sexta-feira, 20 de maio de 2016

A final da Taça de Grimaldo

A final de Ederson, Gaitán e... Grimaldo!

A confirmação da enorme qualidade de Ederson e a classe bem evidente de Grimaldo.

Qualidade técnica e de decisão bem patente a cada toque na bola do lateral espanhol. Grande potencial ofensivo do jovem ex Barcelona, que demonstrou como poderá já na próxima época ser mais um jogador com grande desequilibrio individual, mas sempre ligando o seu jogo com as melhores decisões ao colectivo! Incrível como sai da pressão sempre de bola dominada e cabeça levantada. Um jogador com perfil made in Catalunha.

11 comentários:

Ricardo Perna disse...

Achei o mesmo. Para o ano, se tudo correr bem, o Eliseu nem cheira a chicha... o Grimaldo é craque, felizmente.

Este menino com o Gaitán fariam uma ala esquerda terrível... não fosse o mágico ir espalhar magia para Espanha :( isto se o próprio Grimaldo ficar, porque alguém mais atento nem deixa a próxima época começar para o ir buscar.

Furtivo disse...

Só pode ser brincadeira se o Benfica o emprestar ao B. Dortmund, tem que ficar!

Rui Pinho disse...

Alguém mais atento foi o Benfica.

Arrenka disse...

SLB para a próxima época:

Benfica: Vendas - Sanches e Gaitan de saída; Carcela; Talisca; Ola John (sem alma); Djuricic (sem alma); Rui Fonte; Lisandro Lopes; - 85 a 90 milhões de euros já dariam para evitar mais saídas de peças chave esta temporada;
Empréstimo - Guedes; Cristante?; Teixeira?; Muhktar?;
Entradas - DC - Boly (Braga); Enzo (empréstimo) - ou algum jogador que faça a posição deste - Bentacour?;

Incógnitas: Muhktar; Teixeira; Cristante;

Plantel com qualidade tecnicotatica, juventude, criatividade e vontade de vencer:

GR: Elderson; Júlio César; PAulo Lopes (ou GR da B ou novo para preparar saida de Elderson na temporada seguinte);
DD: André Almeida; N. Semedo;
DC: Jardel; Lindelof; Boly; Luisão (+ 1 equipa B a rodar);
DE: Grimaldo; Eliseu;
MDef: Fejsa (pré temporada importante); Dawidovidz (Matic 2 - um pouco menos); Cristante?
MC: Enzo (emp?); Samaris; (Muhktar; Teixeira?); Carvalho (terá qualidade suficiente para a exgência desta posição?); Bentacour?
MD: Pizzi; Sálvio; (Guedes (emp?))
ME: Carrillo; Cervi (tb 2º AV);
AV: Jonas; Jimenez
AV: Mitroglou; Jovic

442:
Elderson; Almeida; Jardel; Lindelof; Grimaldo; Fejsa; Enzo; Pizzi; Carrillo; Jonas; Mitroglou

2º11:
César; Semedo; Boly; Luisao; Eliseu; Dawidovidz; Samaris; Sálvio; Cervi; Jimenez; Jovic;

Embora Vitória tenha evoluído muito, como profissional inteligente que é, não sei se terá o necessário para contrariar a segunda época de Jesus --- Paulo Sousa; Vitor Pereira, seriam as minhas escolhas. Mas ganhou perfeita legitimidade para continuar, pelas melhorias a nível do processo defensivo (menos no jogo da taça da liga, onde eram só bolas nas costas da defesa e jogo entrelinhas do Marítimo) e teve o mérito de colocar os melhores a jogar, mais pelo centro de jogo e promovendo a criatividade e jogo coletivo, abdicando da fome insaciável por cruzamentos sem nexo no início da temporada.
A saída de Gaitán fica bem colmatada com Carrillo e Cervi.
A saída de Renato Sanches, se houver um jogador que cumpra taticamente e tenha facilidade no transporte de bola será facilmente colmatado - tinha muitas falhas táticas, desposicionamento fácil e na hora de largar a bola quando em condução tinha más decisões frequentes, embora seja brutal no choque, no arranque e transporte de bola - tem muito potencial para evoluir e talvez Vitória não fosse o ideal.

Tenho muitas esperanças na qualidade de Dawidovidz, tal como tinha no Grimaldo (grande jogador, made in Catalhunha - põe Eliseu no bolso com uma pintarola).
Dawidowicz AKA DawiMaticz: https://www.youtube.com/watch?v=YGXuhatILPk Oxalá tenha oportunidade de evoluir com os melhores.

Plantel para atacar campeonato e taças, bem como para prestação na Champions até 8's/4?s de final - quiça mais :)

Fernando Colaço disse...

Grimaldo para emprestar? só mesmo por estupidez!! é de longe o melhor que o Benfica tem para aquela posição.

cobra2 disse...

Um aparte. Palavras do Gaitán, explicam o que aqui já se dizia, que a operacionalização do JJ é superiror à dos restantes treinadores da liga, o que não significa que outros não percebam da poda.
"Aprendi muito com Jorge Jesus. Era avançado quando cheguei e pôs-me a extremo contra a minha vontade. Sempre achei que não conseguia jogar ali e hoje sei que estou bem ali. Taticamente é um dos melhores, não há que esconder isso"
"Aprendi muito com Rui Vitória e toda a equipa técnica neste último ano. A tranquilidade que transmite em campo, a facilidade de comunicação, com o seu conhecimento tático, ajudou a sermos campeões. Não assimilámos as ideias novas tão rápido mas depois correu bem".

MaxiBeça disse...

Grimaldo é completamente diferente do Eliseu (o oposto até). Muito critério e capacidades técnicas acima da média, fisicamente parece ser rápido, mas vulnerável pelo ar e em bolas divididas.
Eliseu forte no choque, fraco a nível de decisões, e razoável no resto.
Logo da primeira vez que vi o jovem espanhol a jogar, em poucos minutos reparei que era melhor que o Eliseu. Por mim já tinha sido titular parte desta temporada.

Bruno JSM disse...

Se no inicio da época a maneira de defender da equipa me dava pouca tranquilidade e depois foi melhorando, ontem voltei a ficar com a sensação de perigo constante.
Serão as características do Luisão e Samaris menos adequadas ao que Rui Vitoria pretende? Ou foi só uma coincidência? A verdade é que modelo anterior em que se defendia com menos jogadores, eram estrelas da companhia! Coberturas e contenção mais eficazes protegiam melhor as individualidades do que este modelo com mais gente atrás?

B Cool disse...

E essa qualidade chega para relegar o Eliseu para o banco? Ou teremos que esperar mais uma providencial lesão que permita o lançamento de um jogador com menos estatuto?

Dennis Bergkamp disse...

O melhor mesmo, para alem de segurar o Grimaldo, era o Benfica contratar um exorcista, para ver se alguns jogadores recuperam a alma!!!!

=D Maravilha

A cada accao, o miudo mostra qualidade. Com e sem bola, basta ver o tipo de movimentacoes para a frente que faz. A dar solucoes onde o Eliseu nunca se atreveu a ir.

R.B. NorTør disse...

Isto no Verão devia-se chamar Lateral Transferências...

Grimaldo mostrou, nos 3/4 jogos que fez desde que chegou à Luz, que tem mais do que condições para lutar por aquele lugar. Como disse o Dennis, " Com e sem bola, basta ver o tipo de movimentacoes para a frente que faz". É isto. Entra pelos olhos adentro até de um leigo na coisa.

Se é verdade que Eliseu é muito melhor do que aquilo que o pintam, não é menos verdade que Grimaldo está, nas suas acções, minutos à frente do português. O jogo com o Braga para a Taça da Liga é prova cabal disso. Pessoalmente acho que seria asneira deixá-lo sair.