domingo, 26 de junho de 2016

A decisão do Renato

Venham daí opiniões sobre a decisão. Se acertou, sobre o porquê do acerto. Se errou, como poderia ter feito melhor. Teria sido melhor soltar logo no Ronaldo? Porquê? Havia outra opção que não soltar no Nani? Qual? Que decisão do início ao fim do lance poderia ter catapultado o potencial para um lance golo evidente depois de Renato decidir soltar a bola?
video

36 comentários:

Ricardo Pereira disse...

Não creio que tivesse uma melhor possibilidade de golo iminente soltando mais cedo. A única linha de passe que vejo era soltar no inicio no ronaldo sobre a lateral direita mas com muitos metros por percorrer e encostado na linha.
Aliás nessa jogada toda a única decisão que poderia ter sido melhor era o Ronaldo em vez de rematar meter no Quaresma no meio.

Amoroso disse...

Vendo a repetição mais do que uma vez , penso que a decisão tenha sido a mais segura para manter a posse de bola. Como ele não atacou mais o corredor central e tinha o 19 e 21 Croatas a tapar as linhas para o CR soltar no Nani foi um mal menor . Agora outra pergunta : foi remate de bico à Romário totalmente falhado ou cruzamento totalmente falhado !? PS: 5f há mais !!!

Hélder disse...

Conduziu, fixou e soltou. Talvez tivesse soltado na direita de onde me parecem que estavam menos croatas, mas entregar no nani tambem não me choca.

Quanto ao espaço, ele passou quando ficou apertado, o que me parece bem.

Luis Barroso disse...

O Renato decidiu muitíssimo bem o lance. Não ter passado a bola precipitadamemte ao Ronaldo só atesta a favor da sua confiança e maturidade enquanto jogador.

Luis Barroso disse...

Ótima decisão. Ter resistido em passar logo ao Ronaldo só mostra a sua confiança e maturidade.

André Rijo disse...

Amigo, em conversa com um amigo sobre o jogo, e mais concretamente sobre o lance, meu escrevi isto e mantenho:

"Ele faz bem em enquadrar, e faz bem em conduzir pelo CC, depois há ali um momento em que se ele solta no quaresma, ele e o Ronaldo ficam 2x1 com o croata, essa para mim tinha sido a melhor opção, embora não me pareça um passe fácil porque ele está a receber pressão desse lado...depois dessa linha para o quaresma fechar, para mim ele faz bem em tocar no Nani, e depois faz mal em ficar na cobertura (ali ficou morto), deveria ter feito uma rutura entre os croatas, dando para receber, ou pelo menos obrigando a que um ou mais deles ficassem comprometidos com a desmarcação"

Desporto Saúde e Bem-Estar disse...

1 principio ofensivo: tem espaço e ainda por mais no CC, conduz, fixa e solta.

Pedro Antunes disse...

Depois de fixar, podia soltar um pouco mais cedo. Mas não me parece que fosse decisivo para a melhoria do lance. O jogo mexe de outra forma com o Renato.

Nuno disse...

Há um momento, no início do lance, em que pode meter no Ronaldo. Não me choca que o não tenha feito, até porque não seria um passe fácil: tinha que entrar no momento certo e, um pouco de força a mais e o Ronaldo ia apanhá-la à linha. E, não sendo o passe propriamente aquilo em que é melhor, e bem provável que o lance se perdesse. Mas, não tendo tomado essa decisão e querendo aproveitar o desequilíbrio defensivo do adversário, só tinha uma coisa a fazer: aproveitar a vantagem numérica na esquerda, esperando pelo Nani, dando-lhe a bola e passando nas costas. Optou por conduzir até ver, e mais não fez do que matar a jogada indo entregar a bola em pessoa ao Nani numa altura em que os adversários já não estavam a recuar e já se tinham recolocado minimamente. O desfecho da jogada é aliás completamente alheio à decisão do Renato.

Leão no Porto disse...

Provavelmente tomou a melhor opção possível, no entanto não considero nada extraordinário porque o único momento que realmente desbloqueou o golo nesta jogada foi o passe extraordinário (ou sorte, não sei) do nani.
Se não fosse esse momento, era mais numa jogada que acabava nas pernas dos croatas, independentemente da decisão do Renato.

João Filipe Abreu disse...

A decisão que tomou não foi má. Foi boa. Podia ter soltado, aos 4/5 segundos do vídeo, entre os centrais da Croácia, a cair para o lado direito no Cristiano, que vinha a correr e podia ter apanhado, é mais rápido que o Vida. Depois, tanto o Renato, como o Quaresma, podiam ficar em boa posição para receber.

No lance como decorreu, sinceramente, o Cristiano até é quem decidiu mal. Tinha Quaresma ao lado e livre. Mas é Cristiano e ele vê sempre primeiro a baliza, não o posso condenar, pensa como avançado.

Blessing disse...

André, e se tivesse conduzido na direcção do Ronaldo logo ao início?

Nuno, e se tivesse conduzido na direcção do Ronaldo logo ao início? E se esperasse pelo Nani para lhe fazer o passe em ruptura, mas atacando o defesa que está ao meio de forma evidente para o chamar?

João disse...

Conduzir para a direita para provocar o 3x2, soltar no Quaresma que o deixaria num 2x1 com Ronaldo, depois o Quaresma conduzia para fixar o defesa croata e soltava no Ronaldo para um 1x0 ou para assistir o Nani a entrar no 2º poste.

Claro que desde que a bola chega a Quaresma estou a conjeturar, como e quão rapidamente os defesas croatas que estavam do lado do Nani iriam ajustar ia ser decisivo para o desenrolar do lance.

Honoris disse...

É raro ver-se o Renato pensar naquilo que faz, e este lance não foi excepção. Viu espaço e correu sem ter ideia do que devia fazer a não ser conduzir a bola. Se a ideia era passar ao Nani, não devia ter conduzido o seu "marcador" para cima do Nani, aumentando a concentração de adversários na zona da bola quando Nani recebe o passe. No entanto, na minha opinião, a melhor decisão até seria ter travado o movimento e passar ao Quaresma, deixando o mesmo enquadrado com a linha defensiva, e com possibilidade de isolar Ronaldo

miguelborges6 disse...

Para mim é uma boa decisão do Renato em conduzir o lance, depois falha ao não meter no Quaresma quando o defesa aproxima dele aos 0:07. Se o Quaresma recebe aquela bola tinha um 2x1 na direita. Agora a decisão também pode ser ajustada ao jogador e conhecendo a capacidade técnica do Renato, o mais provável era falhar esse passe e portanto optou pelo passe mais seguro para ele que era para o Nani. O Nani fica enquadrado é verdade, mas fica num 4x4 quando poderia ter havido uma superioridade numérica.

Também haveria a possibilidade de ter metido a bola no espaço pra o Ronaldo aos 0:03 tanto pela frente como pelas costas do Vida. O problema é que aqui também o Renato não tem as melhores condições técnicas para o fazer. Sendo assim compreendo a decisão dele de conduzir.

O que me chateia mais no Renato é a histeria tanto para o bem como para o mal. Os benfiquistas acham que é o Deus e que é o melhor do Mundo com esta idade e que não tem erros, os sportinguistas estão mortos para que falhe para poder apontar erros. É o jogador mais odiado/adorado em Portugal e muito por culpa da imprensa e dos adeptos.

Diogo Vasconcelos disse...

Sobre decisões nesta jogada só me apraz dizer isto https://drive.google.com/file/d/0B_B1ZYAjBt6eTHF0RmRjdTltX00/view

PS: Já sei que prever para onde vão os ressaltos só está ao alcance dos melhores do mundo

Carlos Santos disse...

Percebeu os seus condicionalismos no passe e dessa forma segurou bem e tomou a opção mais segura.

Bernardo Ferrão disse...

Ok. Para mim poderia ter conduzido logo na direçao do CR e do Quaresma. Nao conduzir em direçao ao CL, no CC mas mais do lado do CR. Chamar a si o gajo que no seguimento do lance chamou e soltar no Quaresma e ir na ruptura por dentro. A bola depois iria entrar nele ou no Ronaldo com possibilidade de meter no segundo poste no Nani.

Tendo conduzido como conduziu, soltar no Quaresma num 2x1 ali. N tendo soltado ai e tendo ido para o lado do Nani, Quaresma deveria ter acelerado logo no espço onde entrou. Renato teria de dar no pe do Nani e fazer-lhe overlap. Centrando atençoes nele sendo assim mais facil entrar no Quaresma ou ate entrar logo nele.

André Rijo disse...

Blessing,

^Sim podia ter conduzido logo mais para a direita, atacando o espaço entre os 2 croatas comprometendo-os a ambos na sua ação, libertando mais espaço para o Ronaldo

Hugo disse...

Depois de soltar no Nani, provavelmente deveria ter progredido na procura da tabela, ficando isolado ou, caso não acontecesse, arrastar o defesa com ele para que o Nani tivesse espaço para flectir para dentro e armar o remate ou meter no Quaresma sem oposição.

De resto acho que não há nada a apontar. Não creio que correr na direcção do Ronaldo/Quaresma para criar superioridade numérica seja correcto porque afasta a bola da baliza e tira opções.

Cosimo Damiano disse...

O que eu acho é que tudo o que o Renato faz é motivo de discussão.

Por isso, Blessing, permite-me o desafio. Deixo-te uma jogada em tudo igual a esta mas em que o jogador que leva a bola tem mais 14 anos que o Ronaldo e é considerado um mago da bola e desejado no 11 das quinas por toda uma nação.

https://www.youtube.com/watch?v=GvrdXFoSTX4

Jogada aos 56 segundos.

Eu acho que o Renato deu uma melhor solução nessa jogada do que qualquer companheiro lhe deu ontem e acho que decidiu melhor ontem do que o "mago" contra a Hungria.
Não me lembro de ter visto contudo tanta discussão desse lance em lado nenhum.

Off topic: O que têm achado dos comentários do Postiga? Bela surpresa (para mim, pelo menos).
Abraço,

Cosimo Damiano disse...

O que eu acho é que tudo o que o Renato faz é motivo de discussão.

Por isso, Blessing, permite-me o desafio. Deixo-te uma jogada em tudo igual a esta mas em que o jogador que leva a bola tem mais 14 anos que o Ronaldo e é considerado um mago da bola e desejado no 11 das quinas por toda uma nação.

https://www.youtube.com/watch?v=GvrdXFoSTX4

Jogada aos 56 segundos.

Eu acho que o Renato deu uma melhor solução nessa jogada do que qualquer companheiro lhe deu ontem e acho que decidiu melhor ontem do que o "mago" contra a Hungria.
Não me lembro de ter visto contudo tanta discussão desse lance em lado nenhum.

Off topic: O que têm achado dos comentários do Postiga? Bela surpresa (para mim, pelo menos).

Abraço,

Pedrooo317 disse...

De todas as decisões desta jogada a do Renato foi a melhor.

Islander disse...

Bom ponto de vista... tudo o que o miúdo faz tem de ser criticado ao pormenor, ao contrário de outros que se vê decidir tão mal tão frequentemente....
Eu até propunha uma outra questão: qual o jogador capaz de fazer o que todos consideram "básico": conduzir a bola de maneira tão rápida e em tanto campo com a segurança com o que o faz e ainda ter o discernimento de no final entregar bem?

setup disse...

Aos 0:07, acho que poderia ter colocado na profundidade para o Nani, no espaço entre o lateral e o central, com o Ronaldo a atacar a zona central, embora se possa duvidar da frescura física do jogador do Fener naquele momento.

Nelson Fernandes disse...

A meu ver o melhor passe foi do Ronaldo para a Sanches. Depois ele com o corredor livre correu como devia ser, mas no momento do passe para Nani não foi perfeito porque este teve de quebrar o ritmo no sentido da baliza. O remate do Nani correu bem porque foi ter com o Ronaldo. Ronaldo depois podia optar por passar para quaresma que estava sozinho, mas acabou por correr bem porque estava no sitio certo para o ressalto. Espero que com a Polonia tenham mais "vontade" de ganhar...

Joao Costa disse...

No meu entender, a decisão do Renato, poderia ter sido outra.
Podia ter soltado no Ronaldo ou no Quaresma, pelo lado direito, uma vez que se encontravam numa situação de 2x1 que supostamente, faria com que se chegasse ao golo mais facilmente.
No entanto, nada nos garante que Portugal chegaria ao golo nessa circunstância, mas a decisão seria de facto com maior qualidade, a partir do Renato, uma vez que Nani, num 1x3 corria um risco alto de poder perder a bola (ainda bem que não aconteceu) ao passo que Ronaldo e Quaresma, num 2x1 com o defesa croata, e depois só com o GR para bater tornaria a jogada com maior probabilidade de sucesso, sem que houvessem ressaltos.

Mike Portugal disse...

Para mim a decisão que poria a equipa em melhores condições para marcar seria aos 5s do video ele passar a bola entre os centrais para o Ronaldo ir apanha-la, mas seria preciso um passe muito bem medido. Ele é capaz de ter visto isso mas sentiu que não tinha qualidade suficiente para fazer esse passe e decidiu (e bem) continuar a correr.

Depois aos 7-8s há ali um momento muito curto onde ele ainda tem possibilidade de fazer o passe por baixo das pernas do jogador que o está a pressionar de forma à bola ir ter com o Quaresma que vem em velocidade de trás. Esse teria sido um excelente passe e o Quaresma só ficava com 1 defesa pela frente, tendo ainda o Ronaldo ao lado.

A partir do momento em que passou para o Nani, não deveria ter parado a corrida. Deveria ter continuado a correr em frente de forma a arrastar 1 jogador com ele, ou então o Nani poder voltar a passar-lhe a bola. Como não o fez, o Nani deveria ter feito o passe imediato para o Quaresma (11s do video), que provavelmente teria o último defesa à perna, mas libertava o Ronaldo, isolando-o.

O passe saiu (não sei se foi de propósito) para o Ronaldo e aí (aos 14s do video) acho que o Ronaldo decidiu muito mal. Ou simulava o remate para tirar o defesa da frente e voltava a rematar já só com o GR pela frente ou passava de imediato ao Quaresma que não tinha oposição nenhuma.

Honoris disse...

"A predominância do cérebro sobre o físico. Mesmo no futebol."

:)

Rui Reis disse...

Aceito o que fez perfeitamente, mas podendo ver a repetição over and over, talvez a melhor opção fosse (ver frame ao segundo 7") largar no quaresma num passe curto para a sua direita, e continuar a romper em frente, provocando a dúvida no croata que o acompanhava e ficando Quaresma e Ronaldo num 2-1 com a defesa croata. Convenhamos que Nani acabou por ficar com muito menos opções, e que foi uma sorte a bola ter chegado a Ronaldo.
Por mim continuaria a entrar no início da segunda parte onde as suas qualidades se tornam uma mais valia mais evidente com jogos mais partidos.

bio disse...

Desculpem a franqueza, mas este exercício é uma tontice.

Analisar frame a frame um lance cuja única coisa que teve de propositado foi o corte de bola para o Renato?

A partir daí foi uma sucessão de carambolas até ser golo!

Vocês estão mesmo a discutir o quê? Por amor de deus, discutam um conjunto de decisões durante um jogo, porque uma boa decisão (corrida, passe e remate) durante um jogo toda a gente tem.

Deixai o menino evoluir e depois vejam.

Gonçalo Mano

Constantino disse...

Só mesmo o desgraçado do Renato Sanches para ser escrutinado num lance em que conduz a bola durante 60 metros, entrega jogável e a jogada termina em golo. A melhor decisão foi a que ele tomou, pois acabou em golo. Todas as outras que enumeram são teorias, que se não dessem em golo estavam erradas para vocês, porque afinal esta é que era a correcta.

(sei bem que o post apenas surgiu pelos comentários ao post anterior acerca do Renato)

PP disse...

Acho incorrecto essa tua análise porque é feita com base numa imagem em que a tomada de decisão foi feita e está a ser executada.

A leitura deve ser feita uns frames antes, quando o Vida não está em voo e o Ronaldo acaba de receber a bola.

Vê esse frame e verifica onde estão os defesas croatas e o posicionamento do Quaresma. Talvez aí dê para perceber o porquê da decisão do Ronaldo.

Ele pode não ser nenhum Messi, mas já basta de baterem no ceguinho.

;)

DF disse...

é preciso é perceber q se aquele passe do ronaldo encontra qq outro q n o renato ng iria analisar jogada nenhuma em termos de decisão... se calhar convém abrirem os olhos e esquecerem as vossas dores e doenças... sobretudo os que querem dar uma de isentos... e só demonstram que são doentes pq por vezes até acertam uma ou outra...

Duarte Fonseca disse...

Se não fosse o passe genial do Nani, gostaria de saber se estaríamos aqui a discutir a tomada de decisão do Renato neste lance.
É que nunca iria dar golo se não não fosse o Nani.
A decisão do Renato deixa o Nani em pior posição do que estava segundos antes. Ficou com 3 croatas à frente e só a genialidade que tem permitiu transformar aquele lance em oportunidade de golo. Renato não fixou ninguém, antes ainda atraiu mais um jogador para o pé de Nani.
Deveria ter soltado no Quaresma para este colocar no Ronaldo e o mesmo Quaresma ir fazer golo.

Bruno Pereira disse...

A melhor decisão era provavelmente mal recebeu a bola ter parado e tentado jogar em ataque organizado em vez de optar pela transição. Mas o puto tem pêlo na venta e isso acabou por se traduzir numa melhor decisão do que a decisão "normal"...
Depois só o Ronaldo é que não opta pela "perfeição" - passe ao Quaresma - mas o contexto acaba por me permitir dizer: "f0d@-s€ foram muitas boas as opções tomadas!" Quem é que pode criticar qualquer uma delas à velocidade em que se passaram?
Quanto a mim, as decisões que necessitam de ser disciplinadas são aquelas em que existiram tempo e espaço claros(!!!) para fazer diferente e melhor. Todas as outras podem ser discutidas, mas apenas se o treinador estiver disposto a perceber o contexto entendido pelo jogador.