quarta-feira, 9 de março de 2016

Iceman no centro da defesa

Que central tem o SL Benfica!

Ainda com muito para melhorar defensivamente no controlo da profundidade, sobretudo na distância para a contenção quando define linha de cobertura. Há posicionamentos que carecem de ser revistos. Ainda que aborde com qualidade os lances e resolva muitas vezes, mesmo por linhas diferentes os problemas que descobre, parecendo que adivinha sempre os lances. Com bola um regalo. Inteligência suprema e classe. Atrai e começa a desequilibrar logo na construção. Conduz, fixa e solta. Sempre que tem posse há ideias. Nunca joga por jogar. Procura do passe dentro que queima linhas sempre uma constante sempre que possível. Notável para um defesa central que até hà tão pouco tempo nem sonharia pisar a relva em jogos tão importantes. 

video

16 comentários:

Bruno Espalha disse...

E vem lá outro. O Rúben Dias.

João disse...

A primeira impressão que me deu quando jogou pela equipa principal foi que com bola era superior a todos os outros, precisamente pelo que dizes. Defensivamente deixou-me algo apreensivo, mas tem vindo a melhorar e acho que já está num nível que será difícil (espero!) sair da equipa.

Para parceiro dele, qual dos outros 3? Será que o Luisão ainda renderá nesta defesa - ainda que na próxima época?

João Cerqueira disse...

Na minha opiniao, ainda que Luisao seja um icone e um jogador importante no plantel e dentro do balneario, penso que ja nao pode oferecer em certos aspecos, devido à idade e à falta de ritmo causada por esta lesao, tanto como podem oferecer os restantes centrais. Penso que ele proprio ja tera plena consciencia disso tambem.

Ricardo disse...

@João Cerqueira

Eu bem disse há umas postas atrás: o azar de Luisão acabou por ser a sorte do Benfica, de tal modo o modelo defensivo que RV impôs expõe demasiado o passar dos anos de Luisão.

Paulo Jorge disse...

*Há tão pouco tempo.

Nuno Costa disse...

Curiosamente dps do jogo do Sporting comentei precisamente o contrario a cerca do seu jogo com bola. Não vi este jogo mas ao que parece precipitei-me.

ricnog disse...

lindelof a mostrar que poderia estar na equipa principal algum tempo....lembram-se quando foi aquele jogador da equipa B que jogu a lateral direito? Tinhamos lindelof fartinho de jogar nessa posição.....!!!!

Benfica e Rui Vitoria (com merito como e logico) tem tido a "sorte" de algumas situações, tirar e meter jogadores pelo momento de forma e confiança. Nelson Semedo inicialmente, hoje nem parecia o mesmo jogador de inicio de epoca. Guedes, Sanches, jimenez (andou desaparecido), como ja andou mitro, carcela, samaris e fedja, jardel ou lisandro ou luisao.....ele vai mudando e as coisas tem corrido bem....nisso tem que se dar merito ao homem.

ReD_WinG disse...

Desde praticamente início da época que digo que a melhor dupla de centrais que o Benfica tem à disposição é Lisandro Lopez e Lindelof. Ambos muito bons a sair com a bola, rápidos, inteligentes e com enorme potencial. Basta-lhes apenas "calo" e alguns ensinamentos posicionais. Tanto Jardel como Luisão, embora a experiência também lhes valha muito, neste momento faltam-lhes qualidades importantes para uma equipa grande. A Luisão a velocidade (e situações com bola), e Jardel que apesar de bastar para a Liga portuguesa, com bola é só péssimo, e isso faz muita diferença em jogos mais disputados. Basta lembrar o jogo contra o Zenit a época passada na Luz.

Blog de Portugal disse...

Maldini, podes dizer-nos quais são as orientações que dás aos teus jogadores quando estes definem a linha de cobertura?

+/- que distância devem dar ao jogador da contenção em várias zonas onde está a bola:

- Praticamente na linha lateral, a uns 5m do bico da grande área

- Entre a linha lateral e a linha da grande área (vertical), estando +/- em linha com a linha da grande área (horizontal)

- A meio da linha da grande área (vertical)

E outras situações que te possas lembrar.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Se o Lisandro tem boa saída de bola então eu passei ao lado de uma grande carreira.

Acho piada virem agora com a sorte. Sorte é ganhar dois campeonatos com o Steven Vitórua sentado no banco e o Lindelof desaparecido no meio da várzea do Seixal.

Pedro disse...

Imagino o que não se diria de outros se fossem capazes de recuperar os pontos que o SLB recuperou, de conquistar a liderança no terreno do então líder, de apurar a equipa para os quartos de final da Champions com duas vitórias com uma equipa devastada por lesões, com putos a estrearem-se nos grandes palcos, com terceiras e quartas opções a titulares. Era o maior dos maiores, a prova como é genial no trabalho semanal, a definitiva demonstração de como acima dele só o Sol e se calhar nem isso.

Com Rui Vitória é sorte.

Aza Delta disse...

A mim quer-me parecer que a diferença entre o Lisandro e o Lindelof é que o primeiro foi vendido como "O central que sai a jogar" como se isso fosse uma espécie de trunfo.

O lindelof nunca foi vendido como nada. jogou a lateral, médio, central, e hoje fixa-se numa posição, depois de ter experienciado várias.É um jogador que se calhar noutra equipa teria sido posto a jogar mais avançado precisamente por isso. por mim tem de ser titular à frente do lisandro até ao final da época.

Bruno Pereira disse...

Vê o gajo ao vivo e mudas de opinião no controlo da profundidade por exemplo :) Bola do lado dele, sobe e desce consoante coberta descoberta, bola do lado contrário não sobe nem desce pq o Jardel também não sobe nem desce, mantém o alinhamento lol. E quando ele diz aos colegas onde se devem posicionar? FDS é TÃO TOP!! Eu avisei-te logo quando o vi no Restelo q o homem era demasiado bom para não jogar...
Há outra jogada que ele conduz quase até à grande área e solta no momento certo (procura q vale bem a pena :)
Ah e já agora, se quiseres ver o pormenor do homem no golo do Zenit vê aqui http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2016/03/ha-pormenores-lindos-e-ha-lindelofs.html que até te apagas :)

Ricardo disse...

@Edson

Diz-me, por favor, que isso é ironia, e nem sequer da boa! Steven Vitória foi daquelas contratações sem pés nem cabeça. Desconfio que nem num Braga ele seria titular. E quanto a Lindelof, bem, ele tinha quantos anos, mesmo?

Mats Magnusson disse...

Ricardo sobre o Esteves Vitoria acho que era isso que o Edson estava a dizer. Sorte por nenhum dos outros se ter lesionado. O Lindelof tem quê? 21 anos? Então tinha 19 e 20 na altura.

Nuno Costa disse...

E hoje (20-03) o Samaris? Sempre a sair a jogar com critério. Nunca passou so por passar. Procurou sempre dar a bola onde haveria melhores hipoteses de a jogada ter sucesso.