sábado, 19 de dezembro de 2015

O que os meus olhos não veêm. Da teoria à prática.

A prática não vive sem a teoria. Da mesma forma que apenas a prática ou valida ou nos traz connhecimentos e / ou abordagens que antes desconheciamos. 

São várias as coisas escritas ao longo destes últimos sete anos pelo Lateral Esquerdo, que não seriam repetidas nos dias de hoje, precisamente porque a (muita) prática traz sempre novas visões da mesma realidade.

Hoje mais do que nunca se percebe o quanto as experiências anteriores dos atletas condicionam os seus comportamentos. O quanto a personalidade / percepção que se tem das suas próprias capacidades são um impeditivo para a evolução individual. Ou evolução dentro de determinado modelo. Hoje é fácil perceber que na prática é tão mais difícil chegar onde se pretende do que apenas teorizando.

Como o "um mais um" para chegar ao dois precisa demasiadas vezes de percorrer um longo caminho. De como as ideias não são imutáveis e dependem excessivamente de determinados constrangimentos que nos são colocados no terreno.

Hoje mais do que nunca se percebe que "chegar lá" não está ao alcance de todos os jogadores. Mesmo que tenham capacidades individuais (físicas e técnicas) excepcionais, a evolução táctica depende tanto dos conhecimentos que se transmitem como da vontade de os aprender, como da disponibilidade para lá chegar.

Hoje é cada vez mais complicado criticar opções técnicas, sem se perceber o modelo / contexto que está por trás de tais opções. Mais fácil, seguramente, concordar ou discordar de ideias do que de opções.


10 comentários:

Vasco disse...

Os bons princípios ofensivos do United foderam-me 40€

zatarra disse...

curioso a imagem de fundo ser de basket. mas não está assim tão distante. joguei basket e aprendi muita coisa que facilmente se transporta para o futebol. a grande vantagem do basket é ser tacticamente mais simples já que são apenas 5 jogadores e não 11.

franciscogeraldes disse...

OFF-TOPIC:

Sou seguidor do vosso blog e comento de quando em vez. Decidi criar um espaço para mim e gostava de saber se me podem adicionar à vossa blogroll.
https://omeiocampo.wordpress.com/
Passem por lá, deixem os vossos comentários. São sempre bem vindos!

Desde já um enorme obrigado e desculpem a publicidade.

Continuação do excelente trabalho!

Elio Ribeiro disse...

Boa tarde, gostaria de lhe/lhes pedir para colocarem o meu pequeno blog sobre o Benfica na vossa lista de blogues sff, naturalmente eu faço o mesmo. Ficaria agradecido.

http://agendabenfica.blogspot.pt/

Saudações benfiquistas ;)

Dennis Bergkamp disse...

Sei bem que quando o Maldini escreveu o post nao estava a pensar no Djuricic, casos de pessoas que nao sao mais e melhores porque acham que ja sao gigantes e que nao precisam de aprender anda existem ai ao pontape.

Mas mesmo por antecipacao este post podia ser sobre o menino que encantou no campeonato holandes, mas que nunca mais conseguiu assumir nada, mesmo que ache que merecia muito mais.

Uma incorrecta auto-avaliacao do que se consegue fazer/dar ao jogo faz com que jogadores como ele, achem que sao muito melhores do que o que mostram ser cada vez que tocam na menina. E ao acharem que sao mais e melhores, acham que estao a ser tremendamente injusticados por nao terem mais minutos, ou por entrarem poucas vezes em campo, ou por nao serem titulares.

O sentimento de injustica, vem da avaliacao do contexto, e da auto-avaliacao das competencias para interagir com esse contexto.

Infelizmente, porque aqui e ali existem individuos com uma capacidade extraordinaria, vemos constantemente jogadores (e jogadoras) com capacidade para muito mais, mas que nao conseguem crescer e assumir com frequencia aquilo que acham que conseguem fazer.

Rui Lança disse...

Já te disse...venha daí um livro!!!!

Paolo Maldini disse...

vou ter de tratar disso...

GV disse...

Concordo! Um livro do LE, ou de um ou de parte de vós, parece-me muito bem! Há bastante tempo que penso sugerir-vos isso e propor alguma colaboração minha, que provavelmente dispensam :), na revisão de textos, contactos, etc.
Aproveito a boleia e falo nisso, por descargo de consciência.
Cumps,

Paolo Maldini disse...

GV, deixa ai o teu email sff...

GV disse...

Aqui vai, bdcmgmt@gmail.com.