terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A realidade objectiva dos números

Vamos com 13 jogos na Liga e os adeptos que olham para os 31 golos marcados do Benfica não percebem como é que o melhor ataque do campeonato tem dificuldades em marcar golos. Ou melhor, os adeptos não percebem como é que uma equipa que marca tantos golos tem dificuldade em criar situações de finalização limpas. Quando não se consegue perceber o que se passa em campo, procura-se por números. Como se os números, lidos como aparecem na tabela classificativa, dissessem alguma coisa sobre o jogo. É a mesma coisa quando se olha para o resultado, sem se ter visto o jogo, e se diz que a equipa não jogou nada. Quando não se percebe o fenómeno, e o que o envolve, procura-se pelo mais simples. Quem olha para o número de golos que o Benfica marca pensa que é uma equipa talhada para fazer golos. Mesmo quando ganha, com muitos golos, só o faz quando o adversário abre o jogo na procura também eles do resultado. Não é que seja fácil furar blocos baixos com muitas pernas atrás da linha da bola. Mas a forma como consistentemente se procura penetrar esses blocos é o que tem causado tanta dificuldade. As individualidades sobre o qual recaem as responsabilidades de criar, e que no início da época se mostravam com muito fulgor, apagam-se a cada jogo que passa. Normal. Um modelo que jogue na espera que um e outro resolva terá sempre mais dificuldade que um outro onde se procura que esta e aquela dinâmica entrem. No final executam os mesmos. Mas por princípio procura-se pelas referências colectivas primeiro, onde todos podem participar, para que quando um não apareça individualmente outro tenha a possibilidade de o fazer num movimento que todos conhecem.

Vão 4 jogos em que o Benfica não faz golos, em 13. Ainda que marque mais que com os mesmos jogos do ano passado, marca em menos jogos. Ou seja, tem dificuldades claras em marcar quando o adversário ainda está no jogo. Comparando os números, os números que o adepto tanto gosta, ainda não terminou a primeira volta e o Benfica já ultrapassou o número de jogos sem marcar do campeonato todo anterior. E isso é perceptível em cada jogo que o Benfica joga, em cada iniciativa ofensiva que tem, em cada lance que começa e acaba na inspiração individual de Jonas e Gaitan.

Dá trabalho perceber o jogo jogado, o que se passa em campo. E por isso o preguiçoso procura pelo conforto dos números, que dá origem a interpretar como cada um quer. Futebol está longe de ser frames, imagens, e vídeos como aquilo que é feito aqui. Está longe de ser os números lidos como cada um quer. Está longe de ser aquilo que os treinadores, jogadores, e presidentes, dizem. Mas está muito perto de ser cada um destes factores analisados dentro de cada contexto particular. E o público não está educado para pensar de forma multilateral. De forma a que cada resultado não dependa de uma só variável. E por isso, quando se olha para o futebol e começa-se por analisar a "Realidade dos factos" de natureza numérica, por princípio os números no final acabam por nos trair.

30 comentários:

Furtivo disse...

Só para dizer, que é inútil o Benfica comprar jogadores em Janeiro, o melhor mesmo é gastar dinheiro num Treinador, porque este que lá está, só parece perceber de culinária, farto de ver jogadores perdidos em campo...

David Cardoso disse...

Excelente post , meus parabens Blessing , a cada post vou aprendendo umas coisas convosco. Como diria o escritor, esta è a crónica de uma morte jà anunciada... Idem ao homem que tens na foto do post...

Arrenka disse...

Graças ao nosso trein(a dor).
Temos plantel para muito mais.
Muita posse, muita troca de bola para trás e para os lados, mas quando é para promover a criatividade, o jogo entre linhas, a inteligência... não temos quem o faça (não há esse estímulo).

Sugestão: Grimaldo (Eliseu é fraco a defender e inconsequente a atacar) e novo trein(que não a dor) que promova uma equipa e não um conjunto de jogadores em campo.
Já disse anteriormente, a maioria dos jogos vão ser jogados em esforço, à base da vontade e à procura da sorte e do golo madrugador, em detrimento da inteligência, criatividade e colectivo. A sorte terá um papel preponderante com este trein(a dor).

2016:
Júlio César; Elderson, Eq. B
Grimaldo, Sílvio (tb esq.);
Luisão, Lisandro
Jardel, Eq. B
Semedo, André Almeida
Samaris, Fejsa, Cristante
Sanches, Djuricic, Talisca
Gaitán, Zivkovic, Carcela
Pizzi, Sálvio, Guedes
Jonas, Cervi
Mitroglou, Jimenez


Treinador: Paulo Sousa (abrir os cordões); Vitor Pereira.
442 pelo primeiro nome de cada fila e seguindo pela ordem de prioridade! Inteligência, técnica, visão. Começar a preparar a equipa o quanto antes para a época seguinte e tentar ir a tempo da taça da liga (que também será disputada à base da sorte).

César
Semedo, Luisão(Lisandro), Jardel, Grimaldo
Samaris
Pizzi (Sálvio), Renato, Gaitán
Jonas, Mitrogolo

O avarento disse...

porra, tanta treta para dizer o que qualquer cego vê, o benfica não joga um peido.

facepalmjpg disse...

Quanto ao dar trabalho perceber do jogo, concordo plenamente, uma vez que envolve muitos detalhes que o gajo normal que vê bola não consegue discernir nem que eles dancem nus à frente deles. No que toca ao público não pensar o jogo de forma multilateral e achar que uma variável muda o esquema todo, ainda outro dia estive a discutir com uma besta que insistia veementemente que o decréscimo de qualidade de jogo do Benfica devia-se apenas e só à ausência do Lima. Porquê? Ele achava-o muito bom jogador, já que marcava golos ao clube do gajo, o FCP, logo a ausência do Lima fazia com que uma equipa que jogava com muita competência todos os momentos do jogo passe a não jogar um pentelho no ano seguinte. De nada valeu lembrar ao tipo que ele se estava a esquecer de muitos outros factores que não se mantiveram constantes relativamente ao ano anterior, e assim o gajo continuava a dizer a mesma merda, como se estivesse a fazer-me um enorme favor em iluminar a minha mente para a verdadeira razão do decréscimo de qualidade de jogo do SLB. Felizmente ninguém ficou impressionado. Só tenho de agradecer a tipos como vocês que me ajudaram a sair do marasmo de conhecimento do que é o jogo que mentecaptos como ele se encontram, e nunca mais saem porque são arrogantes para caramba.

Blog de Portugal disse...

Facepalm, embora haja muitos broncos por aí, também existem outros menos broncos, mas completamente cegos devido ao clubismo.

Eu, felizmente, não sou de nenhum dos 3 grandes. Isso permite-me ter uma visão muito mais racional relativamente aos 3 grandes. Isso, e procuro ver futebol com olhos de ver.

BlessedCarrot disse...

Para quando um debate na TV com estes temas debatidos ?
Se existir algum digam-me, que não conheço

Rui Dias disse...

Não sei com que adeptos vocês falam ou se se estão a referir aos palermas que aparecem nas tb a opinar mas eu que sigo o Benfica desde que me conheço e a Malta amiga que também o faz temos todos a mesma opinião! O vitória sempre foi fraco e era óbvio que não iria funcionar! Também temos todos a mesma opinião sobre o Jesus, etc.

Às vezes falam aqui como se o pessoal fosse todo tosco e toldado pela clubite. Na minha vida não é essa realidade!

Se vocês papam a conversa que os opinadores levam para as tv e os treinadores usam para se justificar isso não quer dizer que toda a gente a engula!

Treinar uma equipa tem muita ciência e não é para todos, mas olhar para uma equipa que não tem qualquer mecanismo trabalhado e que joga como calha....lamento mas não é preciso nenhum doutoramento!

É esta chica espertice tuga que acaba sempre por levar os nossos bons treinadores a cair na carreira ao fim de uns anos! São todos os maiores....sabem tudo e ninguém tem nada para lhes ensinar....e depois puff! Não é Mourinho? Não é peseiro? Não é Manuel José? Pois....

DM disse...

Nem o Prof. Rui Pinho merece que falem dele num texto acompanhado pela foto do Sá Pinto. O Sá Pinto é demasiado mau para ser comparado com qualquer treinador de futebol :)

Blessing disse...

Este texto não tem nada a ver com Rui Vitória, e em nenhum momento, em nenhuma linha, se quis que isso fosse um ataque ao mesmo. Mais, a imagem de Sá Pinto é precisamente para afastar esse cenário, e reforçar a crítica ao adepto que olha mas não vê. É que no início da época todos diziam que o Belém ia longe. Portanto, também não é uma crítica ao Sá Pinto.

Se alguém merece destaque neste artigo, é o Vitória de Setúbal pela positiva. Ninguém lhes liga, mas devem ser a equipa que joga o futebol ofensivo mais interessante da liga.

Blessing disse...

Rui Dias, fantástico. Mas não é pela clubite, é pelo vento. Pelo interesse pessoal. Pela incongruência. Pela conveniência do momento.

DM disse...

Blessing, só mesmo nos pseudo-programas desportivos é que alguém podia adivinhar sucesso ao Belem. Pelo menos nos locais que frequento, era consensual que com Sá Pinto o Belem ia lutar pela permanencia.

Rui Dias disse...

Blessing, é como te digo, no meu "circulo de pessoas" e nas pessoas que me rodeiam semanalmente na Luz essa opinião que dizes que o pessoal tem nao é uma realidade.

Nos programas sobre futebol nas Tv's é! Mas nao é por acaso!Nem pelo vento nem pela incongruencia! É mesmo pela conveniencia do momento e pelo interesse pessoal (ou do clube que representam)!

Conforme disse ver que um picareta é um picareta nao tem ciencia nenhuma nem faz de ti um iluminado! É só normal! E comum!

Ter as ideias que tens para o treino e para jogo ai sim já é meritorio! Mas são coisas bem diferentes!

Convence-te que a maioria das pessoas sabe bem que um sá pinto, um petti, um rui vitória percebem muito pouco de operacionalizar uma equipa! E para isso basta ver um ou dois jogos nesta fase da epoca (no inicio poderia até nao ser evidente caso não houvesse histórico mas nestes 3 casos que enumerei até havia)! E tambem sabem perfetamente que a maioria destes pseudo treinadores nao chegam onde chegam por mérito no treino!

Se fosse pela clubite a maioria dos Benfiquistas diria que o Sporting do JJ é praticamente uma nulidade quando isso não é verdade! E a maioria nao o diz! Muito pelo contrário...aponta-o como principal candidato ao titulo! E não é por ter o Naldo e o Joao Pereira no 11 titular seguramente ;)

Gonçalo Matos disse...

Referiste o Setúbal, apenas vi o jogo com o SLB, mas foi óbvio que o Setúbal atacou bem melhor, com mtas situações de finalização fácil.
Uma bela surpresa!

Blessing disse...

Já ando a falar com o Ronaldinho sobre o Setúbal desde que eles jogaram contra o Boavista. Infelizmente o meu computador anda morto e ainda não consegui fazer nada de jeito

Blessing disse...

Rui Dias, primeiro dizer que tens um círculo bem agradável.

Segundo dizer que não sou iluminado nenhum. Em nenhuma área em particular. O que escrevi é óbvio. Mas nada me impede de o fazer. Posso escrever 1+1=2, que isso não tem mal nenhum.

Terceiro dizer que são meritórias as ideias para o treino e para o jogo que tenho é um bocado estranho, uma vez que conheces pouco, muito pouco, ou mesmo nada do meu processo...

Para finalizar, não me convenço sobre maiorias ou minorias. Só sobre as maiorias e minorias que conheço. Por exemplo a ti não conheço. Portanto, não estás incluído no círculo a que me refiro no texto. Se é esse o problema.

Rui Dias disse...

Podes escrever tudoo que quiseres....

Posso ter sonhado mas diria que até vídeos colocados por já aqui vi....para além de que escreveste umas boas dezenas de posts que li....mas já percebi que és misterioso e que afinal não sei nada. Enfim....

Se só te convences sobre as maiorias e minorias que conheces, conheces assim tanta gente que diga que o vitória sabe da poda? Lamento por ti! Se não qual a lógica do post?

Não percebi bem esta tua reacção aos meus comentários...às vezes parece que escreves mas não queres que opinem.

Blessing disse...

Rui, mais uma vez, este post não tem nada a ver com Rui Vitória. Por isso não entendi bem onde queres chegar com isso.

Depois, por exemplo o Maldini diz que ele entende. Porque o Maldini só dirá que não entende "da poda" quem é mau treinador. E nunca ele disse que Rui Vitória o era. E dentro do meu círculo, sim. Tenho imensa gente que diz que ele é competente, que precisa de tempo, e que o facto de ser o melhor ataque da liga, de estar qualificado para a próxima fase da Champions, e de ter feito tudo isso com alguns miúdos do Seixal mostra que as coisas não estão tão mal como parecem. Não são assim tão poucos quanto isso. Até este empate diziam isso. Antes do empate, por exemplo, quando ganharam em Madrid andava tudo louco com o futebol fantástico da equipa. Repito, no meu círculo, não são tão poucos assim. São mesmo quase todos. E por isso lamento que tu não estejas lá para equilibrar um pouco as coisas. E atenção que não me refiro apenas aos adeptos! Mas a todos. Profissionais de clubes incluído.

Depois, não sou nada misterioso. Mas acho que com tão pouca informação não se pode aferir grande coisa. Veja-se por exemplo Lopetegui. Ele tem um blogue, não sei se ainda está aberto. Quem o ler parece até que é um treinador absolutamente fantástico. Quem o vê, regularmente, nunca dirá isso. Vês onde quero chegar? Não tem a ver com o mistério. Tem a ver com a assumpção do mérito de alguém que não se conhece e não se segue diariamente. Não era uma crítica. Era um convite para desconfiares de mim, e das ideias que possas achar que tenho. Teoricamente qualquer um pode parecer o Guardiola...

Rui Dias disse...

"Vamos com 13 jogos na Liga e os adeptos que olham para os 31 golos marcados do Benfica não percebem como é que o melhor ataque do campeonato tem dificuldades em marcar golos."

O teu post começa da forma que citei a cima...como é que o post nao tem nada a ver com o Vitória se é ele o treinador da equipa que citas no comentário? E isto foi SÓ a forma como começaste o post. Porque ao longo do mesmo praticamente só falas do Benfica. Se o post tem a ver com o Vitória? Sim, tem! Foi por causa dele e do jogo de ontem que tiveste motivação para o escrever. E foi com factos da historia da epoca actual do benfica que o sustentaste. Volto a dizer-te que se quiseres parecer misterioso estás na boa, mas essas xonezadas para mim dispenso!

O jesus o ano passado tambem usou miudos do seixal e foi campeao nacional! O vitoria este ano passa á proxima fase da champions com uma vaca do tamanho de um comboio em Madrid. Quem é que era o "tudo louco" com a vitória em madrid? O Rui Gomes da Silva ou o Pedro Guerra? Se quiseres mando-te ums PrtScn dos grupos do whattsapp dos meu pessoal para veres o que se escreveu no final do jogo. Para dar uma ideia "vaca" foi das palavras mais utilizadas! E no entanto acredita que é tudo gente que tem clubite e etc e tal! Mas não é parvo! Como a maioria não é!

Se com pouca informação não se pode aferir grande coisa como é que podes ter escrito aqui um post no inicio da epoca passada a dizer que o lopetegui prometia face ao que escrevia no blog dele? Estranho...
Como é obvio tambem conheço o blogue do lopetegui e naturalmente as ideias que ele defendia tinham "bom ar"! É tambem dessa forma que disse que as tuas tambem acha que és absolutamente fantástico! Vês onde quero chegar?

O que tenho vindo a escreve em todos os meus comentários é que o adepto comum não é parvo! Percebe quando há um picareta na area!

"Quando não se consegue perceber o que se passa em campo, procura-se por números." - isto praticamente não acontece! Acontece é estar a discutir-se com um lagartoide ou com um andrade e não se querer dar o braço a torcer! Eu tambem chego ao meu local de trabalho e digo "granda vitoria em MAdrid! Ganhámos ao segundo classificado de uma das melhores ligas do mundo!". Mas cá dentro achas que penso isso? Nop!

Obviamente não te vou chatear mais com este tema. Escreve lá as tuas cenas na boa. Agradeço a atenção.

Abraço

Arnaldo Moura disse...

O que acham do Rudi Garcia? Duvido que seja hipótese para o Benfica, assim como muitos outros que se falam, como o Paulo Sousa ou o Vitor Pereira. Mas como está numa fase menos boa nunca se sabe. Não costumo ver jogos da Roma e era para saber se ao menos ele tem boas ideias?

Blessing disse...

Rui, o Vitória foi o exemplo para um contexto mais amplo. Logicamente que para escrever o que quer que seja tem que haver uma motivação. A motivação não foi o Vitória ou o Benfica em particular. Foi o meu círculo futebolístico. O exemplo é este. Mas podia escrever sobre outros. Este, como é actual, parece-me bem. Reitero, não está aqui nada para criticar o Vitória.

Quando escrevi o Post do Lopetegui, e já nem me lembro bem dele disse qualquer coisa como, se for tão bom a operacionalizar como nas ideas que passa cá para fora será prometedor. Acho que foi isso, nem me dei ao trabalho de ir ver. Isto para reforçar o que te disse no comentário acima. Okay, fixe, mas desconfia...

Por fim, repara, não disse nada sobre o teu círculo. Aliás, disse-o desde o primeiro comentário que era fantástico! Portanto, não preciso dos prints. Se dizes que o teu grupo de amigos é assim, desfruta dele. O meu não é. Benfica, Porto, ou Sporting.

Por fim, no meu círculo, devo dizer-te que, o adepto comum é parvo. Mais uma vez digo, no meu círculo.

Chateia sempre, um abraço

jumço disse...

boa tarde
o post é bom e tens muito mérito nesta visão.
apesar de o negares, mas falares sobre o benfica como exemplo depois do resultado obtido automáticamente se compara isto ao Rui Vitória.
o benfica começou muito mal a época, mas tem vindo a subir de rendimento, e não tem a haver com resultados, tem a haver com a idéia de como se quere chegar ao resultado.
penso não existir nenhuma regra que diga que o bom futebol, e o futebol que ganha, é (por exemplo) com a exploração do espaço interior, ou pressão alta, ou baixar e organizar a tras, ou defender a zona ou individual..etc
todos nós temos a nossa idéia e achamos que é a melhor para chegar ao sucesso mas por vezes os outros também ganham e tem outra ideia, cabe a cada pessoa ter a sua e saber explorála no contexto correto, se não vai correr mal..
o rui vitoria não é incompetente, tem é uma ideia diferente de chegar ao sucesso, aos olhos de uns boa, de outros má, mas é a dele.
tenho a idéia que o benfica vai ser a equipa que mais pontos vai fazer na 2ª volta se vai ser sufeciente para chegar ao sucesso não sei, mas digo isto pela ideia de como o RV quer chegar ao sucesso, onde no momento ofencivo não potencia tanto o envolvimento coletivo dos jogadores mas mais o desiquelibrio individual, e ai o benfica vai estar bem melhor servido do que no presente.

João disse...

@jumço, tens essa ideia porquê?

@Rui Dias, és um sortudo. Os Benfiquistas que conheço devem ser parecidos com os que o Blessing conhece... :) Quando lhes dizia que o RV não ia resultar indignavam-se e refutavam essa ideia com o "bom trabalho" dele no Guimarães... Então depois de ganhar em Madrid era "estás a ver que não é assim tão mau!?"

@Blessing, o post pode não ser sobre o Benfica, mas acho que a ideia se aplica... :D

Edson Arantes do Nascimento disse...

O problema é que o Setúbal tem um treinador chamado Quim Machado. É um nome muito pouco atraente. Que ainda por cima tem dentes feios.

Não se chama Villas-Boas (com hífen e dois éles), não fala bem, não foi adjunto de nenhuma truta manhosa, não foi um grande jogador - até nem era assim tão mau, por acaso.

Mas nos outros clubes por onde andou a treinar tentava-se jogar futebol. É essa a ideia que tenho, pelo menos.

jumço disse...

tem a ver com os jogadores que ele vai ter e as suas caractristicas, para aquilo que ele quer que a equipa faça para chegar ao sucesso.
por exemplo ter eliseu, andre almeida, guedes, carcela...é diferente de ter grimaldo, nelson semedo, gaitan, salvio...
vai ser uma equipa com mais recursos tecnicos, e soluções, e sugundo a ideia de jogo do treinador vai funcionar melhor, logo ele vai sair benefeciado.

José disse...

Pior do que fazer uma má análise só mesmo fazer uma análise desonesta:
"Ainda que marque mais que com os mesmos jogos do ano passado, marca em menos jogos."

WTF??????

Então e a Liga dos Campeões, só conta para o campeonato do berlinde? O ano passado foram 4 jogos em branco em 6 (!!!!), este ano foram 0.

Continuem lá com o raio das vossas análises da forma como gostam de ver o jogo. É legítimo e adorável que continuem a defender a vossa filosofia. Aldrabar a Matemática é só desonesto.

João disse...

jumço mas os problemas vão continuar... Contra equipas fechadas existe muita dificuldade em criar situações de golo! Ter melhores jogadores ajuda mas não é suficiente... Fará mais pontos a equipa que tiver melhor modelo de jogo + jogadores. Diria que o Sporting irá ser campeão com maior ou menor dificuldade, porque a tendência será para aumentar o nível do seu jogo, que já lhes permite estar em 1º lugar no campeonato.

Blog de Portugal disse...

Rui Dias, quanto à cegueira dos adeptos pela clubite, claro que não são todos!

O Benfica tem milhões de adeptos. Desde o gajo que por diversão rouba o pouco que tem um sem-abrigo, ao ricaço de Cascais com 36 empregadas em bikini.

Evidentemente que nesses milhões, uns são completamente cegos, outros são meio-meio, outros têm uma visão que pode estar certa ou errada, mas com racionalidade...


Quanto ao Quim Machado, pelo que sei dele, apesar da sua competência, não lhe perspetivo grandes sucessos... tenho as minhas razões.

francisco disse...

Excelente - "Dá trabalho perceber o jogo jogado, o que se passa em campo" "Vão 4 jogos em que o Benfica não faz golos, em 13" - eh eh eh

Estava eu a tentar seguir o seu raciocínio e tropeço nestas pérolas...

Num dos 4 jogos referidos o Benfica marcou 1 golo limpo (Arouca) e teve 1 penalti não assinalado... No jogo c/ o zbording na Luz houve 3 penaltis não assinalados a favor do Benfica...

Os jogos na Champions não interessam... dá trabalho...

Num ponto concordo - As estatísticas são como as mini-saias - deixam ver muita coisa mas não o + importante...

Dr. Ghozé Pablito disse...

Rui Dias "O vitoria este ano passa á proxima fase da champions com uma vaca do tamanho de um comboio em Madrid." Tens a certeza? Vai lá ver a classificação. O Benfica acabou o grupo com 10 pontos e o 3º (galatasaray) fez apenas 5! Por isso, mesmo se tivesse perdido em Madrid, faria 7 pontos, o que dava para passar.