sábado, 30 de abril de 2016

Retirar espaço ao jogo no momento defensivo.

Não basta querer. Há que saber dominar as referências de pressão e de controlo da profundidade, dominar os espaços. Está ao alcance de pouquíssimas equipas Europeias. O Sporting é uma delas.

Equilíbrios, coberturas, concentração sobre a bola. Tudo surge tão pormenorizadamente que é demasiado bom seguir as ideias do treinador que acaba de bater o recorde de pontuação do Sporting numa Liga nacional.






8 comentários:

JPDB disse...

Nao tem muito a ver com o post, e tem tudo a ver com o post:

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/o-que-diria-david-luiz-a-jorge-jesus-tres-anos-depois.html

pancas disse...

Maldini, eu ate achei q o controlo da profundidade nao foi tao bom como seria de esperar. O Herrera e o Aboubakar (pelo menos) conseguiram isolar-se com passes longos. So que ao contrario do ano passado eles nao tem a qualidade de recepcao e remate que o Tello teve. Alias, a quantidade de oportunidades desperdicadas pelo Porto por falhas tecnicas individuais foi abismal.

Luis Santos disse...

Boas!

Na 4a imagem (bola no Maxi, Corona a procurar profundidade), não faltam coberturas à contenção? Ou o Adrien ainda estava a ajustar?
Acho que o JJ ganhava imenso em passar para 4-5-1 (nem que fosse só sem bola), falta-lhe gente no meio-campo para ocupar melhor os espaços

Já agora, ainda nessa imagem, posicionamento horrível do Porto... 3 jogadores no lado "morto" e zero preocupação em aproveitar isso

Iuri Miguel disse...

Incrivel que na segunda e terceira imagem nao se veja um ÚNICO médio do Porto no meio campo e dentro do bloco leonino. Também por aqui se decidiu o clássico.

Tiago V disse...

Boas

No 2º golo do Slimani o que falha na defesa do Porto? Além de tudo, má cobertura das zonas fundamentais? (1º 2º poste e zona central) e o ataque à bola. certo?

Honoris disse...

Maldini, relativamente à última imagem, no Benfica do JJ também era assim? O central acompanhava o movimento e o trinco baixava? Ou o central apenas caía na ala depois da bola lá entrar?

Bernardo Ferrão disse...

Honoris, bola no CL. Lateral na contençao, central em cobertura, trinco integra linha no meio dos central. N tem a ver com bola entrar lá, tem a ver com posiçao da bola.

Cantinho de Todos disse...

O JJ é fantástico a trabalhar a org. defensiva mas a escolha das imagens n foi muito feliz para tanta bajulação.

Na última imagem há uma falha clara que abre um buraco à frente dos centrais. O facto de o Porto n saber aproveitar n significa que n seja uma falha. O Coates devia estar mais próximo do Ruben para o William poder estar mais subido a proteger essa zona.

E na imagem anterior ("tudo taticamente ao pormenor") aquela linha n deveria estar assim. O LE foi pressionar o ala (o que até é desejável) mas o Central mais próximo (Ruben) deveria estar em cobertura (protegendo a profundidade). Depois o segundo central e lateral oposto alinhariam por este. Da maneira que a linha estava desenhada um passe com qualidade colocava a bola no Ala que poderia fazer diagonal facilmente para a baliza.

Há sempre frames para todos os gostos... mas estes n batem certo com o texto.