quinta-feira, 17 de março de 2016

Funcionamento defensivo de um duplo pivot em 442. Demonstra Paulo Fonseca.

O lado da bola a determinar quem é o médio mais pressionante e quem fica em cobertura. E nunca o jogador X para a função X. Todos passam por tudo, dependendo da zona, do momento e da fase. Centro do meio campo a dois, mas sempre preocupação na protecção do espaço à frente dos defesas centrais. Apenas lado a lado com contenção / pressão na bola, formando então um triângulo com o vértice superior ao encargo do jogador em contenção.

video




10 comentários:

O Treinador Virtual disse...

O Braga, tal como outras equipas, tem vindo a mostrar que o 4x4x2, que era até à bem pouco tempo uma táctica "morta" (ou seja, já quase ninguém a utilizava nestes moldes a não o futebol inglês), bem trabalhada pode ser uma táctica muito eficaz a todos os níveis, quer seja posse, transição rápida ou transição defensiva.

Uma palavra de apreço a Paulo Fonseca que tem vindo a provar que afinal o "passo atrás" mostrou ser uma passão à frente

Paolo Maldini disse...

Foi corrido do FCP e não sei quantos anos vai demorar o FCP a encontrar algum melhor. Mas ele na altura mostrou que ainda tinha de melhorar algumas coisas... ele próprio o afirmou...

Guilherme disse...

Ele que aguente mais uma época no Braga para depois vir para o SLB (que a este ritmo o RV não sai tão cedo) :D

Bernardo Ferrão disse...

E o que dizer do EXT contrário à bola não fechar tanto para preparar transição ofensiva? Concordas?

Paolo Maldini disse...

dependendo da oposição...

Diogo Santos disse...

Maldini, a mim parece-me que a linha defensiva é semelhante, ou tem parecenças com a forma de defender do JJ. A grande area é do Gr, e a defesa baixa no máximo até à linha da grande área e sobe junta para deixar a equipa adversária em fora de jogo. Seja em transição ou organização defensiva, vejo muitas semelhanças com o modelo de JJ.
Será que estou a ver mal?

Paolo Maldini disse...

Diogo, se o próprio PF diz que sim...

leoN disse...

Já no ano passado a ver o Paços ao vivo via muitas semelhanças na organização defensiva do PF com o JJ. Para mim a grande diferença é que no primeiro momento de organização de jogo o JJ faz baixar o pivot para junto dos DC criando um triangulo, com os laterais a subir rapidamente e os extremos a procurarem movimentos internos, e no ano passado o Paços do PF formava um quadrado com os dois pivots e os dois DC. Os laterais subiam de igual modo e os extremos jogavam por dentro trocando muitas vezes de posição com o MO.

LGS disse...

Maldini,

Uma das coisas que me parece que falta ao SLB é precisamente este comportamento. Principalmente o Renato demora muito tempo a posicionar-se para a cobertura (e além de demorar nem se posiciona bem).

Estou a ver bem a coisa?

Dennis Bergkamp disse...

Sim. Todos eles o sabem fazer, e já o fizeram. Mas se não for continuamente treinado e exigido.. Acaba por se perder