terça-feira, 19 de janeiro de 2016

442 de Peseiro no FC Porto?

Em tempos parecia que o 433, com meio campo organizado com um médio defensivo e dois interiores era cultural no FC Porto. Lopetegui trouxe um sistema diferente mas ainda assim com apenas um ponta de lança. É difícil olhando para os anos transactos recordar o FC Porto com o 442 como plano A. 

José Peseiro, o treinador com o futebol mais apaixonante das últimas décadas do Sporting, chega ao Dragão para impor as suas maravilhosas ideias ofensivas, agora também ciente da importância dos momentos sem bola. Mesmo que sejam muito reduzidos ao longo das partidas.

Com aparentemente poucas soluções para a posição de avançado centro (em 442 porque não Corona na linha mais avançada?), a dúvida imediata é perceber se romperá com a tradição táctica portista, moldando a equipa aquelas que foram as suas ideias desde sempre ou se inicialmente, com um plantel não definido por si se procura adaptar ao contexto. Ou será que é possível ser o "contexto a adaptar-se", por algumas modificações nos posicionamentos habituais de alguns jogadores?

Se chegar em 442, pela primeira vez em muitos anos teremos os três grandes, quatro com o Braga, no mesmo sistema com dois avançados centro. Uma tendência que tem voltado a reinar na Europa nos últimos anos. Mesmo que o campeão europeu continue a fazer diferente e melhor.

14 comentários:

m1950 disse...

O futebol português ganhou com a escolha do FC Porto.

Aos 55 anos chega com uma ideia de jogo na cabeça que é positiva e já tem alguns anos e alguma experiência e será vencedora se tiver o material para trabalhar , e na verdade o plantel do FC Porto é o melhor em Portugal.

Eu fico feliz quando os competentes são recompensados , e dos portugueses Peseiro é dos melhores.

Penso que o FC Porto até pelas baixas expetativas dos adeptos ( não se entende porquê) reentra na luta e acima de tudo o Porto vai jogar o melhor futebol desde AVB e quiçá não superior.

A duração do seu contrato será essencial na forma como os jogadores irão aceitar as suas ideias , mas sendo um homem simples - até demais - acredito que se imponha , nutro imensa simpatia pela sua pessoa , como o Porto é um clube que tem uma estrutura de comunicação de topo , acredito que terá menos problemas a esse nível.

É uma pena que o Porto e o Sporting só se encontrem no fim da época , mas ainda há pelo menos um Braga Porto e depois outro no final da Taça , onde iremos ver jogos de futebol de alto quilate.

Estou curioso para ver a explosão de Neves com este treinador.

pancas disse...

Maldini,
qual pensas que seria o 4-4-2?

Especialmente o meio-campo e frente de ataque? Neves, Evandro e Bueno + ??
Brahimi e Corona na frente? Ou imaginas Aboubakar (ou Suk) com Corona e Brahimi no meio campo? Ir buscar o Quintero?

Esta escolha (que poucos previam) da-me esperanca no que falta do campeonato e renovada esperanca na direccao do clube...

José Moreira disse...

Não será demasiado arriscado mudar para um sistema de 2 avançados quando estamos numa fase da época em que o tempo para trabalhar é escasso e quando a margem de erro pontual para os rivais é nula?

Barbosa disse...

Finalmente o melhor plantel da liga vai ter um treinador à altura. Vamos ter uma segunda volta interessante. E se para o ano os 4 maiores mantiverem os treinadores, vamos ter um dos melhores campeonatos dos últimos anos. Boa aposta do Porto.

Guilherme Silva disse...

Pessoalmente, adorava que implementasse um 4-4-2. Bueno e Aboubakar juntos na frente tinha tudo para resultar, a equipa só tinha a ganhar. Tenho pena que o Quintero não esteja no plantel, acredito que com Peseiro ia ser muito útil ao plantel e tinha tudo para, finalmente, rebentar. Se lhe apetecesse claro.

Expectante para ver como cresce o Neves, o Aboubakar e acima de tudo em ver Brahimi e Corona (para mim 2 dos 3 melhores jogadores em Portugal) enquadrados numa organização ofensiva como merecem.

Agora é deixar o homem trabalhar e aguardar por resultados.

SUMO disse...

Muy BUENO (finalmente)!

Cristiano Messi disse...

O losango tem a questão de (em teoria) pressionar menos os alas adversários. Daí as críticas que fazem a Peseiro na fase defensiva do jogo.

João Mendes disse...

Parece-me difícil pelo plantel que tem, demasiados médios para um 4-4-2, aliás onde o Porto está melhor servido é nesse sector. Para haver uma alteração de sistema o Porto deveria reestruturar o plantel e não me parece que isso seja possível agora. Estou curioso para ver se o Peseiro ainda tem tempo para colocar o Porto com a ideia dele e conseguir lutar pelo titulo. Peseiro tem a oportunidade de ouro para ganhar títulos e acho que ele também sabe disso.

Laranja disse...

Casillas/Helton
Maxi Maicon Marcano Layun
Tello Neves Imbula Brahimi
Corona Suk

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bueno-Aboubakar

Foi uma boa contratação, e o FCP vai melhorar, só que o Peseiro parece ter alguns problemas (não sei bem quais) em tudo o que não tenha a ver com o treino e com o jogo.

Estou curioso também para ver a evolução nos momentos sem bola, porque algumas equipas suas apresentam deficiências complicadas a esse nível. Mesmo assim, repito, boa contratação!

Ricardo Gil Dias Lopes da Cunha disse...

O Peseiro foi a melhor coisa que aconteceu para as apostas over 2,5 :)

venis disse...

'Até no recrutamento'...

escreve aí:

os jogadores do porto vão parecer mt bons e os do Benfica muito maus...

David Cardoso disse...

Excelente aposta do FCP , porém temo que vai ser o treinador certo no momento errado.

N.T. disse...

A minha dúvida relativamente a Peseiro é simples: será que o projecto ofensivo que tanto se elogia desde a sua passagem pelo Sporting será suficiente para triunfar? Apesaar de alguns jogos bem conseguidos, factualmente resultaram em poucas vitórias para a dimensão do clube (julgo que não chegou a 55% no que toca a jogos para o campeonato nacional) e os números defensivos não são muito animadores.