segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sem as melhores individualidades, os dois colectivos do momento.

Expectável o nível de jogo tendo em conta os treinadores em questão. Ontem, defrontaram-se, novamente, os dois treinadores que mais nos apaixonam na primeira liga. E haverá sempre quem falará dos erros defensivos cometidos por cada equipa, nos golos consentidos. Eu prefiro falar no mérito ofensivo, pelas inúmeras ocasiões de golo que cada equipa criou. Foi um jogo grande, dos melhores colectivos nacionais, ainda que não sejam as duas equipas individualmente mais fortes. E é por isso, e por isso só, que este campeonato ainda vai ser muito longo para quem vai na frente. Ao fim do dia, são os jogadores que jogam. 

18 comentários:

DM disse...

Individualmente, não vejo neste momento no XI base onde é que existem grandes diferenças entre Benfica, Porto e Sporting para se possa dizer com clareza que existe um superior aos outros. Existe um grande equilibrio. Tem feito diferença o coletivo. O Benfica tem feito resultados bastante melhores que o seu modelo de jogo faria prever. Ainda vou acabar a época a achar que despejar o maior número de bolas possiveis para a área é a melhor forma de ter sucesso. E o Lopetegui também :)

Ricardo disse...

No entanto, não será mais fácil as individualidades poderem decidir, quando existe, à partida, uma ideia bem definida de jogo coletivo?

Mike Portugal disse...

DM,

O SLB consegue ganhar tanto porque o modelo não é assim tão mau como estava no início e os jogadores que têm na frente são muito bons.

cobra2 disse...

DM, assim de repente: Jonas, Gaitán, Luisão/Jardel/Lisandro, Maxi, Layún, Corona, Brahimi tinham lugar garantido no Sporting. Lá está, esta é uma opinião pessoal minha, tendo em conta o que apresentam nos jogos.

Mike Portugal disse...

Dos que o cobra2 disse só queria no meu SCP o Jonas, o Gaitan e o Brahimi.

Fraguito disse...

@Mike e o trabalhão que o Mestre ia ter para ensinar o Brahimi a jogar futebol?

DM disse...

Subscrevo o que o Mike Portugal disse. Brahimi, Gaitan e Jonas (e Maxi, no caso especifico do Sporting). O resto é preferência pessoal, sendo que considero Ewerton em forma o melhor central do campeonato (os restantes andam todos ela por ela nas virtudes e nos defeitos). Uns preferem a inteligência/criatividade do Ruiz, outros a velocidade/1x1 do Salvio. Idem para as possiveis comparações com João Mário, Bruno Cesar, Corona, Gelson, Guedes, Varela, Aboubakar, Slimani, Montero, Mitroglu, Jimenez, Danilo, André André, William, Aquilani... Não acho que exista este ano, como havia o ano passado, um diferencial de qualidade gigante de um clube (Porto) para os outros todos no que a quantidade e qualidade dizia respeito. Esta época, não acho que exista esse diferencial de qualidade a favor do Porto, que perdeu os 4 melhores jogadores do ano passado que não foram substituidos por jogadores de igual valia.

A diferença até agora tem sido a qualidade coletiva nos duelos individuais entre as 3 equipas. Até no orçamento as equipas este ano se aproximam. Há o equilibrio individual muito grande e é pena não ser sempre assim pois torna o campeonato muito mais emocionante.

@Ricardo o modelo, para mim, continua a ser fraco independentemente das individualidades. A quantidade absurda de bolas despejadas para a área por parte do Benfica, a quase ausência de jogo entre linhas, a proibição de explorar o corredor central... Por isso é que digo que o Benfica tem somado muito mais vitórias do que o seu modelo de jogo faria prever. Porque apesar de tudo, considero que o Porto está um patamar acima e a tabela classificativa e as estatisticas mostram o oposto. A verdade é que o Benfica jogando muito pior que nos últimos 6 anos, está a fazer a melhor época de sempre tirando os duelos contra os outros candidatos. O que para mim é incrivel.

Blessing disse...

Ricardo, sim. Mais fácil. Mas ainda assim a diferença está lá. Não é que o Sporting tenha maus jogadores. Mas os melhores dos outros são melhores que os melhores do Sporting. Isso faz uma diferença brutal nos lances de decisão

Honoris disse...

Mike e cobra,

Não queriam o Corona e Layun no Sporting? Se me dizem que o JP e Gelson são superiores, peço-vos, delicadamente, que mandem 3 cabeçadas na parede

Diogo Cordeiro disse...

Peço desculpa mas nao entendo o porque dessa avassaladora diferença de colectivos. O Sporting fez bons jogos sim senhor, porem pelo contrario ja teve jogos pessimos e que com alguma sorte conseguiu ganhar. Nao falo aqui de arbritagens, apenas de qualidade de jogo. E Salvio em forma dá 10 a 0 ao Ruiz por amor de deus...

DM disse...

E diz-me lá Honoris, encaixavas o Corona no lugar do Gaitan, Brahimi? Ou Ruiz? :p

O Layun tem jogado a lateral esquerdo essencialmente. Mas qualquer jogador de futebol é melhor que o JP. Creio que ninguem coloca isso em questão sequer

cobra2 disse...

Não percebi Honoris. Disse precisamente que o layun e o corona eram titulares de caras no Sporting.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Ewerton e o melhor central da liga LOL

DM disse...

Diogo, nos 100m não tenho duvidas que o Salvio dá 10-0 ao Ruiz. Ou numa competição de cuecas.

A jogar futebol tenho muitas dúvidas dessa diferença avassaladora :)

Ricardo disse...

Diogo Cordeiro,

10-0 ?!?!?! Vê-lá se calhar é 20-0. Vai mas é dormir que o teu mal é sono... sono e perceber um pouquinho do jogo do bola não?!
Percebo que nível de inteligência para a análise de um jogador de futebol deves ter apenas 2 neurónios (tal como o Sálvio lá está!)

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DM disse...

"O Ruiz é tipo os viloes dos filmes de terror. As pitas bem que correm e se escondem, mas o gajo mesmo andando a passo, lá aparece à frente delas."

Honoris disse...

Peço desculpa cobra xD

DM, temos gelson, matheus, mane, b.cesar. Corona é muito superior a qq um deles