas tu és atrasado mental

Fabiano Freitas disse...

Tinha de aparecer um amigalhaço do blogue a falar na arbitragem para dar confiança a um tasqueiro como o R.B. para vir com traumas com 3 anos. E claro, o duplo penalty do Cardozo que dava expulsão antes do golo do Maicon ou até a falta inexistente do 2-1 ficam para segundo plano, o que importa é o golo em offside e inventar mais umas tretas.

Bruno Pereira disse...

RBNortor,
Da lista apresentada no http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com não há nenhum treinador q me pareça q pudesse lutar com JJ (tendo este plantel - ao nível do SCP) a não ser os já falados Paulo Sousa e Vitor Pereira. Estrangeiros acho q n resultariam pois creio que não percebem q é preciso ter mais de 85% de pontos conquistados. Quanto muito Paulo Fonseca poderia ser a melhor aposta. Mas entre os 3 nomes falados na pré-época há um q está lá, outro está indisponível e outro diz-se q já foi contactado. E sim, é 1000 vezes pior do que o RV...por isso depois do jogo de Braga há q tremer...

Rafinha disse...

Palo Fonseca o melhor a seguir ao JJ.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Sporting foi, é e continuará a ser muito melhor do que o Benfica enquanto a diferença entre os seus dois treinadores for abissal. A diferença de qualidade entre JJ e Rui Vitórias chega a meter dó porque é enorme.

E o Benfica tem, no geral, melhores jogadores do que o Sporting. O que seria se assim não fosse!

O árbitro fez mesmo um jogo nojento e acabou por ter influência. Acontece. Faz parte. Já aconteceu ao contrário. O presidente do Sporting anda a pressionar tudo e todos e isso cria sempre algum frisson, porque a psicologia é lixada. Está no seu direito (noutros campeonatos não estaria) mas quando vem dar uma de anjinho é para esquecer.

Fica difícil dizer que o Benfica perdeu por causa do árbitro. Porque o Sporting foi muito melhor. Em tudo.

Quanto às alternativas ao Rafa Vitória, o nosso Rafa Benitez: acho que há muitas. Há sempre muitas. Há milhares de treinadores no mundo. O nível do actual treinador do Benfica é muito baixo. Julgo que até o Vitor Paneira poderia fazer coisas melhores. O problema é outro: e quem é que os vai escolher?

R.B. NorTør disse...

Bruno,

Tentei focar-me mais aqui nos que estão desempregados e aí dos badalados há mais estrangeiros (Laudrup, Favre, Bielsa) do que portugueses (basicamente Paneira). Claro que havendo realismo duvido que o Benfica consiga ir buscar os estrangeiros, por isso isto são mesmo apenas boas intenções.

Quanto aos 85% imagino que o 15 que faltam sejam os 4/6 jogos contra adversários directos e semi-directos (leia-se o Braga). Só que no contexto de uma época perdida, seria descabido dizer que chega em Janeiro para tomar o pulso à casa até Julho e depois começa a sério?

Como diz o Pelé, há milhares de treinadores no mundo, e nesses milhares haverão muitos melhores que o Chouriço, como muitos piores, mas o problema... o problema é outro!

DM disse...

Ou seja, a conclusão que tiramos é que o Sporting é muito mais fraco individualmente que o Benfica mas que ganha porque coletivamente é muito superior. Vamos todos fechar os olhos por um momento e esquecer que Aquilani e Gelson seriam titulares indiscutíveis no Benfica e nem no XI titular entraram ;)

Faz-me imensa confusão essa desvalorização da qualidade individual do Sporting. Acho que ninguém no seu juizo perfeito pode sequer falar sobre desiquilibrio individual entre qualquer um dos 3 grandes. A diferença está somente na profundidade do plantel, onde é claro que o Benfica apresenta as maiores assimetrias por mau planeamento. Por enquanto, há um Rui Vitória para culpar. E quando o Rui Vitória se for embora e os jogadores continuarem longe de atingir aquilo que atingiram com JJ? E quando vier o próximo a seguir a esse e continuar tudo na mesma?

disse...

Um aparte sobre Paulo "Judas" Sousa e os dirigentes do SLB.

De facto, alivia a bílis chamar Judas a Paulo Sousa e parece bonito mas, estamos a falar do clube cujos vários dirigentes dispensaram/deixaram sair:
Mourinho 2 vezes;
Jorge Jesus;
Deco;
Maniche;
JVP;
Paulo Sousa;
Maxi Pereira;
etc...

Acho que era um bocadinho altura de deixar de ser nariz empinado e passar a perceber quem nos fez bem e quem é competente.

Rui Cesar disse...

Despachar primeiro o acessório: a arbitragem foi nojenta.
Um penaltie escandaloso sobre o Luisão, amarelos a saltar para os jogadores do Benfica, enquanto todos os jogadores do sporting beneficiaram de uma amnistia e o Slimani que fez o suficiente para ser expulso 2 vezes.

(mas alguém esperava diferente do Jorge Sousa?)

Fora isto, o Benfica perde mais por culpa própria do que pelo arbitro.

O que se vê nestes confrontos é um sporting extremamente competente a defender, que aliado a um Benfica com uma péssima ideia de jogo ofensivo, dá um ataque inofensivo por parte do Benfica.

Depois a diferença no resultado só não é maior, porque o plantel do sporting não é forte. Quase em todos os ataques do sporting a bola entra junto à área (e por vezes dentro). Só não é perigoso porque não tem jogadores que saibam decidir e definir as jogadas com perigo no ultimo momento.

Sobre comparações dos planteis que andam por aqui a fazer:
Benfica TOP: Gaitan e Jonas
sporting TOP: William e João Mário
Benfica FUNDO: eliseu e talisca
sportin FUNDO: joão pereira e slimani

Tudo o resto é equiparado e uns podiam entrar para outros sair, dependendo da posição... mas acho que varia de acordo com a opinião de cada um.

DM disse...

Rui, suponho que sejas Benfiquista, mas colocar o Slimani no fundo dá direito a linchamento público pelos adeptos do Sporting :D

Apesar de eu achar que ele tem 2 tijolos nos pés, a verdade é que tem marcado sempre os golitos decisivos. O que vai compensando as outras 10 jogadas de ataque que ele estraga por falhar recepções ou... tentar fazer passes de letra! :D

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ok DM dou de barato a do Gelson (que eu gosto muito, é um miúdo com um potencial incrível), porque não há Salvio. Ya, porque não há Salvio. Mesmo assim acho que o Carcela é um bom jogador e poderia entrar em vez do Gelson. O Benfica ainda tem o Pizzi e outros para entrar nas alas. O Guedes, por exemplo.

O que achas do Guedes? É mau?

A sério que foste logo dar como exemplo as alas do Sporting? LOL É que se não me engano ainda não chegámos a Janeiro e o Sporting já tem dois reforços para as alas: B. César e Schelotto. E o Carrillo está castigado. O Benfica já tem Cervi, para além dos que já lá estão. Conheces o Gaitán?

Quanto ao Aquilani: estás a brincar, certo? É que ele nem sequer é titular no Sporting, joga o Adrien, que é um jogador que não calçava no Benfica (só se fossem os jornalistas portugueses a fazer o onze).

O único jogador que entraria de caras no Benfica é o João Mário. E o William, não em vez do Samaris (um dos melhores jogadores do Benfica), mas em parceria com o Samaris. Neste momento eles equivalem-se, no futuro o William tem tudo para vir a ser melhor que o grego. Veremos se confirma.

De resto, podes pegar da baliza até ao ataque. Mais ninguém entrava. Dizer que o Benfica não tem opções é ser mentiroso. Tem opções, sim senhor. Talvez possa faltar uma ou outra peça, talvez no meio-campo, mas quem tem o plantel perfeito? Para o campeonato dá perfeitamente. Não tem é treinador, como é óbvio e está à vista de toda a gente.

Na época passada inteira, o Benfica perdeu sete jogos. Na época inteira. E neste momento já vamos com seis derrotas. E a sétima deve estar a caminho. Pior: não me importava nada de perder seis jogos em três meses, se isso significasse um bom modelo de jogo, com qualidade colectiva. Se o Benfica jogasse bem. Com boas ideias e coisas bem feitas.

Não é o que acontece neste momento. Em contrapartida, temos um Sporting com um plantel fraco (se calhar pior do que no ano passado, porque não tem nem Carrillo, nem Nani, um gajo que me parecia muito mau e depois passou um ano a brincar com os jogadores que jogam em Portugal - e ainda tem o J. Pereira e o Naldo e o Teo, o que é manifestamente corajoso) que lidera o campeonato nas calmas.

Que fez vários jogos maus mas que se vai aguentando. Porquê? Porque é uma equipa colectivamente forte. E contra o Benfica foi simplesmente assim: tareia, tareia, tareia. Três vezes.

É incrível como há gente que acha que o Talisca é o fundo do Benfica, até mesmo o Eliseu, que pode não ser perfeito a defender - e o Jefferson é bom a defender? LOL - mas que contribui muito mais na frente do que a maioria dos laterais em Portugal. Mais do que o Jefferson, que é um jogador perfeito para o Rui Vitórias. Mas isto era com o JJ, agora o Eliseu está proibido de passar o meio-campo com a bola controlada ou de combinar com alguém. Agora é só charuto...

É incrível como preferem não querer ver um elefante na sala.

Calheiros disse...

em termos de plantel:

baliza: ambos bons
laterais: todos fracos, excepto talvez o Jefferson e o Nelson
centrais: equilibrado
médios centro: vantagem Sporting (William é top)
extremos: vantagem Benfica (o Carrillo é bom, mas está encostado, o Gaitan é top)
avançados: vantagem Benfica (Jonas é top)

11 combinado:
1- Júlio César ou Patrício
2- Nelson
3- Jefferson
4- Luisão
5- Ewerton
6- William
7- João Mário (à direita)
8- Samaris
9- Slimani ou Mitroglu
10- Jonas
11- Gaitán

a vantagem do Sporting é a profundidade e a juventude.
a vantagem do Benfica é a experiência e capacidade de desequilíbrio no ataque

Gonçalo Matos disse...

Edson,
Deixa me só acrescentar que se fosse JJ a treinar o Benfica, as segundas linhas iam parecer muito melhores do que parecem. Cancela entra no modelo de JJ, assim como nitroglicerina, jimenez e se calhar mais uns que não me lembro..
Pizzi seria um jogador de valor, Jonas e Gaitan seriam mto mais potenciados..
Já pra não falar na defesa que ia ser quase flawless

DM disse...

Edson, em relação ao Guedes, é bom mas não é excelente (nem vai ser excelente como o foram/são Nani e Ronaldo, por exemplo). E neste momento, não é jogador para ser titular numa equipa que se quer campeã. Como o Gelson não o é, atualmente, para o Sporting e por isso (e bem) foi buscar jogadores para as alas.

O Aquilani era titularissimo no Benfica. E só não é no Sporting porque joga o capitão de equipa no lugar e que JJ aprecia bastante. Está a léguas de distância de qualquer jogador que jogue na posição 8 do Benfica neste momento. Na defesa, a perna direita do Ewerton coloca o Luisão e o Jardel num bolso, individualmente falando. Só por clubite aguda se pode dizer que o plantel do Benfica é superior ao do Sporting. Eu assumo as minhas lentes verdes e até digo que na realidade serão equivalentes. Mas mesmo sem lentes, dizer que tirando João Mário e William (com reservas!) mais ninguém calçava no XI do Benfica é uma barbaridade tremenda.

Já dei demasiada palha para esta discussão.

"Por enquanto, há um Rui Vitória para culpar. E quando o Rui Vitória se for embora e os jogadores continuarem longe de atingir aquilo que atingiram com JJ? E quando vier o próximo a seguir a esse e continuar tudo na mesma?"

Edson Arantes do Nascimento disse...

Calheiros,

Vamos ser objectivos, esquecer as clubites (acredita, faço um enorme esforço) e falar do potencial actual dos jogadores dos dois plantéis.

O Júlio César é melhor do que o Patrício, naquilo que eu entendo necessário para um jogo de futebol. Sabes porquê? Porque o Júlio joga com os pés na maior das calmas e com qualidade superior e o Patrício é um desastrado neste campo. Mesmo debaixo dos postes eu gosto mais do Júlio, muito mais seguro. No sábado fez pelo menos duas defesas impossíveis (é só um exemplo).

Laterais: eu prefiro sempre o Eliseu ao Jefferson. Os dois têm problemas a defender (o JJ é perfeito a escondê-los) mas o Eliseu é mais inteligente do que o Jefferson. Por incrível que pareça. Mas é mesmo. O Jefferson é bom a rematar e a marcar livres. Só que isto é futebol e ele é defesa-esquerdo. No andebol poderia ter feito uma melhor carreira.

Centrais: com que argumento escolhes o Ewerton? Ele não tem jogado e das vezes que o fez não esteve particularmente bem. Aparenta estar em défice físico. Do lado do Benfica, Luisão e Jardel acumulam experiência e conhecimento do jogo como poucos. Não têm estado melhor porque não há condições colectivas para isso. Mas também não se pode dizer que tenham estado mal. Têm feito bons jogos, dentro do contexto que se conhece. Eu prefiro, até ver, Luisão-Jardel a Ewerton-Paulo Oliveira. De longe.

Meio-campo: tu sugeres um losango. Gosto. Temos de ser honestos e o Salvio até nem é o meu jogador preferido, longe disso: mas se é para avaliar o plantel temos de o meter nas contas. Portanto, Salvio e Gaitán nas alas. Claramente. Eu depois escolho Samaris ou William (deixo ao mesmo nível) e escolho João Mário. Sem dúvidas nenhumas.

Ataque: Jonas (melhor jogador do campeonato com Brahimi e Gaitán) e Mitroglou. Sem qualquer hesitação e com argumentos objectivos. Não consigo escolher o Slimani. O Slimani pode ter lá as suas características mas não consegue receber uma bola e fazer um passe. Não consegue! Mitroglou é muito menos agressivo e explora pouco a profundidade mas, pelo menos (as minhas mãos estão atiradas ao céu), tem bons pés e é inteligente.

Temos aqui um (João Mário), no máximo dois jogadores (o William, mas acho que é pacífico que nesta selecção o Samaris não pode ficar de fora) a entrar de caras no onze do Benfica.

Por alguma razão o JJ queria porque queria o Mitroglou, não é?

Gonçalo: completamente de acordo. O Benfica não tem opções? Não me lixem, quem diz isso está apenas a avaliar os resultados. Nada mais. Não serve para o Lateral Esquerdo.

David Cardoso disse...

"Claro que havendo realismo duvido que o Benfica consiga ir buscar os estrangeiros, por isso isto são mesmo apenas boas intenções" RB Nortor tendo em conta aquilo que pagamos ao Judas por cada ano de serviço que esteve no SLB ,acho que por metade já dava para contratar o Roger Schmidt , Paco Jemez, Roberto Martinez entre outros treinadores de nivel que a minha ignorância faz com que eu não conheça loll , para não falar que o Bielsa q no Marselha ganhava menos que o Judas , para além que treinar um clube que luta por títulos e champions é sempre aliciante para qalquer treinador.

Concordo plenamente em relação á avaliação do plantel do SLB que o Edson Arantes faz , o que me deixa apreensivo como Benfiquista é perceber (pelo menos entre aqueles que eu tenho falado) só xoram a saida do JJ , a saida de 1 treinador é 1 coisa normal ,o problema foi a escolha do sucessor , o Judas é 1 excelente treinador mas não é o único no mundo , o SLB precisa contratar treinadores pelo modelo de jogo e não por outros critérios duvidosos... encarou-se o problema de forma displicente tanto na forma como o deixaram sair, como após ele ter saído , e isso que deve ser analisado para que no futuro não se repita...

Rui Cesar disse...

DM,
Supões bem! ;)

Os sportinguistas já mostraram no passado que por vezes gostam de idolatrar (ainda que de forma passageira) jogadores de qualidade duvidosa, como por exemplo, o rinaudo, o onyewu, e por aí… :P

Agora mais a sério, temos (quase) a mesma opinião em relação ao Slimani. A diferença é que para mim esses golitos não são suficientes para mascarar aquilo que ele estraga.
Acho que para o JJ é o jogador do plantel que melhor “cabe” no modelo que ele quer e com JJ muitas vezes não é o modelo que se adapta, ou os jogadores encaixam no modelo, ou então só “cabem” na bancada.
Mas por isso mesmo é que digo que o PL é a grande falha do plantel do sporting, porque substituir slimani por montero não faz sentido para o JJ. E o Slimani é onde muitas jogadas se vão perder.

Edson Arantes do Nascimento,

Só quero deixar claro que para mim, mais do que qualquer jogador, o maior FUNDO no Benfica é mesmo o cepo do rui vitória!

Concordo a 100% contigo quando disseste acima: “O Sporting foi, é e continuará a ser muito melhor do que o Benfica enquanto a diferença entre os seus dois treinadores for abissal. A diferença de qualidade entre JJ e Rui Vitórias chega a meter dó porque é enorme.”
E a principal prova disto é que o plantel deste ano é praticamente o mesmo do plantel campeão da época passada. E em pouco mais de 3 meses de competição… enfim… nem quero me lembrar de como isto anda a correr.

Agora, numa análise puramente individual do 11 que entrou em campo no sábado, Eliseu e Talisca são os piores jogadores.

bio disse...

Não dá não.

Eu cá sou lagarto e Slimani não calçava o que calça.

Gonçalo Mano

bio disse...

Grande Pélé,

Bem dito, também acho o plantel mais do Sporting mais fraco este ano, faz muita falta o Nani e o Carrilho.

Acho este plantel do Benfica com qualidade individual superior ao do Sporting.

Só não concordo que o William e o Samaris sejam equivalentes, mas pode ser dos meus óculos verdes e/ou do "modelo" do RV.

Gonçalo Mano

bio disse...

Depende de quem vier treinar o Benfica.

Se trocares o mestre da arte da guerra pelo José Mota... Ficas na mesma, certo?

De resto, não concordo com quase nada, e acrescento, o Pizzi que se estava a fazer no Benfica do Chiclas tirava o lugar ao Adrien do Chiclas...

Gonçalo Mano

bio disse...

Estás a sobre avaliar o Samaris.

Acho que ele tem muita importância e olhas para ele desta maneira porque é esta super exposto pela inércia de todos os outros.

William está cada vez mais "invisível" mas está cada vez mais perfeito nos aspectos que tinha de melhorar.

O dedo do Jota nota-se nestes pormenores.

Gonçalo Mano

hra disse...

Apostas para os competições europeias não há?

Calheiros disse...

Edson,

eu acho que, embora sportinguista, consigo analisar as coisas de forma minimamente imparcial. mas, lá está, "acho" :)

Concedo que o JC é melhor que o Patrício com os pés (até eu), mas o Patrício é melhor nas saídas e, mesmo que isso não compense, não me parece que a diferença de qualidade seja significativa.

É possível que eu ache o Jefferson bom porque do lado direito está lá um cepo que faz todos os outros parecerem melhores jogadores. Mas o Eliseu já no ano passado foi o elo mais fraco da defesa do Benfica. E o próprio facto de ser titular na selecção nos deve fazer desconfiar de que alguma coisa o rapaz (barril, para os amigos) tem de errado.

Nos centrais, embora o Ewerton tenha estado mais tempo parado que a jogar, é claramente o mais dotado tecnicamente. E o Paulo Oliveira depois de uma época com o Jesus estará melhor do que Luisão e Jardel depois de uma época a desaprender com o Vitória. E se concordo que essa dupla dá mais garantias, isso acontece apenas por mérito do Jesus porque antes do Jesus aparecer na vida deles eram pouco mais que banais.

Equiparares o Samaris ao William também me parece algo turvado pelas afeições clubísticas :) A minha opção por deslocar o João Mário para a direita foi para incluir o Samaris em vez do Sálvio. Dependeria do modelo de jogo a implementar.

Também concordo que o Mitroglu é melhor que o Slimani. Aliás, no Verão, quando se falou no grego para o Sporting, ainda rezei umas ladainhas para que vendessem o Slimani e o conseguissem trazer. No entanto, a minha avaliação prendeu-se com o que cada um tem dado ao colectivo. Embora o Slimani estrague muito jogo, tem sido importantíssimo para o modelo de jogo. Acho que se notaria mais a ausência do Slimani no Sporting do que a do Mitroglu no Benfica.

Resumindo:

Jogadores do Sporting que entram de caras no 11 do Benfica: William ou João Mário

Jogadores do Benfica que entram de caras no 11 do Sporting: Gaitan e Jonas

bio disse...

Sem dúvida, em vez de chorar a orfandade, era importante ter olhado para o mercado e buscar uma opção válida tecnicamente e não política.

Gonçalo Mano

jonnybalboa disse...

Samaris e William ao mesmo nível? Tá bem.

jonnybalboa disse...

Samaris e William ao mesmo nível? Tá bem.

Paolo Maldini disse...

hra, sim há! Amanha ja saem

Edson Arantes do Nascimento disse...

Calheiros, tenta ser mais objectivo. Por favor.

Dizer que o Patrício é melhor nas saídas deu-me vontade de rir. O Patrício tem um ponto muito forte, para além de ser um bom guarda-redes debaixo dos postes: o um-contra-um. O gajo é lixado quando os adversários aparecem isolados. Em tudo o resto, acho que o Júlio César é top. Top. Dos melhores guarda-redes que vi jogar no Benfica.

Eu não disse que o Jardel tem mais técnica do que o Ewerton. Todos os jogadores de futebol do mundo são mais dotados tecnicamente do que o Jardel. Lê bem o que escrevi. O que eu disse é que o Jardel - NESTE MOMENTO, IRRA - conhece melhor o jogo e é mais seguro do que o Ewerton. Para além de ser muito rápido e fortíssimo no jogo aéreo e ser praticamente um irmão do Luisão. Repara: o conhecimento do jogo é um dos factores essenciais. Até porque o ilustre Ewerton esteve lesionado bué de tempo e só fez quatro ou cinco jogos. E só treina com o Jesus há dois meses! É uma questão de lógica. Está a aprender.

Responde-me com sinceridade: entre o Ewerton e o Jardel quem achas que o Jesus escolhia? Quem? Vou mais longe! O Lisandro Lopez - que me parece um jogador fraco - seria titular indiscutível do Sporting, neste momento! E o Sporting vai buscar mais um central em Janeiro, queres apostar?

Sim, Samaris e William ao mesmo nível. Como escrevi antes, William tem tudo para ser mais forte a curto-médio prazo. Samaris tem uma agilidade e uma amplitude de movimentos que o William não tem. E depois tem mais técnica e pode dar mais coisas com bola (criatividade) do que o William, sobretudo no transporte de bola. O William é melhor nos posicionamentos (o Samaris teve de aprender tudo com o JJ) e na utilização do físico para obstruir o adversário. Precisa de evoluir com bola e no processo ofensivo, precisa de participar mais, ainda que já seja muito interessante a lançar o ataque e a decidir. Mas pode evoluir muito mais e eu diria que o William, para atingir todo o seu potencial, terá de melhorar nos itens onde o Samaris é naturalmente forte.

Mas mesmo que o Samaris não esteja ligeiramente por cima (eu até disse que a solução seria jogar com os dois), são apenas dois jogadores, em onze, que entrariam de caras no Benfica. Certo? Em que é que isso invalida o meu raciocínio?

Júlio-Nélson-Jardel-Luisão-Eliseu-Salvio-William/Samaris-João Mário-Gaitán-Jonas-Mitroglou

São grandes sabichões mas depois eu apresento uma lista de argumentos (que é a minha e não é infalível) e os argumentos dos johnnys são "tá bem". És um gajo bué entendido, é pena é não teres argumentos nenhuns. Zero.

É evidente que o problema do Benfica é o treinador. Foi o meu primeiro comentário. Foi o que todos os autores do LE foram dizendo nos últimos anos. Tudo o que tem acontecido nos últimos meses, no Benfica, foi antecipado há muitos anos por quem escreve aqui. É incrível mas é a verdade. E o David tem toda a razão: o JJ é excelente mas não é a última garrafa de água no deserto. Longe disso. Muito longe mesmo.

O gajo que está no Napoli era treinador do "fantástico" Empoli o ano passado: naquela altura não estava interessado em vir para o Benfica??!! Não brinquem com coisas sérias. Há milhares de treinadores no mundo, mas como diz o David é preciso contratá-los porque têm boas ideias e porque são bons a treinar. Só isso.

O Sporting tem um plantel fatela. Sorry. Benfica e Porto têm muito mais soluções de qualidade para todas as posições. Se calhar o plantel do Sporting é pior do que o do ano passado devido às ausências de Nani e Carrillo. Só que tem um grande treinador.

R.B. NorTør disse...

David, a minha questão não se prende com dinheiro. A malta do circuito alemão parece viver muito disso mesmo, o circuito alemão. Para lá disso, o Leverkusen não é bem um clube de coitadinhos lá no burgo. Fundamentalmente o que impedirá um treinador do círculo alemão de vir para Portugal é que o campeonato português não tem uma imagem de valorizar o trabalho de um treinador e é isso que eles precisam.

Se isso se ultrapassa com muitos euros? Se calhar ultrapassa, não sei é se o Benfica tem os euros necessários para o fazer. E duvido que o Schmidt seja o treinador com emprego que o Benfica consegue ir buscar à Alemanha...