sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O clássico

De Casillas!

Há muito o sentimento de se querer inferiorizar uma equipa que vence tendo no seu guarda redes o melhor jogador em campo. Nada mais errado. Não terá sido por acaso que o FC Porto trouxe para Portugal o mais titulado e melhor guarda redes da Liga.

28 comentários:

Sergio Gonçalves disse...

Terei de discordar. Casillas esteve bem, mas Porto foi muito superior ao Benfica na 2ª parte.

Diogo Marques disse...

Boa Noite!

O que é que aconteceu? O meio campo do Porto conseguiu anular na segunda parte a construção do Benfica ou Rui Vitória deu indicações para a equipa "afrochar"? Estou mais indicado para a primeira mas gostava de saber a vossa opinião porque acho que a deslocação de André André para o corredor central não foi inocente. E por falar neste, o que acharam do jogo dele? Apesar de não ter sido vistoso acho que fez uma boa exibição.

Iuri Miguel disse...

Aprecio imenso o vosso trabalho e ja aprendi com voces inumeras coisas mas este post foi um tiro ao lado e isto deve-se ao pouco conhecimento da posiçao de guarda-redes.
Se o casillas fez uma exibiçao monumental? Com toda a certeza
Se é o melhor guarda-redes do campeonato? É apenas o menos mau

O Iker tem imensas lacunas no jogo aereo, jogo de pes e como libero. Dentro dos postes é facil ser-se guarda-redes, dificil é fora deles...

Abraço

Leandro Belmonte disse...

Boas Maldini, já tinha reparado que numa das publicações alguém de vocês tinha dito que para a equipa ideal escolhia o Casillas. Aproveito a tua afirmação para perguntar o porque da tua preferência. Eu, por acaso, preferia ver o Helton na baliza, penso que dentro dos postes e' ela por ela e fora deles, tanto em jogo de pes, cruzamentos ou leitura de situações de jogo, o Helton parece-me bastante mais completo.

Grande Blog, acompanho desde 'a muito e espero ansiosamente pela próxima formação. Abraço.

Paolo Maldini disse...

Leandro, obrigado! já tinha sido eu a considerá-lo o melhor da Liga naquele post do ano novo. Antes para mim era o Helton, mas desde a lesão quase nunca mais jogou... com a idade que tem, desconfio que talvez não tenha as suas qualidades intactas!

Iuri, se é o menos mau continua a ser o melhor... eu não disse que ele era o melhor da Europa...

Quando se tem os titulos e a notoriedade que ele tem é normal choverem haters... no post da Marsbet que sugeria que provavelmente o jogo ficaria empatado também apareceram uns benfiquistas a rasgar o prognostico. Que foi errado, de facto...

DC disse...

O que aconteceu na 2a parte foi que o Porto marcou e baixou linhas e o Benfica deixou de ter igualdades numéricas para atacar. E com as substituições erradas do Rui não criou nada pelo centro do terreno, só em cruzamento.

Quanto a Casillas, soberbo! A do Indi deve ter sido das melhores que já vi.

Pedro disse...

O fcp ganhou, novamente, a luta a meio campo. A partir daí o SLB viveu apenas e só da inspiração dos seus jogadores. Num dia "sim" teria sido goleada, num dia "não" acaba-se com a repetição da genialidade táctica de colocar o mais desequilibrador jogador do Benfica a lateral esquerdo. RV estás analisado.

Mas está tudo a esquecer-se do senhor que é dono da baliza do SLB?

Casillas é o menos mau? Significa isso que JC é mau?

Surreal...

Tiago Stuve Figueiredo disse...

O q acharam do chidozi? Ja conheciam?

Gostei mt, principalmente c bola

7tacuara7 disse...

O Casillas evita uma goleada histórica. Parabéns ao Porto porque se aguentou bem no jogo; o Benfica continua a demonstrar todo o seu poderio ofensivo mas que hoje encontrou o campeão do mundo Casillas, que só este podia parar.

Mas este Benfica não é para velhos, e ainda tem MUITA margem de crescimento em todos os momentos do jogo, para que o seu jogo se torne mais consistente.

Maldini, estamos perante dois históricos das balizas internacionais. Dois monstros das balizas. No entanto a meu ver, Júlio César superior.

Deixo só uma questão: por mais quantos anos (ou mesmo meses) estará o Renato Sanches em Portugal.

hra disse...

Maldini goes with the flow!

Nuno Costa disse...

Gostava de ler uma analise da vossa parte em relação aos aspetos tecnico-taticos do jogo.

GV disse...

De facto o Casillas foi fundamental para o Porto. Mas mais que as oportunidades que o Benfica criou ou mais que o resultado, procurava perceber o que o Benfica queria fazer em campo.
E os sintomas complicados do Benfica de RV voltaram. Quando a coisa aperta o Benfica não joga dentro do bloco adversário e voltam cruzamentos.

Pedro Canaine disse...

O Porto tinha tudo contra neste jogo. Só duas coisas o podiam salvar: sorte e crença. Apareceram as duas, precisamente o inverso apareceu o ano passado no jogo do Dragão entre as mesmas equipas.
Quando o golo surgiu cedo ninguém acreditou que iria ser uma vitória relativamente fácil do benfica excepto os jogadores do Porto e Peseiro. A equipa continua doente, muito, mas no confronto entre treinadores Peseiro goleou o técnico adversário. Arriscou ao manter Danilo no meio campo ao invés de o recuar para central. Cedeu à tentação de retirar um atacante para entrar o Ruben quando já estava a vencer. Refrescou a ala direita do ataque por onde Gaitan podia desequilibrar. Fez o que tinha a fazer, teve sorte também, venceu.
Rui vitória afastar do ataque o jogador que a qualquer momento pode desequilibrar, Gaitan, foi um tiro no pé. O treinador do benfica onde tocou fez pior.

Joao disse...

Nao acham o renato sanches um pouco limitado (tecnica, decisao...) ?

Obrigado pelo blog, grande trabalho talvez um dia valesse a pena editar um livro!
Abraço

Aza Delta disse...

Duas críticas que se podem fazer ao RVitória na minha opinião.

Uma já a tinhas referido há umas semanas, num post em que o elogiavas: a incapacidade de tornar o jogo menos caótico do que ele é.

Num jogo desorganizado como o de ontem, fez a diferença o casillas do lado do porto. e se contra a maioria das equipas do campeonato não faz diferença , quando é malta como brahimi a ter espaço na área do Benfica as coisas mudam.


A outra crítica para mim, foi a mudança imediatamente após o golo. Há uns meses fizeram aqui um post da troca do Ola John pelo Victor Andrade "só porque sim". porque se a equipa estava a perder, algo se tinha de mudar.

Ontem foi a entrada do talisca, e consequente recuo do Renato Sanches. Foi o fim do Benfica ofensivamente falando. Renato esse que, a par do Jonas foi o melhor jogador do Benfica.

Comentava com o meu amigo com quem via o jogo: "quão bom não seria que o Jonas conseguisse fazer o que faz - receber em circunstâncias difíceis e entregar com qualidade - e passar para ele próprio". Tantas bolas que entregou com qualidade, mas que se perdiam nos pés dos "não-jonas" do Benfica. Claro que depois oiço barbaridades como "jonas nos clássicos desaparece", que são na verdade, consequência as limitações dos colegas de equipa nesses jogos.

João Duarte disse...

Podem falar das linhas, das progressões apoiadas ou do diabo a 4, mas a verdade é q o Benfica jogou com 10 os 90 m.

Se um treinador deve jogar c os melhores, tb deve substituir quem não está a jogar bem. E o Gaitán ontem estava em pânico por enfrentar o seu amigo. Não passou por ele uma vez, sempre escondido do jogo, sempre com medo. O Benfica leva o segundo e o jogador mais talentoso está sozinho junto à linha a apanhar papéis do chão...nada a dizer aos colegas, o camisola 10 a limpar o relvado. Patético.

Espero q tenha ficado claro para todos por que é q Gaitán não sai de Portugal.

Ricardo disse...

Este blog esta cada x pior. n conseguem disfarcar clubismos!!! o julio cesar tem mais 1 titulo q o casillas!!!

Matías disse...

Maldini, também achaste que o SLB não ganhou por causa do Casillas? Eu achei surreais as declarações do RV. Na 2° parte, o Porto foi sempre superior, muito melhor em posse e só não aproveitou aqueles buracos entre o MC e a defesa do SLB por acaso (e por ter jogadores como Marega). Já o SLB, com individualidades bem superiores, criou perigo em lances mais ou menos fortuitos. Exemplos: a melhor defesa do Casillas foi a um remate do Indi; o lance que o Mitroglou falha à boca da baliza nasce de um balão à toa do Lindelof; o lance do Gaitan nasce de um ataque com muitos do Porto (e a transição defensiva pareceu-me fraca).

Acho que essas oportunidades, que existiram e poderiam ter mudado o jogo, claro, não fazem da vitória do Porto uma injustiça. Mais uma vez se nota a falta de ideias do Benfica. E junta-se a isso o endeusamento surreal do Renato Sanches, que basta fazer uma corrida sem nexo para entregar a bola 'em mãos' a um colega (quando não a um adversário) para oferecer um orgasmo a comentadores e adeptos. Não digo que não haja qualidade ali, obviamente, mas até que ponto achas que isto pode prejudicar o desenvolvimento do jogador? Essa questão - o que se passa à volta, a opinião dos outros - tem influência na forma como um jogador cresce?

Um abraço e obrigado!! (Voto na ideia do livro)

Dark Helmet disse...

Renato parece bom jogador mas enquanto tiver a postura que teve no 1o golo do porto fica por cá mais algum tempo. Parece mais médio ofensivo do que qualquer coisa tipo 6 ou mesmo box-to-box. Na minha opinião precisa de aprender muito na fase de transição. Mas tem potencial!

Tiago Stuve Figueiredo disse...

O Renato é bom. Mas será curioso ver as repetições dos golos do Porto e ver a sua intensidade no momento defensivo e o seu posicionamento. Principalmente no primeiro golo.

Pedro disse...

Renato tem 18 anos e 2 meses de alta competição...

Joao disse...

É bom é bom... É bom pq?? Parece me muito limitado no mais importante. Tudo feito em força, no limite. Acho que foi o blessing que desenvolveu a ideia de pausa. Nada disso no renato.
Vejo muita forca, vontade, intensidade. Potencia.
Pouca criatividade (nenhuma), uma tecnica pouco acima da media assim como o passe.

Iuri Miguel disse...

Paolo Maldini, nao precisas de ser ridiculo rapaz... Sou benfiquista mas antes disso sou apreciador de futebol e antes disso sou GUARDA-REDES, tu es?
Em alguma parte que referi que tu ou eu o achava o melhor da europa? Nao me parece mas secalhar sou eu que nao sei ler
Chamas-me hater, mas eu disse que o Casillas é o menos mau, logo os outros nao sao grande coisa, mas repito, secalhar sou eu que nao sei ler
Se falas de titulos tambem posso entrar por ai, o JC tem +1 titulo que o Casillas....

E agora eu pergunto, leste o que eu disse ou passaste uma vista de olhos? É que a tua resposta foi tao pessima quanto o post (obviamente que irei continuar a vir ca porque futebol jogado é aquilo que se aprende aqui)

Abraço

Paolo Maldini disse...

seu burro... és guarda redes mas continuas a não ter neurónios, que é coisa que dá jeito quando se quer trocar argumentos... estás novmente a dizer que ele é o melhor de Portugal, que foi precisamente o que eu disse? sem perceberes isso LOLOLOL

"mas eu disse que o Casillas é o menos mau, logo os outros nao sao grande coisa"

Iuri Miguel disse...

Miudo, agora partes para as ofensas? Tem la calma, nao precisas de ficar tao afetado. Eu explico devagarinho para a flor entender.

Ele é o melhor em portugal sim, nao por merito dele mas demerito dos outros, ele é o MENOS MAU! Queres que explique de novo?

E diz-me la uma coisa, em todo o meu comentario só conseguiste argumentar a 10% dele? Fantástico!

Iuri Miguel disse...

Ah e no primeiro comentario que fizeste, a tua frase foi "Eu nao disse que ele era o melhor da europa" quando em lado nenhum me viste dizer que ele o era. Ou agora nem sabes aquilo que dizes?

Paolo Maldini disse...

fodasse, tu és mesmo burro Iuri. Tiraste a 4a classe ao menos?!

"Aprecio imenso o vosso trabalho e ja aprendi com voces inumeras coisas mas este post foi um tiro ao lado e isto deve-se ao pouco conhecimento da posiçao de guarda-redes."

"Ele é o melhor em portugal sim, nao por merito dele mas demerito dos outros"

Seu burro, o post que foi um tiro ao lado diz q ele é o melhor da Liga. Tu dizes que foi tiro ao lado pq ele é o melhor da Liga (sim, seu burro... dizeres que é o menos mau da Liga = melhor da Liga. Olha, tanta liga... liga à tua professora primária a perguntar se não é assim...).

Ainda não chegaste lá? LOL

E depois dizes "Ah mas na Liga são todos maus" E ninguém disse que ele era o melhor da Europa. Tu se calhar és o melhor da tua equipa, mesmo não tendo braços e não deixas de ser uma merda. Mas sabes porquê seu burro? Porque os teus colegas de posição só podem ser deficientes mentais para partilhar um balneário ctg!

Fodasse... e perco eu o meu tempo a respoder a gente que nem uma sinapse produz...

Iuri Miguel disse...

Ai rapaz tanta ofensa, cuidado com tanta espuma porque podes ter algum contratempo á tua saude (nem era mal pensado por acaso)....

Agora vou explicar muito devagarinho para este miudo perceber. Se eu meter o Rui Nereu na liga amadora dos mija na escada, ele passa a ser o menos mau deles todos certo? Certo! O mesmo se passa aqui. O Casillas no classico esteve apenas em modo Marco Tabuas, e o que quis dizer é que ele nao merece os elogios todos que lhe fizeste e muito menos um post so para ele devido as suas imensas lacunas, ENTENDESTE AGORA??

A primeira pessoa a falar de melhor da europa foste tu ao dizeres "mas eu nao disse que ele era o melhor da europa" quando EM LADO NENHUM eu referi tal coisa!!!!

Abraços amigo, e votos de futuras melhores leituras e analises de comentarios... ah e um maior Q.I claro!