sexta-feira, 1 de abril de 2016

Jonas - Mitroglou. E Pizzi.

O número de golos que somam é pornográfico. Só tal dado quase justifica por si só a tremenda influência que a dupla de avançados do Benfica tem na época encarnada.

Todavia, a importância e qualidade da incrível dupla que Rui Costa fez questão de juntar no Benfica vai muito para além dos quarenta e sete!!! golos em vinte e oito jogos.

De Jonas já muito se falou. A forma como desequilibra em todas as fases sempre com a classe dos predestinados tem pouco paralelo em qualquer outro jogador que já tenhamos tido por Portugal. Hoje, até com as costas resolveu criar! É quase irreal a qualidade que acrescenta entre linhas e na definição de todos os ataques do Benfica. A movimentar-se, a decidir e a tocar na bola. Tudo é demasiado para a realidade que estamos habituados a ver em Portugal.

Mitroglou, de quem se duvidava, a mostrar mesmo longe da baliza o porquê da insistência de Rui Costa, que o tiraria das mãos de Jesus. Está a milhas da qualidade técnica de Jonas e da criatividade do brasileiro. Todavia, percebe as suas limitações e não se expõe com bola. Entrega sempre fácil e simples. E é na forma como segura e vence todos os duelos, mantendo a bola na zona de criação, mesmo quando esta não chega redonda que também tem feito a diferença. Dá ao Benfica a possibilidade de ter um jogo diferente (Até no pontapé de baliza de Ederson, o Benfica apenas porque tem o grego chega à criação), e ainda assim próximo do sucesso. Apenas porque individualmente é um enorme ponta de lança.

P.S. - Que jogo incrível de Pizzi. Sempre com acções positivas. Sempre a receber com qualidade e a dar seguimento. Qualidade técnica e critério a fazer a diferença na noite de hoje.

11 comentários:

L. disse...

o jonas no ano passado aparecia muito em fases anteriores de construção, e depois a finalizar. nem por isso no último passe. acabou o ano com 31 golos e 3 assistências.

este ano vai com 32 golos... e 13 assistências (11 na liga). está em tudo.

Paulo Reis disse...

Jogo brutal do Jonas!

R.B. NorTør disse...

Mitroglou, segundo melhor avançado em PT (a seguir a Jonas). Alarvidade ou "bem visto"?

Ricardo disse...

Intencionalmente ou não (a segunda hipótese, muito provavelmente), isto acaba por ser uma confirmação (demasiado empírica, talvez, mas...) do que JJ revelou numa das entrevistas que deu, no início desta temporada: Rui Costa é mesmo o único da "estrutura" que percebe um mínimo olímpico de futebol.

Pedro disse...

Se Rui Costa teve esse papel que falam tiro o meu chapéu. Posso discordar da sua passividade em algumas coisas mas tem tido olho de águia nas contratações de jogadores de top. E o saldo é tão favorável que perdoámos coisas como Taarabt.

Marco Van Basten disse...

ahahah Ricardo, não só isso não está longe da verdade, como quem não percebe ainda quer fazer a folha ao Rui Costa e meter outro no seu lugar... Óbvio que nunca irá acontecer.. porque nem toda a gente é burra...

Kazuza disse...

Que crime se pizzi não for ao europeu!

dezazucr disse...

Os grandes treinadores são aqueles que criam as condições para os jogadores mostrarem o melhor de si. E é isso que o Rui Vitória tem feito. Nunca na vida o Jonas teve um rendimento como este, da mesma forma como nunca Mitroglu marcou tanto, como Gaitan nunca havia chegado à consistência que agora apresenta, nem Pizzi, nem Guedes, nem Eliseu!

E continuar-se a destacar apenas o individual, como se não houvesse um grande, grande mérito do Rui Vitória? E como se, para estes grandes executantes poderem render o que rendem, não houvesse uma equipa que faz outras coisas de forma competente. Erros haverá sempre, mas até ver, esta equipa está montada para marcar sempre muito e esse mérito tem de ser também do treinador.

Helder Silva disse...

Maldini, como assim querem tirar de lá o Rui Costa? Sabes se ele era a favor do outro Rui, o Vitória?

Outra coisa, fiquei triste convosco, só deram 3 linhas ao Pizzi... Acho que foi o melhor jogo que o vi fazer, mesmo que quando marcou o seu golo a melhor opção teria sido colocar no Mitroglou.

Crime não é o Pizzi não ir ao Europeu, crime é ir o Quaresma isso sim...

Paolo Maldini disse...

Hélder, eu não sei nada...

Ricardo disse...

@dezazucr

Quando metes o Guedes e mesmo o Eliseu aí no meio, qualquer ponto que queiras fazer sobre RV criar condições para rendimento consistente cai logo por terra.