terça-feira, 21 de junho de 2016

O melhor jogo do Europeu. Espanha x Croácia.

Tudo o que é bom futebol no jogo que levou a Croácia ao primeiro lugar do grupo.

Duas equipas com criatividade e qualidade técnica individual. Mas, sobretudo capazes e decididas a jogar tudo o que o jogo lhes dá. Não abdicam de momentos do jogo. Mesmo a Croácia que poderia perante tamanho opositor ser menos corajosa, sempre a assumir a bola quando em organização ofensiva. Sempre com armas em ataque posicional, mesmo que durante muito tempo tenha sido remetida pelo mérito espanhol para o seu momento de organização defensiva.

Ninguém se escondeu. Equipas com comportamentos bem acentuados em todos os momentos. Respeito entre ambas bem patente na forma como mantinham o rigor em cada momento. Organização ofensiva em ataque posicional - perda - ataque rápido - não há hipóteses de finalizar - segura - ataque posicional. Tudo muito bem encadeado, sempre com qualidade técnica e tomada de decisão assertiva bem expressa na forma como se construíam e criavam os ataques.

David Silva e Iniesta num momento extraordinário elevam o jogo espanhol para o expoente máximo de um jogo de decisões. Um prazer segui-los.

9 comentários:

João Mendes disse...

Talvez as duas melhores selecções da fase de grupos! E Espanha já com uma grande final nos oitavos.

Paolo Maldini disse...

E Portugal?! Se ganha amanhã evita Espanha Italia França Alemanha e Inglaterra lol

oitavos - belgica
quartos - gales
meias - croacia!!!!

q oportunidade de ouro!

João Mendes disse...

E se a Bélgica não claudicar contra a "fraquita" Suécia :D

joao santos disse...

Melhor ficar em 1º ou 3º? Belgica ou Croacia? Claro que mais um empate poderia ser traumatico, mas ainda assim, eu continuo a temer mais a Belgica (eles nas transições a aproveitarem o buraco do Ozono entre a nossa linha defensiva e o meio campo...nao sei nao).

Mas Portugal tem mesmo uma grande grande oportunidade de chegar à final. Nenhum dos adversários possiveis até lá, é claramente superior.

RedAtheist disse...

Concordo,nao sei se foi o melhor jogo do euro mas foi o melhor jogo dos que eu vi.A Croacia mereceu ganhar o jogo e foi com alguma surpresa que eu vi a qualidade de jogo deles.

Jorge Carolo disse...

Grande jogo! Totalmente de acordo com o post.

Só um aparte, qual deve ser a pena de prisão do del bosque p deixar o Thiago no banco?

Doi me a alma ve-lo entrar aos 80 min depois de um jogo fraquinho do fabregas.

De resto, de destacar o central da croacia, q com 20 anos já tem muita personalidade e é bom de pés.

Croácia sem a sua estrela ganha a uma espanha q se bateu mt bem mas quanto a mim lhe falta criatividade nos últimos 30 metros, pese embora seja uma delicia vê-los a trocar a bola sempre com múltiplas soluções de passe a querer jogar dentro do bloco adversário.

Outra critica a apontar à Espanha, é o tempo q busquets teve a fazer de 3º central qn estes tinham a bola, só depois da entrada de soriano é q resolveram pô-lo dentro do jogo... Enfim um desperdicio

Pedro disse...

Levamos uma coça dos belgas...

David Cardoso disse...

Até agora vi poucos jogos do Euro ,mas se este foi o melhor jogo do Europeu , é sinal que isto anda muito mal...

Não me parece que exista alguma oportunidade de ouro pelo facto de Portugal evitar os tubarões caso passe em 1º lugar , a Bélgica ,Polónia e Croácia ou a Inglaterra devem estar a pensar o mesmo em relação a esta oportunidade.

ontem eu vi a Croácia vencer a Espanha sem o Kovacic e Modric , para não falar que o Lovren nem calçou as botas... mesmo podendo evitar os tubarões não tenho tamanho optimismo , não me esqueco da derrota na final em casa frente á Grécia (isso sim uma oportunidade de ouro) para não falar da chapelada que o Poborský deu ao Vitor Baía.

Blog de Portugal disse...

Não me parece que tenha sido o melhor jogo do Europeu até agora. Vi quase todos e gostei muito do Alemanha - Polónia.

Penso que apesar da qualidade na decisão, o jogo não foi melhor porque a Espanha tirou muito o pé do acelerador, ainda por cima vendo-se a ganhar desde cedo.

Concordo que o Busquets esteve muito mais tempo como 3º DC do que a baixar e depois a subir um pouco quando a Espanha avançava no terreno. Isso levou a que existisse a falta de um jogador à frente dos centrais, o que levou a algumas transições perigosas por parte da Croácia. Para além de criar menos triângulos e soluções de passe se os 3 estão praticamente em linha quase todo o tempo.

Parece-me ser por esse motivo que entra o B. Soriano, precisamente para ter lá um jogador. E de facto teve, mas no lance do golo tem uma má abordagem (pensa que chega a tempo de condicionar o portador da bola e quando chega lá já ele pensou e soltou), que permite depois que a bola vá para o Kalinic e o Perisic entre pela esquerda.

Não vi os 3-0 à Turquia, mas gostei muito da Espanha no primeiro jogo. Contudo, acho que ontem tiveram esse problema claro na dinâmica do Busquets com os centrais que deve ser corrigida.

Penso que foi um pouco isto. Gostava de saber a vossa opinião.


Já agora, que acham das declarações do del Bosque, que diz que não é ele que deve decidir quem marca os penáltis? Até compreendo o raciocínio dele, pois na Espanha são quase todos jogadores de topo, já com bastante experiência. Mas pode dar azo a que seja um S. Ramos a bater o pénalti...