segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Em organização defensiva e em transição. Chidozie.

Não é complicado para um central fazer boa figura individualmente nos momentos de organização defensiva. Há muitas pernas, muita gente, muita proximidade e é mais fácil não estar mal posicionado. Sobretudo se a bola estiver no corredor lateral. Mais complicado é ter de decidir em segundos o "ir", ou "ficar". "Subir" ou "baixar". Saiu da Luz com uma grande imagem mesmo que uma decisão sua (sair quando era para ficar, porque o outro central já tinha saído e ainda vinha a voltar) tenha oferecido de bandeja o golo ao SL Benfica.


É quando há mais espaço e menos colegas que se torna mais complicado esconder-se na "multidão". No golo do Moreirense Chidozie adoptou um dos mais bizarros comportamentos posicionais vistos na Europa. Nem importa sequer que seja central. Mesmo que fosse lateral, o importante não é a posição base mas os princípios. Contenção - Colocar-se entre bola e baliza é o primeiro princípio defensivo do jogo. O central do FC Porto que no início da jogada estava nesse eixo, foi desviando-se do portador da bola até abrir no corredor lateral chegando ao absurdo de ficar mais fora do que o extremo adversário! Um dos momentos mais caricatos presenciados na Europa na presente época e que demonstra que ser futebolista não é correr, ser rápido e saber tocar a bola. 


15 comentários:

C. disse...

Cometeu erros óbvios, claro que sim. Mas estamos a falar de alguém com 12 meses de futebol europeu e que chegou ao Porto como médio. Há quem diga que é o central de maior potencial no Porto, plantel principal incluído.

Mas podemos culpabilizar alguém com o seu nível de experiência quando entra a frio na equipa desta maneira, sem ter treinado regularmente no plantel principal antes de janeiro? E que faz dois jogos com características completamente diferentes em termos de organização defensiva, sem ter rotinas com qualquer um dos centrais (na Luz jogou com um, ontem com outro).

Bernardo Ferrão disse...

Isto corrige-se num aquecimento!!!!

Tiago Oliveira disse...

Boa, antes de mais queria dar os parabens pelo trabalho que se faz neste blogue. Acho que artigos de opinião serão sempre benvindos e é na troca de ideias que se evolui. Neste artigo há pontos onde concordo e pontos onde discordo. Eu comprendo perfeitamente a movimentação que o chidozie fez. Tentou encortar espaço, marcando o avançado, não deixando que receba bola no "pé". Deixando a ocupação da zona central para o outro defensor daquela zona. Tal não aconteceu e o avançado desmarcou-se para essa zona e criou perigo. Acredito que também o faria se o chidozie fosse para a zona interior e permitisse que recebesse a bola no "pé". Este tipo de comportamento é muitas vezes analizado pelo observador João Nuno da Aspire Academy. Ele atribui casos de insucesso defensivo ao espaço que se dá aos avançados para se movimentar.

Espero que me tenha feito entender.
Cumprimentos, Tiago Oliveira.

Hugo disse...

Portanto o Chidozie ja tem a sentenca tracada? Nao vai ser futebolista? Boa

Frantebol disse...

Simples! Chidozie neste momento é muito limitado, e a nivel de inteligencia de jogo, está a anos luz do que se exige para um atleta de alta competiçao. O "Zé Povinho" como eu, ficou encantado com aquele jogo na Luz, que na verdade e analisando friamente, foi banal. SE é o central com mais potencial do FC Porto, revela bem no estado em que a equipa está.

pancas disse...

Ha tanto para dizer sobre a ma defesa deste lance. E embora o Chidozie seja "a cara" do lance, o que dizer de Danilo que recua a passo e nao cobre a zona central? Ou de Marcano e Layun que estao a cobrir o lado esquerdo da defesa quando a bola veio da linha lateral do lado contrario?
O puto tem desculpa de estar ha puco tempo na Europa e de so ter uns 4-5 treinos na pele com o plantel A - e os outros?
Qual e a vossa opiniao sobre Peseiro nisto? Ele nao esta a treinar bem a defesa (ou de todo) ou sao os jogadores que nao entendem o que devem fazer?

Filipe Martins disse...

12 meses para aprender a fazer contenção....É preciso dar-lhe tempo!!! Pensei que em meia duzia de treinos chegava, afinal não...hehehe

Vitor Gomes disse...

Ontem via os destaques da jornada e comentava precisamente como é que um central se deixa arrastar de tal forma da zona central numa jogada daquelas. Só depois de me sair um "Pxiiii, a defesa a abrir avenidas!" é que me apercebi de que se tratava do meu Porto!

Se a falha contra o Benfica ainda vou perdoando (o Sanches saca um belo, a generalidade dos médios não se lembraria daquele caminho), este mostra bem que o rapaz ainda precisa de cerelac. Nesta defesa nem os melhores são bons, quanto mais o miúdo...

João Ferreira disse...

12 meses ou jogos diferentes não influenciam o princípio mais básico da defesa à zona. Podemos é culpar quem não o ensinou e considera-lo o central mais promissor com erros tão grosseiros é não saber ver futebol.

Benoit disse...

Caro C. eu até percebo que o rapaz tem pouco tempo de Europa e essas "desculpas" que muitas vezes se "destapam", para "tapar" o que está bem visível. Este comportamento bizarro que o Maldini refere, provavelmente não o encontrarás num iniciado ou juvenil de um campeonato distrital.
Não está em causa o potencial (já agora, era um tema que gostava de ver aqui discutido) do atleta, ou onde onde irá chegar daqui a dois ou três anos, já que Mangala chegou ao City por valores ridículos.
Posso dizer que em termos de comportamentos, os centrais da equipa de juniores do Sporting são bem superiores.

Marco Van Basten disse...

fdx... só em Portugal é q é proibido dizer mal de um jogador de 19 anos do seu próprio clube... mesmo que tenha comportamentos no campo que os de 10 não tenham... ridiculo o Chidozie e ridiculo quem não o percebe

Blessing disse...

É bahh, coitado do rapaz. O comportamento foi horrível, de facto. Mas alguém falou aí bem do Mangala. Mas o facto do Mangala ter dado não significa que este dê. Também não significa que não dê. Luisão não deu durante muito tempo, também. Assim como há outros que nunca deram independentemente do tempo. Futebol, é fodido.

JON disse...

Como sempre, facilmente se extrema posições. A semana passada era um génio para muitos, esta semana, e porque se pode bater, é um caso perdido para outros...

O miúdo tem 19 anos, 12 meses na Europa, o que quer dizer que formação dele não existiu, e antes nem sequer jogava a central. Ao mesmo tempo tem qualidade técnica, parece ter calma a entregar e pareceu-me forte fisicamente.

Resumindo, deixem o miúdo jogar e ver se aprende alguma coisa... se for esperto e quiser aprender, vai bem a tempo. Como o Blessing falou, o Luisão aprendeu aos 29 ou quê e este não pode aprender aos 19 ou 20?

miguelz disse...

Já é suficientemente chocante o comportamento defensivo do Chidozie quando avaliado a partir dessa imagem, mas quem assistiu à partida de ontem atestará certamente que aquele posicionamento não surgiu de uma reacção espontânea do defesa do Porto, ou de qualquer lapso de concentração...ele acompanhou desta maneira a transição ofensiva do Moreirense durante largos segundos, eu nem queria acreditar naquilo que estava a ver.

Benoit disse...

Blessing, o Luisão começou a dar quando alguém lhe ensinou certos e determinados comportamentos, que conjugados com as suas características fizeram dele um bom central.
Não me parece que Peseiro seja o treinador ideal para o potenciar, mas calma por que o rapaz "é forte fisicamente" ou lá o que isso quer dizer.