domingo, 3 de abril de 2016

Se quisesses que o Herrera jogasse, que dirias? Guardiola prepara o ataque à semi final.

"Herrera é um jogador fantástico. Fisicamente é muito forte. Parece lento, mas é muito potente. O Porto tem bom olho para contratar jogadores de bom nível. Herrera é um deles" Pep Guardiola.

Portugal acordou eufórico com os elogios de Guardiola à última linha do Benfica. "O Benfica tem uma super organização defensiva e uma linha de quatro defesas como há muito não via".

Não vamos aqui agora discutir méritos ou deméritos do trabalho defensivo da equipa de Rui Vitória. A verdade é que quando decidiu baixar linhas mantendo toda a gente atrás da linha da bola como fez em alguns jogos demonstrou grande capacidade para manter a sua baliza praticamente livre de ocasiões de golo. Foi assim em Braga, na Russia ou em Alvalade, por exemplo. Independentemente de se crer que há ou poderá haver menos qualidade no trabalho do pormenor (distâncias entre jogadores, distâncias para linhas de cobertura, ou de controlo da profundidade), importa debater as afirmações de Guardiola.

Flashnews para os tontinhos. Os treinadores em público não dizem realmente o que vai na alma. Jogam antes com o que lhes poderá ser favorável.  Preparando os seus jogadores e o seu público para a adversidade... Pelas ruas da baviera esperam-se facilidades e muitos golos na eliminatória. Alguém duvida de que para os alemães foi uma felicidade ter saído o SL Benfica porque as probabilidades do Bayern chegar novamente à semifinal como que multiplicaram?! Então, que melhor do que quem está dentro do processo, para não criar ansiedades se os golos não começarem a surgir cedo e aos magotes, que preparar o público para um jogo que antes das declarações de Guardiola não esperaria? Um possível jogo de paciência perante um adversário que vai sempre defender com todos atrás da linha da bola e bem próximos? Se há meia hora em Munique o nulo persistir, a frustração será agora sempre menor para os alemães. E com isso, mais fácil manter o foco e o plano de jogo.

Vale muito a pena ouvir os melhores treinadores do mundo. E ainda esta semana tenho tido a possibilidade de saber muito mais... Mas é sobretudo quando falam em privado...

39 comentários:

cobra2 disse...

A mim parecem-me elogios sinceros, que servem para alertar os seus próprios jogadores daquilo que o Benfica faz bem.

Luis Figueira disse...

"Se há meia hora em Munique o nulo persistir...."
Aprende a escrever português...
Já chateia tanto asco ao Rui Vitória e ao Benfica...
Como se houvesse apenas um caminho para chegar ao sucesso...

miguelborges6 disse...

O Benfica faz bem o quê? Meter os 4 homens lá trás? Que grande organização defensiva, então o Lito Vidigal é top em organização defensiva. É melhor as grandes equipas estarem atentas. É como o LE escreve, ele tem de ser politicamente correcto e ao mesmo tempo tem de manter os jogadores concentrados e os adeptos com as expectativas num nível normal para depois não estar obrigado a dar goleada nos 2 jogos.

ofradique disse...

Vocês já só me fazem rir. A partir do momento em que o Benfica se equilibrou e começou a ganhar jogos sucessivos, entraram em modo auto-justificativo em relação ao que tinham dito no início da época a propósito do modelo de Rui Vitória. Não conseguem perceber por que razão Vitória, com um modelo diferente de JJ, consegue ter sucesso. Fazem posts nos clássicos com o único erro cometido por um jogador do Benfica em 90 minutos, elogiam treinadores que perdem 5-1 na Luz, insistindo na superioridade do modelo sobre o modelo vencedor, fazem sucessivos posts a defender a superioridade do modelo sobre a mentalidade e a motivação quando há "n" livros escritos sobre a influência dos factores psicológicos no desporto. Não conseguem entender como é que Vitória ganha jogo, e JJ, com o seu superior modelo, foi eliminado precocemente de todas as competições menos o campeonato. E pior, fazem isto sabendo muito bem que JJ cria um mau ambiente incrível no balneário, coisa que qualquer ser inteligente sabe que prejudica o eventual sucesso de uma equipa. Este post é só mais uma anedota na série de anedotas dos últimos 4 meses. Continuem, está a ser muito divertido.

Marco Van Basten disse...

Luis Figueira, seu burro. Eu aprendo a escrever se tu aprenderes a interpretar. Onde está o asco ao Rui Vitória, que até conheço pessoalmente?

Cobra, podem ser sinceros, sim. Mas não deixam de ter sido feitos com o intuito de preparar os intervenientes (jogadores e público) na eliminatória para terem prudência...

João Pedro disse...

Fantástico. No início havia posts a dizer que até da qualidade dos jogadores se duvidava. O rv consegue recuperar tudo mesmo quando vocês diziam que com o tempo se ia perder tudo de Jesus. Olhem ainda bem que se perdeu e vocês também já podiam começar a dar a mão à palmatória. Hoje no Record começou a campanha de ou Jesus ou o inferno como havia sido no slb.

Luis Figueira disse...

Seu burro????
Apenas disse que que cometeste um erro de ortografia...e vens tratar-me de burro? Quem julgas que és?
É uma enorme falta de respeito pelas pessoas que visitam o vosso blog diariamente(ou quase)... à mínima critica partem logo para o insulto?
Já há algum tempo que visito o vosso blog de forma assídua, como curioso e para aprender algo mais sobre futebol...
Apesar de não saber tanto do jogo como vós creio estar também no direito de comentar e se me parecer criticar...

Depois não me interessa minimamente que conheças o Rui Vitória pessoalmente...acho que isso não é para aqui chamado.
Agora esta época -e não apenas este post- tem sido um constante desfilar de posts a desvalorizarem o trabalho do Rui Vitória e do Benfica (algumas vezes com razão outras não) parece-me uma evidência... Se vai à frente algum mérito deve ter...
Em relação aos jogos com o Bayern parece-me não restarem dúvidas que o Bayern ganhará facilmente porque é muito melhor que o Benfica (ou qualquer equipa portuguesa)...e que as palavras do Guardiola vêm no sentido de alertar os seus jogadores para eventuais facilitismos...

vitornunodias disse...

Bem sr Van Basten se queria chamar á razão alguém com este seu ultimo comentário, espero que apareça por aqui alguém a descer o nível dos comentários e seja bem duro consigo... porque eu não o farei com certeza! Tenha vergonha.

cobra2 disse...

@Marco Van Basten, exactamente isso que queria dizer. O Guardiola sabe que não podem facilitar, porque existe qualidade no Benfica para aproveitar qualquer erro ou desconcentração. Por outro lado avisa já que se o Benfica vier jogar muito fechado lá atrás, será dificil (de todo não é impossível) marcar muitos golos. No entanto acho que a diferença entre Bayern e Benfica é gigante, tanto na qualidade individual como a colectiva., sendo o mais provável passarem os alemães tranquilamente. O Guardiola também sabe disso e vai explorar as fraquezas do Benfica como ninguém. Estou bastante curioso para ver como vai o Rui Vitória preparar e organizar a equipa. Acham que vai querer explorar a transição defensiva do Bayern em posse ou com saidas rápidas?

André disse...

Malta por aqui é mto stressada. Sou do SLB e consigo perceber perfeitamente o que escreveram neste post. Tal como sucedeu anteriormente em relaçao ao Paulo Fonseca o qual não duvido q se tivesse os interpretes que Rui vitória agora tem seria um caso sério.

Guardiola é o melhor treinador do mundo e até me desiludiria se não identificasse as várias debilidades defensivas que o SLB tem. Contudo, fica-lhe bem fazer esta gestão de expectativas..

DC disse...

Não discordo que a linha defensiva do slb é pouco organizada mas isto é um bocadinho de aproveitamento. Se temos vários posts com declarações públicas de Guardiola a sustentar argumentos, agora dizer que ele em público não é sincero é um bocado escusado. Só o Pep sabe o que vai na cabeça dele quando diz isto e se calhar até está a ser sincero. Olha, quanto ao Herrera, sinceramente, acho que estava a ser mesmo sincero.

RV vai ser campeão e vai ser porque merece. Pode não ser o treinador mais organizado em Portugal mas, infelizmente para mim que sou portista, conseguiu aproveitar o que tinha, conseguiu segurar o grupo e consegue números históricos no Benfica. E consegue-o com 90% da equipa que já estava lá no ano passado, melhora o aproveitamento de Jonas e de Pizzi, manda o banal Talisca para o banco, substitui facilmente Maxi e Luisão, etc...
E, se calhar, Guardiola até gostou de alguma coisa que viu. Ou talvez não, mas só ele saberá.

Blog de Portugal disse...

Concordo e discordo.

Por um lado, concordo nesse planeamento de Guaridola e equipa técnica na preparação para o jogo com o Benfica.

Por outro lado, (e perdoem-me se estiver errado), deixam transparecer que o SLB não joga um peido, e o RV tem sorte porque os jogadores é que estão a disfarçar tudo com vitórias.


Acho que sim, que o Guardiola alertou os jogadores e clube para uma equipa que não é assim tão fácil e que pode causar muitos problemas.

Por isso mesmo, significa que existe valor no Benfica. E se o existe, algum desse valor tem que ser atribuído ao RV e toda a equipa que vem por trás.

Eu acho que aqui os leitores ficam um pouco com a sensação de que se fosse um Bayern vs. Sporting vocês estariam a referir que o Guardiola elogiou a organização do Sporting, mas como é um Bayern vs. Benfica já dizem que nas conferências eles não dizem o que lhes vai na alma.

Maddox disse...

Bruno Lage, ex treinador da formação do SLB, actualmente no Shef Wed

"Enorme elogio...
Mas, cheira-me a desafio para o Benfica jogar com as linhas subidas.
A pressão de vencer esta no lado do Bayern."

"Acho que o Guardiola sabe que o favoritismo está do seu lado. Tem um forte plantel e joga muito bem, mas não o vejo como um treinador que vê as coisas consumadas sem antes acontecer.
Estará neste momento com muitas cautelas e a passar muita determinação aos seus jogadores para passar a eliminatória.
Acho que ele tem noção que um Benfica numa noite boa, com o sentido colectivo que evidencia e a irreverência da equipa pode surpreender.
É difícil, muito difícil, mas pode acontecer.
Acredito que tenha visto o último jogo com o Braga, em particular os primeiros 15 minutos... O Benfica subido no campo, a pressionar muito alto, e a evidenciar alguns erros que permitiram o Braga a criar duas excelentes oportunidades, que talvez os jogadores do Bayern materializem em golos!
Numa eliminatória como os quartos de final, em que por vezes os golos fora são determinantes para a passagem, um resultado de 2-0 pode ser suficiente para o Bayern passar.

Por isso vejo este elogio, também como um desafio para Rui Vitória não mudar nada.
Mas isso, só o Rui decidirá e apenas na 3 feira veremos.

Ps: conheço o Ederson muito bem, sempre foi muito difícil marcar-lhe golos!
Tem feito um final de temporada brilhante.
Vai ser um jogo interessante para percebermos melhor a dimensão deste miúdo."

Marco Van Basten disse...

sim, Figueira, és burro. Se o és qual é o mal de te chamar? Em alguma parte do texto está a desvalorizar-se o RV?

DC quem disse que a linha era desorganizada? É pelo menos a 2a mais organizada da Liga. Já agora, RV parece-me por agora mttttt superior ao Peseiro, por exemplo...

Blog, este Benfica tem parecenças gigantes com o SCP de Leonardo Jardim, que fez mt mais ptos que os expectáveis. Não no Modelo...

pois Maddox... qualquer treinador do nivel do B.Lage ou por aí, percebe o pq do Guardiola ter dito o q disse... é estratégia... só os burros como o Figueira acham que este post é uma critica ao SLB quando no fundo pretende é ser um abrir de olhos aos burros...

Paolo Maldini disse...

Van Basten, tu és mau! Matas toda a gente com essa agressividade desmedida :) De resto, é isso! Tu sabes como o Lage sabe e outros saberão... quem quiser vir aqui aprender qualquer coisinha, aprende. Quem não quiser, também não faz mal. Mas, toda a gente é bem vinda na tasca!

Paolo Maldini disse...

E já agora deixo aqui os meus 2 centimos também

Está muito interessante a visão do Lage, mas sinceramente eu acho que o Guardiola não estará assim tão preocupado com o adversário que o queira condicionar... Acredito muito mais na da mensagem para dentro que falou o Van Basten... Porque ele sabe que qualquer jogo de futebol se pode complicar e que até pode resolver fácil o jogo, mas na teoria não será nada fácil estar a bater contra um muro de 22 pernas baixas e juntas. E não é nada fácil quando o jogo que se complica é aquele que se espera que seja mais fácil... Revejo-me nisso até porque esta época já tive de fazer igual, num momento em que a expectativa criada era tão alta que para as pessoas ganhar já não era suficiente, tive de alguma forma meter um travão nesse pensamento. Isso não ajuda nada a equipa...

Blessing disse...

Lol. Provocaste, agora aguenta a caixa de comentários.

DC, Quantas vezes se pegaram em declarações de Guardiola sobre os adversários?!

Quanto ao resto, foi o que escrevi no facebook logo de manhã. Num grupo que ganha sempre é preciso manter o foco. Eu nunca vi. Repito, eu nunca vi Guardiola numa conferência dizer que um jogo não ia ser, muito, muito, difícil, não elogiando o adversário. Nem contra o último classificado da liga. Nem quando treinava o melhor jogador da história. Quanto mais contra o Benfica. O resto, cada um tira as conclusões que quiser. Foco. É só isso. Foco.

Luis Figueira disse...

Já há algum tempo que noto aqui alguma sobranceria e muita intolerância em relação a eventuais críticas. Como se vocês fossem os donos da verdade absoluta e os que lêem o vosso blog fossem todos ignorantes.
A forma como tratam os vossos seguidores é merecedora de desprezo...que é o que a partir de hoje têm da minha parte.
Não passas de um pseudo-treinador frustado que o mais interessante que tem para fazer é vir para a net mandar bitaites e insultar a malta.
Cresce e aparece...
Vai chamar burro à tua avó, atrasado.

bio disse...

Eu nunca vi um treinador, seja o pep seja outro, dizer que vai ter um novo fácil.

Nem quando os grandes apanham aqueles clubes mais modestos das divisões secundárias na taça de Portugal...


Agora a malta vê nisto uma crítica ao treinador do Benfica? Santa paciência.

Gonçalo Mano

Marco Van Basten disse...

Pois é Gonçalo Mano...e ter de aturar esta burrice não é fácil...

Figueira, nem todos sao burros, mas tu és, queres fazer o q? Eu não disse que eram todos...e eu chamaria burro à minha avó, só que ela própria percebeu que as declarações do Guardiola tinham ali uma estratégia...e quando leu este texto não viu nenhuma critica ao Rui Vitória...ou seja... se continuas a ser o único burro aqui porque iria chamar à minha avó...?

DC disse...

Desorganizada talvez não seja o termo ideal. Permeável talvez. Pelo que vi principalmente dos jogos contra Sporting e Porto parece-me que os jogadores são bastante lentos a ajustar e que há poucas coberturas. O espaço entre o lateral e o central foi facilmente explorado principalmente pelo Sporting.

DC disse...

Quanto ao Peseiro, se ele fizer a pré-época no Porto, posso fazer mais considerações. Para já, acho que é mais do que exigível a qualquer treinador ter um modelo de jogo mais estável que ele que tem 3 meses de trabalho, quase sempre a jogar duas vezes por semana e ainda esta semana teve 5 jogadores da equipa A para trabalhar.

ATF disse...

O Pep Guardiola elogiou a Linha Defensiva do Benfica mas o Blog Lateral Esquerdo não. Estou dividido.

Pedro disse...

Obviamente que as palavras de Pep são de cortesia até para não acicatar o adversário. Perfeitamente natural num treinador inteligente como Guaridola é.

Já a referência a Renato, um puto semi desconhecido, sai um pouco desse padrão de cortesia. Pep não precisa de fazer favores a ninguém e ao mencionar Renato está a dar uma moral enorme ao puto (e empresários e tudo o que envolve o negócio do futebol). Pep terá mencionado Renato pq, acredito, terá mesmo reparado em Renato.

Mokoto. disse...

Não deixa de ser engraçado tantas e tantas vezes sustentarem os vossos posts com quotes de certos treinadores (mas só os idolatrados por vós).

Metam gelo que isso passa.

LR disse...

Acho sinceramente q a leitura feita pela autor do post, das palavras de Pep, bastante razoável. O contexto pre-match obriga a esta gestão de expectativas e tanto o treinador como os jogadores do Bayern já começaram a jogar há muito nesse campo, ou alguem acredita que os elogios feitos por alguns deles nos ultimos dias resultam de uma observação exaustiva dos jogos do Benfica? O Bayern tem tudo a perder nesta eliminatória e os alemães ficaram "desconfortáveis" com a noticia antecipada da saída do treinador para o City...eles nao temem o Benfica mas um jogo pobre na primeira mão poderia deteriorar a relação com os adeptos de forma irreversivel.

Agora, é certo que o Lateral Esquerdo vai ter mtas visitas hostis pq o fascinio totalitário por determinados treinadores paga-se sob a forma desse tipo de picardias, ainda q haja mta desonestidade intelectual de quem critica o blog é obvio que certas opiniões "WIN-WIN" dão aso a que o ppl fica aqui mais para "cobrar" do que para aprender.

Leonardo R

Pedro Casimiro disse...

@ Van Basten:

1 - Tens razao por demais em relacao aos comentarios do Pep, estes visam a cortesia e a preparacao do publico Alemao, e mais, nao sao suportados por nenhum argumento objectivo, simplesmente porque nenhum jornalista perguntou o porque desta analise do Pep!

2 - Perdes completamente a razao quando inferiorizas o trabalho do treinador RV a frente do SLB, quando comparado com o trabalho de JJ a frente do mesmo SLB ou agora do SCP (neste e noutros posts, feitos desde Agosto 2015). Ainda faltam 6 jornadas para o fim do campeonato, LC, TP e TL, e ja se torna mais ou menos obvio que o RV nao é em nada inferior ao JJ. Seja em golos marcados, golos sofridos (apenas menos 1 golo sofrido que o JJ), eliminatorias da champions, ou qq outra variavel que tu escolhas!; e mais, aproveito para te dizer o seguinte: Parece-me que o RV tem uma muito maior capacidade para aprender e evoluir que o JJ!; isto dito por um dos jogadores mais experientes do SLB!; nao por treinadores de bancadas como tu e eu!

3 - Tb te digo que em Setembro ouve um certo jantar para todos os jogadores do SLB (equipa A), e ouve um brinde ao novo treinador RV (que nao tava presente!); e que muitos jogadores transformaram num brinde a saida do JJ!

4 - Tambem me parece evidente que o RV é um muittoooooo melhor gestor de recursos humanos que o JJ, e que afinal esta vertente parece nao ser menos importante no futebol jogado, do que a tactica!!!

5 - Se o JJ fosse assim tao grande treinador como tu dizes, nao estava no SCP!, estava num grande Europeu! ou entao numa equipa Europeia de muitos recursos , que nao se situe na Turquia, Grecia, Chipre, Russia ou Uzbequistao.

6 - Escusas de responder com insultos! Se comecares com estatisticas ou argumentos objectivos, isso é que era!


Como diria o outro jornalista: E esta ah?

1 abraco,
PCasimiro

Paolo Maldini disse...

Olá PCasimiro,

dou a minha visão, se o Van Basten discordar ou quiser complementar ele que o faça.

Por aqui praticamente só falamos da vertente táctica (pedi isso ao Van Basten) porque é o que é palpável. É possível de aferir sem estar dentro do processo, apenas observando. Percebes? Nem eu nem ninguém desvalorizamos o que referes. Apenas o ignoramos AQUI porque não queremos nunca especular (ainda que por vezes também o façamos).

Ok? Eu acho que tens razão! Que o JJ desgasta muito e que deve ser um alivio vê-lo sair. Mas essa parte não é tocada aqui, porque seria especular. Não estamos lá dentro.

A propósito há algum tempo tive numa conversa com um treinador que treinava muito muito próximo do JJ no Seixal. E ele disse-me qq coisa como "É o melhor treinador do mundo e a pior pessoa do mundo". Em três anos de convivência não sabia o meu nome... Não me deixava filmar o meu treino com medo que aparecesse o dele lá atrás... parecia que tinha medo que lhe descobrissem a fórmula. Tratava toda a gente mal. Já ninguém gostava dele"

Eu sei que estas coisas contam, mas se não as vejo ou vemos, não vamos especular! o propósito do blog foi apenas um: Dar a conhecer a parte táctica e de decisão do jogo!

De resto há coisas que dizes que eu não concordo. Como o se fosse bom estava aqui ou ali, quando isso não é de facto critério... porque o futebol e as colocações dos treinadores e jogadores obedecem a outro tipo de critérios que não a competência... ou que RV está à frente de JJ portanto é melhor. A unica coisa que me diz o RV estar à frente do JJ é que o SLB está à frente do SCP. Porventura até com uma distância tão minima como nunca teve nos ultimos 6 anos.

Paolo Maldini disse...

já agora, mais ou menos nesta onda, copio para aqui tb o comentário que deixei no post anterior:

Ola Manuel,

Creio que o maior problema é o facto de as pessoas tomarem os muitos elogios a X como criticas acérrimas a Y.

Posto isto, para mim Jorge Jesus continua a ser o melhor treinador português porque é o que retira do jogo a maior percentagem de caos que este tem.

Mas, a verdade é que o Rui Vitória nunca teve uma equipa desorganizada. Se foi criticado? Foi. Por acaso apenas um pouco, e até poderia ter sido mais. O problema é que tomam os elogios ao Jesus (que deixa que diga, provou esta época a competência batendo recordes de décadas de pontuação no SCP, se não estou em erro... e claro, voltando a aproximar o SCP de ser campeão, coisa que não recordo nos últimos 13 ou 14 anos), como criticas graves ao Rui Vitória. (Em muitas alturas tb o Jesus sofreu criticas)

Dizia eu, O que vai contra o que se defende por aqui não são as equipas do RV (mesmo que não sejam as minhas favoritas!). Quem segue isto há muitos anos recordar-se-à por exemplo da des(organização) do SCP com Sá Pinto, Vercauteren, etc. Esses sim, faziam um péssimo trabalho e as suas equipas eram um amontoado de jogadores! Rui Vitória, como tantos nos dias de hoje nunca foram assim. Se há coisa que foi mudando nos últimos anos em Portugal e no mundo foi a desorganização táctica que havia há 5,6,7 anos atrás.

Se eu esperava que o RV tivesse esta pontuação? Claro que não! Está com 19 vitórias nos últimos 20 jogos! É um feito inacreditável! Sobretudo com o plantel todo ratado! Se eu gostava do jogo do Guimarães qd o analisei para um seu adversário na altura (alturas do Baldé, em que era só jogo directo e manter as linhas de 4 organizadas para não levar transições? Não gostava) Agora falar-se como se ele não fosse um treinador capaz de organizar uma equipa é um disparate. Nunca se pensou sequer isso.

Muito sucintamente, podemos partir isto em 3: - Organizações de topo; organizações, desorganizações. Para mim RV não está nas de topo. Mas nas desorganizações muito menos! E nunca esteve! Agora, os resultados que tem tido são de facto de topo! Na minha opinião porque tem ORGANIZAÇÃO e depois em cima dela tem um avançado com média superior a um golo por jogo. Em todas as ligas faz diferença. Na portuguesa onde quase ninguém (dos não grandes) faz golos... faz ainda mais! (Falas do Gaitán, mas eu não acho sequer que o argentino tenha um contributo decisivo nesta época).

Alberto disse...

Maldini que grandes respostas :)

Óbviamente Guardiola está mais preocupado com a mensagem interna. Eles são os absolutos favoritos, a ideia é claramente manter o foco (evitar perdas de paciência).

Acho que a saída do JJ para o rival deixa a malta muito nervosa. JJ é neste momento o melhor treinador da Liga, mas isso não invalida tudo de extraordinário que RV tem feito. Há um post recente onde se discute a maior liberdade que RV dá aos seus jogadores, que tanto tem beneficiado Jonas/Mitro/Pizzi. Sendo verdade que há muita coisa a melhorar no processo defensivo por RV acho que nós, Benfiquistas, só temos de estar satisfeitos com o treinador - e nunca esquecer o potencial de evolução que RV ainda tem.

Neste blog discute-se quase exclusivamente o aspecto táctico do jogo, e as pessoas têm preferências pessoais, daí os grandes elogios a JJ (que já existiam quando ele estava no SLB). Se conseguirem ver isso como algo positivo, e não necessariamente ataques a RV em particular, vão conseguir disfrutar do blog muito mais :)

Um abraço

Pedro disse...

"Que o JJ desgasta muito e que deve ser um alivio vê-lo sair"

Faz sentido um jogador ficar aliviado por ver sair um treinador que o faz crescer como jogador e aumenta as possibilidade de sucesso da equipa? Ou o alívio resulta do jogador sentir que pode ter a mesma qualidade (ou superior) com outro treinador com relativa facilidade sem a tal "ditadura" mencionada?

Blessing disse...

Ah Pedro, Pedro. O sucesso é tão relativo. Mas tão relativo. Olha, pergunta ao Gaitan.

Pedro disse...

Se perguntar o que ele me responde?

Pedro Casimiro disse...

@ Paolo Maldini:

* Ora aqui esta(o) uma(s) resposta(s) com muito nivel, as tuas, no qual concordo a 100% em centrar as vossas analises no aspecto tecnico-tactico, mas nao concordo em ser a unica vertente que voces devem abordar.
O futebol moderno evoluiu, e ha treinadores que tem fama de serem pessimos nesta abordagem tecnica-tactica (o nosso RV; M. Allegri; C. Ranieri; o proprio Carletto Ancelotti; L. Henrique, ...), e que de facto dao total liberdade zonal aos jogadores para defenirem as suas jogadas ou a sua posicao na jogada, mas que em contra-peso sao optimos motivadores e excelentes supervisores do treino e dos comportamentos dos jogadores (Managers), e na realidade esses treinadores referidos tb conseguem resultados (o RV derrotou o JJ na final da taca com o Guimarens), de maneira, que tento apenas mostrar que ha diversos caminhos para atingir o sucesso, uns escolhem o mais curto, outros escolhem o mais longo.... outros nuncam chegam a ver o caminho....

* Ja nao concordo tanto em reduzir o trabalho de RV a uma boa organizacao + Jonas; isso tb havia na epoca passada, e antes disso havia Rodrigo e Cardozo, e antes disso havia ainda Saviola e Di Maria e Aimar....e os resultados foram bons 50% das vezes (2010/2013/2014).... mas francamente mau em 2011, simplesmente mau em 2012 e traumatizante em 2013...

* Qt ao JJ, e a sua competencia, acredito que de facto é muitissimo competente no que faz (sempre fui fa, desde os tempos do Belenenses) que é o treino, e o aspecto tecnico-tactico; mas tb acredito que é menos competente na preparacao de jogos a eliminar, na planificacao da epoca, na preparacao de jogos com equipas estrangeiras, na analise de jogadores a contratar, é fraco psicologicamente e transmite essa fraqueza aos jogadores (o medo). Depois tb acho que é pessimo gestor de recursos humanos (jogadores da equipa A, equipa B, juniores, equipa tecnica, treinadores, preparadores, directores, ...)e aparentemente isso conta muito nos dias de hoje.

Grande abraco,
PCasimiro

GV disse...

Maldini, se me permites, acho muito bem, mesmo muito bem, que tenhas usado outra abordagem, por pontual que seja, neste tema.
Penso que assim elevaste o debate e dissipaste algumas dúvidas.

Paolo Maldini disse...

outra abordagem como GV? não percebi bem o que queres dizer...

GV disse...

Maldini, chamei “abordagem” ao facto de eu achar que as respostas que deste são um resumo que reposiciona o tema, pela positiva. Incluem até aspetos que habitualmente procuram não focar no blog, como explicaste, o que, pontualmente que seja, também ajuda quem vos lê a perceber-vos melhor.

fui disse...

Obrigado Maldini por este comentário. É precisamente assim que vos vejo!
Claro que muitos dos vossos leitores, como eu, são do Benfica e se antes era bom vir aqui ler os elogios ao JJ agora custa! Eheh!
De qualquer forma algo me diz que se estes elogios de Guardiola fossem feitos ao JJ seriam aqui tratados de outra forma, como a conclusão óbvia do que aqui dizem! Mas isso sou eu, adepto, que vejo. Vocês continuem o bom trabalho!

fui disse...

Eheh! É tal e qual o que sinto!