quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A vitória da decisão. Nolito regressa à Catalunha.

Da tomada de decisão, entenda-se.

O espanhol (etiqueta aqui) foi um dos jogadores mais encantadores que pisou os relvados portugueses na última década. Pela sua tomada de decisão, naturalmente. 

A prova de que o factor diferenciador no futebol moderno é a cabeça, a percepção e a inteligência, bem mais que as capacidades condicionais. Naturalmente que mais rápido, mais forte e com mais e melhor qualidade técnica, Nolito seria ainda melhor. Mas com tudo isso, sem a tomada de decisão seria apenas um entre milhares. Mais um Salvador Agra dos relvados europeus.

Desde a primeira aparição que se percebeu que era diferente. Todas as suas decisões sempre a aproximarem a equipa do sucesso. A procura pela opção interior. Pelo colega dentro e enquadrado com última linha. A forma como vê tudo. Das situações de jogo, aos colegas e até como joga com os apoios dos adversários para definir timings para prender ou soltar. Tudo em Nolito impressionava, sobretudo numa Liga pouco acostumada a ter jogadores deste calibre. A bola que sai sempre para onde deve no tempo e espaço correcto. Sem bola, sempre a mostrar-se. E a recepção, sempre enquadrando a um toque. Do mais veloz no raciocínio que por cá passou. Mesmo que na passada não o fosse.

O seu regresso à catalunha como que a simbolizar a vitória da decisão sobre a velocidade, a força e a correria. A saída de Barcelona e Benfica como opções próprias. Todavia, próprias de quem sentiu o espaço encurtar porque Guardiola ainda que com um plantel fabuloso guardava pouco tempo para si e apostaria em Tello. No Benfica, e após a época em que mais jogos somou na sua carreira, a chegada de Salvio retirou-lhe o espaço que merecia. Hoje Tello está no FC Porto, Salvio no Benfica. Nolito depois de chegar a internacional regressa ao campeão europeu.


21 comentários:

L. disse...

estou contigo, mas olha que o nolito actual é muito melhor na decisão que no tempo do benfica. nessa altura embora já fizesse coisas muito boas ainda se perdia frequentemente em acções individuais no momento errado.

DM disse...

Agora a questão é onde encaixar Nolito no Barcelona. Espero que o sacrificado não seja o Sergi, um jogador que tem visto sucessivamente a sua oportunidade de se afirmar a passar-lhe ao lado.

Benoit disse...

Caro L, não duvido que Nolito esteja melhor agora. Mas quando olho para a sua afirmação "ainda se perdia frequentemente em acções individuais no momento errado", lembro-me logo de Salvio e não de Nolito.

Pedro Malaquias disse...

Gaitan, Aimar, Nolito, Witsel, Saviola, Javi...

DC disse...

Talvez se perdesse em duelos individuais porque era isso que lhe era pedido no clube. Foi, juntamente com o Bernardo, o maior erro do JJ na carreira.
Barça com ele e Arda fica com muitas opções de qualidade. Faltava só o Oliver ali para ficar impecável.

Rafael Antunes disse...

Chuta Nolito.... Bah bah ah ahahhah ahhha

Pedro disse...

Este jogo com o Arsenal...a segunda parte. Ui!!!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sim, mas contradiz tudo o que escreveste (erradamente) sobre o JJ há dias atrás. Não sei se tens bem noção disso.

O Nolito foi uma contratação do clube, do scouting, e o JJ nunca lhe deu o valor que merecia, apesar de ter dito publicamente que não queria que o Nolito saísse naquela altura (a meio da época). É evidente, e eu sempre defendi isso aqui, que o Gaitán é um grande jogador e que o Nolito teria sempre que dividir minutos com outros atletas.

Mas o problema do Nolito no Benfica não foi esse.

Foi um erro crasso - até em termos financeiros - e o facto de não ter sido o JJ a contratá-lo foi fatal para a carreira do Nolito no Benfica. Porque já se sabe quando o JJ quando manda contratar um gajo que ele vai ser sempre titular, independentemente do que jogue.

Outro exemplo perfeito é o caso Emerson/Capdevilla.

Paolo Maldini disse...

faltou ser mais valorizado pelo seu treinador cá... creio que pq ofensivamente Jesus quer um jogo decorado. Sp mesmos movimentos. sp mesmas combinações. Nolito é melhor do que isso... e depois nas capacidades condicionais... n sao o q Jesus idealiza. Mas, ainda assim, na 1a época foi o 2o jogador do SLB q participou em mais jogos, só atrás do Witsel! segundo o zerozero nessa 1 época no SLB foi a época q fez mais jogos e mais golos na sua carreira.

Mas a prova que n era tido com os olhos que devia pelo treinador foi este ter mandado chegar Salvio. Mais rápido, forte e mais disponivel para decorar e repetir o que o mister mandava...

sao opções, mas realmente ter saviola, aimar e nolito ao mm tempo em campo foi um regalo p quem gosta de bom futebol.

Patrick Pereira disse...

Maldini, agora imagina juntar a esses 3 o Bernardo Silva ? (bem mesmo se o Aimar e Saviola com a idade não podiam jogar com o BS mas pronto)

Alexandre disse...

Sendo eu sportinguista, era dos jogadores (senão 'O' jogador) que mais gostava de ver jogar em Portugal (e eu sou um apaixonado por Saviola desde os tempos do River). Quando saiu ainda pensei nos últimos anos que Porto ou Sporting tivessem visão para ir buscar o desperdício a que o Benfica o vetou.

Provavelmente o maior erro de Jesus enquanto treinador, para mim maior que o de Bernardo pois o português ainda não tinha demonstrado cabalmente o que valia em alta competição. Curioso que quando chegou ao Sporting JJ tenha contratado um dos seus colegas que dividiu com ele a titularidade.

Mas indicia também que Jesus voltará a cometer o mesmo "erro" (ponho entre aspas pois tenho quase a certeza que jj não o vê como tal) com Gauld e Geraldes (já nem falo de André Martins) por não terem as características físicas que ele preconiza para o seu modelo. O que enquanto sportinguista e apreciador de "futebol total" me entristece.

Blessing disse...

Bem visto Edson

Vasco disse...

JC
Maxi Garay Luisao Coentrao

Matic

Nolito Aimar Gaitan

Jonas Saviola

Banco:
Oblak
Witsel
Enzo
David Luiz
Markovic?

AAAhhhh fodidoo!

Marco Van Basten disse...

Edson, tenho para mim que o Nolito jogar ou não jogar tem mais a ver com o que disse o Maldini do que com teorias da conspiração...

Pedro Marques disse...

" A chegada de Salvio retirou-lhe o espaço que merecia".-Como assim ? Recordo que Nolito era utilizado quase sempre na esquerda, e os episódios que foram a sua passagem pelo outro corredor, mostraram bem que era no outro lado que ele rendia. Quem lhe roubou o espaço foi Jesus e arrisco dizer que o fazia, por não gostar da paixão que os adeptos tinham por Nolito. Só encontro esse motivo. De solução/salvação a não utilização. E ele voltava, e era solução/salvação e a seguir não utilização. Em Portimão para uma das taças, após uma dessas estranhezas, foi suplente não utilizado das segundas escolhas. É estranho, mas não encontro outro motivo.

Marco Van Basten disse...

Gaitán

JP disse...

Não é verdade que o nolito t tenha perdido espaço para o Sálvio.
Foi para o Bruno César e outros.
E JJ não gostava do Nolito.
Preferia o Éder Luís, o César Peixoto, o Jara, qq um....

JP disse...

Grandes craques que SlBenfica já teve....
Em simultâneo.

fui disse...

Matic, Garay, Di Maria, Enzo, Coentrao

fui disse...

Ramires, Markovic

airkiler disse...

Concordo com o Pedro Marques, basta ver o que aconteceu com o André Gomes, quando o universo benfiquista o começou a aplaudir de pé JJ deixou de o convocar.