quinta-feira, 17 de março de 2016

O prodígio Rafa Silva

A cereja no topo de um colectivo de excelência, é tantas vezes um jogador apaixonante.
Rafa Silva é a figura. Do Braga, e uma das maiores da Liga portuguesa.

É assombrosa a velocidade a que conduz com a bola sempre colada nas botas. A forma veloz como muda de direcção, como serpenteia. Vê tudo. Desequilibra para si e para a equipa. Com espaço é imparável. Sem espaço, sabe decidir. Procura o jogo interior e a tabela. Cria e finaliza como poucos. Resolve no individual e no colectivo. Inteligência, capacidade técnica fantástica que lhe permite em espaços muito curtos sair sempre com sucesso. Em Portugal dificilmente defenderá as cores de um clube grande. Não chegaram atempadamente e agora é impossível pagar tanto talento, tanta qualidade.

Já há muitos, muitos, muitos anos que não havia um jogador deste nível fora dos três maiores clubes em Portugal.

29 comentários:

Marcos Correia disse...

Vi-o ao vivo no Feirense à uns anos. Melhor jogador que já passou por lá. Tinha 18 anos e já queimava linhas com toques de calcanhar. Sem desprimor pelo meu clube, não sei como chegou lá e muito menos como ficou "tanto" tempo. Aquela maturidade com aquela idade só James no FCP.

Paolo Maldini disse...

Estou farto de te dizer... :)

Pedro Almeida disse...

Já eliminaram os posts em que diziam que era péssimo a decidir e o equiparavam ao Salvio nesse parâmetro?

Paolo Maldini disse...

nao bebas menos...

Pedro Almeida disse...

Boa resposta, plena de argumentação. Depois de uma pesquisa concluo que sim, que apagaram. Pode ser que apareça alguém que como eu se lembre de os ter lido :)

Paolo Maldini disse...

ou pode ser que apareça alguém que não seja doente mental. Ha ai tanta coisa por onde possas pegar ao longo de quase 8 anos e era o Rafa que se ia apagar...

Ze Miguel disse...

Obrigado Pedro Almeida... porque eu achava que estava a ficar maluco. Afinal não foi a minha cabeça que inventou o Rafa que só serve para equipas de transições rápidas e que decide mal :)

Ze Miguel disse...

Obrigado Pedro Almeida... porque eu achava que estava a ficar maluco. Afinal não foi a minha cabeça que inventou o Rafa que só serve para equipas de transições rápidas e que decide mal :)

Mindfuck disse...

Vai para o Benfica no final da época.

Blessing disse...

Eu não gosto particularmente do Rafa. Mas não me lembro de no Lateral Esquerdo alguém ter feito um post sobre ele, sem ter sido o Maldini. E eu bem conheço os posts todos do lateral.

DM disse...

Eu lembro-me de um jogador ainda mais apaixonante fora dos grandes: Iuri Medeiros.

Postiga disse...

Bem sei que o rapaz ainda é jovem com muita margem de progressão mas não consigo reconhecer ao jogador tanta qualidade como isso. Tem características únicas como poder de acelerar, velocidade e bola colada ao pé mas na decisão fica bem longe dos outros três extremos do braga: alan, josué e p.santos. Só joga efetivamente bem o momento da transição ofensiva que é quando tem espaço e melhor ainda quando não é ele que tem de conduzir. É pouco agressivo a entrar a bola apesar de ser rápido na pressão. A decisão em espaços curtos está longe de ser fora de série, como disse até perde para qualquer um dos outros extremos. Resumindo, está super inflacionado mas está a evoluir bastante com PF.

Postiga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Almeida disse...

Ok Doutor. Falhei a parte onde te tinha insultado. Houve posts apagados sobre o Rafa. Se não sabes lidar com alguém (pelos vistos não só eu) que se lembra de os ter lido e optas pelo insulto, óptimo :)

Paolo Maldini disse...

Pedro, tu não minimamente esperto és. Ao longo de 8 anos de blog é só ires ver etiquetas ou o histórico e de certeza absoluta que encontras milhares de coisas mais disparatadas do que qq eventual opinião sobre o Rafa... e achas que se ia apagar posts do Rafa? Lol A sério...? Tu és doente...

Pedro Almeida disse...

Insisto: A tua capacidade de argumentacao resume-se a insultos baratos? Como deves imaginar (ou devias, se, como dizes, fosses minimamente esperto) tenho mais que fazer do que ir procurar coisas no blog. Simplesmente lembro-me do que li escrito aqui sobre o Rafa e de o ter achado disparatado (o mesmo que acho sobre o Sálvio, e o post que menciono comparava-os). Dizia também que o Rafa nunca seria jogador para uma grande equipa devido á péssima capacidade de decisao. De qualquer modo, e como dizes, com tanta etiqueta e tanta coisa escrita, o post mais antigo com etiqueta do Rafa data de Fevereiro...de 2016 . Mesmo? :)

Pedro Malaquias disse...

Aposto que tambem foram alterar os posts antigos... ai que paciencia...


http://lateral-esquerdo.blogspot.be/2016/03/o-sporting-de-braga-de-paulo-fonseca.html

"E com bola, fantástico! Sempre muitas linhas de passe, sempre comportamentos bem definidos. Sempre a jogar mesmo na pressão. Combinações, bola a entrar no bloco adversário. Transição bem definida e Rafa...

O português tem momentos de pura genialidade. Aos vinte e dois anos é seguro afirmar que terá uma carreira importante. Velocidade incrível e qualidade na condução. Capacidade para decidir em espaços curtos, sempre com uma qualidade técnica incrível. Com espaço a fazer lembrar os melhores. Desequilibra e finaliza. Tem lugar na selecção nacional até ao pé coxinho."

http://lateral-esquerdo.blogspot.be/2015_11_01_archive.html
"Ofensivamente sai muito rápido na transição pela velocidade e capacidade para definir de Rafa Silva."

Pedro Malaquias disse...

Quando o Leicester for campeao, nao vos vao deixar em paz...

Pedro Almeida disse...

Pedro Malaquias se tivesses lido o meu comentário anterior nem era preciso teres-te dado ao trabalho :) Como disse, o primeiro post sobre o Rafa é de Fevereiro de 2016, ou seja, de há pouco mais de 1 mesito atrás. Óbviamente nao foi o primeiro post sobre o Rafa ou sobre o Braga.

Blessing disse...

Foda-se, oh Pedro Almeida. A capacidade de argumentação dele é o insulto, e a tua é a memória?! É pá a sério. Isto é no mínimo para rir. A prova dele é a memória. WOW. Eu quando era puto ia jurar que via o papão.
Maldini, "se atiras pedras a cada cão que ladra não chegas ao teu destino". Deixa os maluquinhos viverem das alucinações. São felizes assim.

Pedro Almeida disse...

Parece-me mais educada e menos arrogante pelo menos ;) Tanto Mourinho por aqui..

DF disse...

Ainda me lembro quando numa caixa de comentários o Pedro Almeida comentou afirmando a sua homossexualidade e a perversão escondida de chupar pilas a ursos polares... mas que só o fazia quando dormia.


Eu vi!!!! Juro que vi!!!! Juro!!! Estava lá em cima, e tinha uma foto dele a documentar tudo!!! Apagaram!!!!

Marco Van Basten disse...

DF não há nada de errado nessa perversão do Pedro Almeida... não sei porque apagou um confessar tão bonito e libertador...

Paolo Maldini disse...

Malaquias, sejas bem vindo :)

Nao tenho ou não temos nada mais que fazer que ir apagar posts LOL e o mais giro é que pode ir ai ao Hulk, Liedson e sei lá quantas mais centenas de "polémicos" que ao longo de tanto tempo foram sido falados por cá... e ia-se apagar o Rafa Silva. LOL

O quÊ, O Pedro Almeida apagou o seu post?!!? Eu achei tão bonito ter saído do armário e voltou atrás...

Maddox disse...

Acho mal apagares a tua fantasia Almeida!!!!!!!!!!!!!!!!! Ninguém te estava a condenar!!!!!!!!!!!!

Pedro Almeida disse...

Libertador é ver tanta gente interessada em levar uma conversa para pilas e ursos polares, e o nível de detalhe entao ainda impressiona mais :) Nao deve ser só imaginacao.

DF disse...

agora desconversa... porque apagaste?!

B Cool disse...

Ainda este ano o Rafa fez num contra-ataque 3x2 aquilo que o Renato fez no outro dia em São Petersburgo, conduziu e antes de fixar o defesa soltou e matou grande parte das probabilidades de êxito da jogada. Não acho o Rafa um fora de série nem sequer o quereria no Benfica por achar que apesar de algum talento, de muita capacidade desequilibradora, essencialmente pela velocidade, tem alguns problemas na decisão e para isso já lá o Benfica tem o Salvio (mais desequilibrador se estiver a 100%), o Carcela e o Guedes, sem contar que para mim Gaitán e Pizzi são melhores jogadores que o Rafa.

Assim sendo, bem pode seguir o caminho do Diogo Jota, pois o patético gosta de comprar portugueses para forrar o banco ou para emprestar/revender a clubes portugueses (nomeadamente o Benfica - espero que isso não aconteça com nenhum dos dois).

Preferia antes que o Benfica apostasse no Carvalho, no Pedro Rodrigues e no Guga, embora tenha consciência que com o actual treinador da equipa B seja difícil verificar grandes evoluções.

fui disse...

Que discussão mais estúpida que vai para aqui!
Eu venho aqui para aprender, mesmo se nem sempre concorde. E claro que eles tb erram, tb aprendem. Nem sempre lidam bem com a crítica, é verdade, mas há malta que só vem aqui para dizer 'erraste!', sem apresentar nada, tb ficaria lixado com isso.
Aqui acreditasse muito num certo futebol e têm muito trabalho a mostrarem-nos porquê. Há que louvar o que fazem. Se não gostarmos há muitos blogs por essa internet fora!