terça-feira, 15 de março de 2016

Central sai, laterais baixam e juntam. Golo do Tondela na Luz.

Chegou ao golo na Luz em transição o Tondela, pela dificuldade que o Benfica demonstrou a defender as situações com poucos elementos atrás da linha da bola.

Lindelof poderia ter recuado mais um / dois metros antes de decidir travar para sair ao portador, tal garantiria melhor controlo da profundidade e colocaria Ederson na situação de jogo. Não é, porém, esse o principal erro de posicionamento. Nélson Semedo não demonstrou perceber o que estava a acontecer. Naquela situação era óbvio que o central teria que sair e portanto teria sempre que baixar para as costas de Lindelof e mais dentro, tal como Jardel se preparava para fazer. Fazendo-o convidava ao passe pelo lado de fora e teria tempo para sair na contenção colocando-se entre bola e baliza.


Repare na imagem pela linguagem corporal de Semedo como nem havia intenção de adaptar o posicionamento à situação de jogo. Apenas quando saiu o passe Nélson percebeu o que estava a acontecer

Menos forte no pormenor e menos capaz de controlar as situações de jogo a versão 2015 / 2016 do SL Benfica. Ainda assim, na liderança e com percurso importante na Liga dos Campeões.

25 comentários:

Leandro Belmonte disse...

O André Almeida é extremamente útil por estes "pormaiores", não desfazendo o Nélson, claro,mas numa equipa que ganha porque marca mais e não porque ataca melhor, jogadores como André tornam-se essenciais. Penso que uma das grandes dificuldades é entender até onde se deve baixar. Quais são os estímulos que dás aos teus jogadores? Abraço e continuação de bom trabalho.

cobra2 disse...

Apesar de ofensivamente ser uma equipa muito eficaz e com bastante criatividade, fica claro que defensivamente o Rui Vitória tem de ser mais exigente. Existem vários jogadores que precisam de ser trabalhados a nível de posicionamento, sendo o Nelson Semedo, o Samaris e o Renato Sanches os jogadores em que acho que essa evolução iria melhorar bastante o jogo dos mesmos, e influenciar positivamente a equipa. Duvido que este lance desse em golo com o André Almeida a jogar em detrimento do Nelson Semedo. A liberdade que se dá tem destas coisas.

Nuno disse...

E os médios, onde é que andavam? Tudo bem que é na fase final do jogo, e há alguma descompressão, mas a distância entre sectores (sobretudo entre a linha defensiva e a linha de meio-campo) é muito mal gerida por este Benfica. Qualquer equipa que saiba utilizar este espaço cria problemas a este Benfica. Foi assim com o Belenenses (que só não foi problemático porque o último passe quase nunca saiu e depois o Ventura ofereceu um golo na altura certa) e foi assim sempre que apanhou o Sporting este ano. Bastava haver mais equipas como deve ser em Portugal para que os resultados espelhassem realmente o rendimento do colectivo deste Benfica.

Pedro disse...

Marco

Uma pergunta..
Será que este erro de posicionamento não terá ocorrido devido à falta de minutos e de rotinas de Nelson por ter estado lesionado?

Faço esta pergunta porque lembro-me de lances de A.Almeida que não sendo um sobredotado e tendo passado por alguns apuros já nesta época foi aos poucos se adaptando e hoje poucos são os lances em que ele é batido desta forma...aliás contra o Zenit o Nelson teve 2 ou 3 lances deste genero acho que num até foi batido..
No golo golo do Zenit, acho que inclusive ele foi pouco lesto a decidir, numa jogada daquela genero, em que está de "costas para o jogo" ou joga feio, para a bancada, ou metia a bola para o seu guarda redes, julgo eu que seria a melhor opção para aquela situação.

Red_Devil#44 disse...

E quantos golos sofreu o SL Benfica iguais (ou parecidos) a este, com Maxi Pereira, nas versões 2014/2015, 2013/2014, 2012/2013 e por aí em diante........ That is the question...

O Cabinda disse...

No ano passado estavam neste lance o Luisão e o Maxi, jogadores com 10 e 15 anos de primeira divisão. Nessa foto estão duas estreias no campeonato, sendo que o Semedo regressa de longa paragem e o Lindelof é titular há 1 mês atrás.
E sem o guarda redes titular a orientar a defesa, mas com um outro que acaba de se estrear também.
Ainda assim o Rui Vitória tem estado a controlar muito bem todas as provas.

Blessing disse...

Não espantam as competências rudimentares deste Benfica. Espanta a falta de aproveitamento que há dessa falta de pormenor. Enfim. Tugao.

Filipe Almeida disse...

A conclusão é que o Maxi e o Luisão se posicionam melhor que o Semedo e o Lindlof?
Não é preciso ser nenhum expert para perceber as razões de jogadores internacionais e bastante experientes, se posicionarem melhor que jogadores vindos da equipa B, a fazer a primeira época.

David Cardoso disse...

Acredito que com tempo estas insuficiências serão ultrapassadas , é bom lembrar o enorme número de lesionados que o SLB tem tido esta época na defesa, para além do NS e Lindelof ainda serem jovens com uma grande margem de progressão , provavelmente o A almeida que já tem mais conhecimento do jogo que o NS teria tido o comportamento correto .

Não penso que seja um problema de ainda não se trabalharem estes pormenores acho que tem a ver com as muitas lesões e castigos que o SLB tem tido na defesa que faz com que a equipa ainda não estabilize um quarteto defensivo, com o tempo acho que vão melhorar , bom exemplo disso é o Eliseu que é um jogador que eu não gosto , mas justiça seja feita percebe-se claramente que é um jogador hj em dia muito mais assertivo do que quando chegou ao SLB.

Cláudio David disse...

Boas, é a primeira vez que comento mas já sigo o blog à cerca de 3 anos. Sobre a falar de acerto em pormenores (principalmente defensivos) deste Benfica, a verdade é que este Benfica perde para o de Jesus e o Braga de Paulo Fonseca, mas como em tudo na vida existem virtudes que apenas existem por haver alguns defeitos. Como se tem falado e muito bem, este é um Benfica mais aleatório que o de Jorge Jesus, o que trás por vezes a falta de coberturas a meio campo, o controlo de profundidade por vezes mal feito, etc, mas também trás a nível ofensivo uma maior anarquia o que com jogadores tecnicamente evoluidos e com nível de decisão superior a qualquer equipa, é benéfico na minha opinião. Para mim não existem ideias erradas ou certas, há vencedores e vencidos e isso determina o que de bom se é feito. Abraço e continuação de um grande trabalho

Pedro disse...

Convêm ressalvar que este golo tem origem numa perda de bola de Pizzi, num lance de ataque do SLB, que apanha a equipa totalmente descompensada. Não desculpará Nelson Semedo mas ajuda a perceber "onde estavam os médios".

Mais do que tudo o que me irritou neste lance foi a decisão de Guedes em meter a bola no meio (que Pizzi depois perdeu) e não em passar a Eliseu que estava a entrar isolado na área...

Pedro Simões disse...

A comparação não tem de ser feita com o Benfica de JJ nos últimos anos de Benfica mas sim na primeira época de JJ...

Não esquecer que Nelson jogou alguns jogos, esteve vários meses parado e regressou agora onde encontrou do seu lado um Lindelöf que é titular há 1 mês... Portanto, estão dois meninos onde costumam estar dois homens com muitos minutos nas pernas e experiência... Para mim, isto vale zero... Mas sim, há erros posicionais defensivamente ainda... como será que se comportará a defesa daqui a 6 anos? Lembro que esse tal mestre dos posicionamentos defensivos levou 5 na Luz onde uma defesa andou 90 minutos aos papeis... Portanto...

Martelo Pneumático disse...

Uma dúvida:
Porque é que nesta situação o Lindelof devia ter recuado mais e não sair logo em contenção? Por causa da igualdade numérica? Porque há bola descoberta só com uma linha defensiva pela frente? Qual é a referência?

Obrigado

Paolo Maldini disse...

Leandro e Martelo, Falo apenas por mim, que concordo com a visão do Van Basten... se ele quiser discordar depois da minha visão... cada um faz com acha melhor

martelo, Porque se sai logo ainda há mt espaço nas costas e não vai dar tempo para os outros três aumentarem grandemente a distância para contenção de forma a que seja suficiente controlar a profundidade. Ou seja se sai rápido e muito alto, pode entrar uma bola por cima dos defesas da contenção q ainda estariam mt perto da contenção. Se sai na contenção mais perto da sua baliza, bolas por cima são do gr!

Leandro,
é tipo playstaion ... em vez de com comando com grito "Baixa Baixa Baixa Baixa. SAI!!!!!" e vao começando a perceber em que zona é q devem parar de só baixar e sair na bola



Paolo Maldini disse...

Outra hipotese é em vez de baixarem ... investirem à voz de um deles sobre o portador (mas mantendo a cob)... deixam tudo fdj! Não gosto disso pq me borro todo :)

Martelo Pneumático disse...

Ok, mas num cenário de organização queres sempre contenção imediata no portador, certo? Vamos imaginar que estás em org defensiva e há um adversário que recebe entre linhas à frente do central. O central deve sair em contenção independentemente da zona do campo, certo?
O que eu queria saber era: como é que o central percebe que deve ou não sair?
Não sei se me faço entender. :D
Obrigado mais uma vez.

Ricardo disse...

Não espantam as competências rudimentares deste Benfica. Espanta a falta de aproveitamento que há dessa falta de pormenor. Enfim. Tugao.

Quando a maior parte das equipas a jogar em Portugal joga uma versão muito mal enjorcada do Leicester (que, já de si, pratica um futebol muito pouco pensado), é difícil poderem aproveitar as fragilidades defensivas alheias. Vocês próprios o dizem, mesmo se por outras palavras: em Portugal, treina-se pouco e mal.

Leandro Belmonte disse...

Maldini, obrigado pelo feedback. Estava à dias a falar com quem trabalha comigo sobre este mesmo tema e que estímulos passar para os miúdos entenderem quando devem ou não sair e chegámos à mesma conclusão que tu.mas soa a pouco,visto que na nossa cabeça conseguimos discernir o momento de gritar o 'saí' mas não o conseguimos passar para eles lol. Curioso.

Blessing disse...

Leandro,

Eu defino duas referências para sair na bola - estarem todos juntos. O suficientemente próximos para a bola não entrar entre eles. Ou então, quando o adversário entra em "zona de remate".

Bruno Pereira disse...

Interessante essas duas referências Blessing, principalmente a 1ª. Eu tenho outra definida: quando começas a estar na dúvida sobre quando sair, decides na tua cabeça "saio a sprintar a próxima vez que o jogador tocar na bola" (porque a irá adiantar) - parece-me que era isso que o Lindelof também ia fazer, simplesmente a próxima vez que ele tocou na bola foi para passá-la; até então o Lindelof estava a recuar. Estou com sérias dificuldades em estar contra o Iceman...

POdA disse...

Martelo, vou dar a minha opinião. Não é apenas manter junto a linha defensiva à média como disse o Blessing. Também é, mas não só... se não qualquer um defendia. Às vezes a bola entra na mesma.
Na minha opinião é extremamente necessário manter as linhas o mais próximas possível, mas não nos podemos esquecer de outras coisas. Vai receber de costas para a nossa baliza e não tem apoio próximo para tabela? Pressiona com tudo! Tem apoio próximo sem qualquer marcação de frente para ele? Pressiona mas a ter em atenção o passe para esse jogador, pois se vais com tudo na mesma, és comido!
Recebe de frente para ti? Contenção muito mais controlada pois tem espaço e apoios onde quer.
Estás em inferioridade ou igualdade e ele vem para cima? Vai baixando lentamente para ele se ir aproximando, para os teus colegas poderem fazer cobertura mais longa para controlo da profundidade e também (porque é extremamente importante) para teres mais um defesa dentro da acção directa de jogo. Quem? O Guarda redes!
Ainda haverão mais pormenores para controlar a forma como defende a cobertura pois deve ser diferente tendo em conta o número de adversários e o posicionamento deles... mas isso é outra história :)

POdA disse...

Esqueci-me de dizer... Parabéns ao blogue e aos seus colaboradores pelo trabalho realizado. Têm sido fantásticos.
Grande abraço para todos.

Barbosa disse...

Maldini olha que na Playstation acho que também dá com grito. Pelo menos tenho um cá em casa que passa o jogo todo a gritar instruções para a televisão :D

Blessing disse...

Kkkkkkk

Martelo Pneumático disse...

POdA got it!

Obrigado.